Vale a pena investir em Facebook Ads?

Vale. Porém, tudo depende da forma como você vai fazer essa propaganda no Facebook. Para fazer esse investimento é necessário conhecimento, planejamento, boa execução, testes e análises.

Muitos estabelecimentos, pequenos ou grandes, têm usado o Facebook Ads para fazer campanhas no Facebook. Com isso, eles conseguem atingir um maior público, afinal o Facebook é uma das redes sociais onde as pessoas estão conectadas e é um mundo de novas possibilidades para negócios.

Como funciona o Facebook Ads

Toda vez que você posta no Facebook de forma gratuita, apenas uma pequena parte das pessoas que curtiram a sua página verão o seu post – hoje este estima-se que este número seja de 2% a 6% dos seguidores, mas o Facebook não disponibiliza uma informação oficial.

A timeline é um espaço bastante disputado pela quantidade de conteúdo que vem de posts de amigos, familiares, grupos e páginas. Por este motivo, o Facebook limita o alcance dos posts das páginas, por entender que as postagens dos amigos podem ser mais relevantes do que as das páginas.

Para que mais pessoas possam ver a sua publicação, será necessário então impulsionar a sua publicação, que nada mais é do que pagar ao Facebook para que seu conteúdo alcance mais pessoas. Isso pode ser feito com muita facilidade fazendo pagamento pelo seu cartão de crédito, sendo o seu restaurante pequeno, médio ou grande.

Quanto mais pessoas verem, maiores serão as suas vendas, certo? Errado! Mais importante do que mais pessoas verem a sua comunicação, é sua postagem atingir as pessoas certas, no momento certo e com a mensagem certa.

E como fazer isso é o que explicamos a seguir:

1 – Planeje bem o tipo de comunicação

Faça algo que chame atenção do seu público. Pode ser uma promoção com uma imagem que o faça ter vontade de comer uma pizza, por exemplo.

Você precisa fazer com que seu público interaja com seu conteúdo. Uma boa maneira de fazer isso é fazendo perguntas do tipo “E aí. Qual vai ser a pizza de hoje?”. Isso aumentará o engajamento, o que significa que seu conteúdo pode ser mostrado para mais e mais pessoas. Esse tipo de abordagem funciona tanto para postagens orgânicas, quanto para impulsionadas.

Além disso, o Facebook valoriza bastante vídeos e imagens, então capriche, mas cuidado com textos excessivos na imagem! Até pouco tempo atrás, se 20% da área da sua imagem fosse preenchida com texto, o Facebook não autorizava a veiculação. Hoje ele autoriza campanhas com 20% ou mais de texto na imagem, mas o alcance diminui à medida em que há mais texto. Se quiser mais detalhes, leia este artigo do Facebook.

2 – Escolha bem o seu público-alvo

Segmentação. É isso que você quer para falar exatamente com quem você precisa.

Para isso é necessário fazer uma pesquisa para entender qual é o seu público alvo. Essa pesquisa pode ser feita no seu restaurante ou pelo aplicativo do Delivery Direto, em que uma pesquisa é enviada após a compra de seu cliente.

Entenda quem ele é, a idade, o sexo, as preferências, onde mora, e todos os detalhes que puder captar sobre o cliente. Afinal, quanto mais segmentada sua campanha, maior será a chance de conversão.

Uma ferramenta poderosa é a PÚBLICOS SEMELHANTES, do próprio Facebook, em que você envia uma lista de clientes atuais e baseado neles, o Facebook cria um público alvo com gostos similares. Essa segmentação é uma das melhores e mais efetivas formas de atingir seu cliente. Saiba mais aqui

Tendo o público, crie uma campanha usando esta segmentação no Gerenciador de Anúncios do Facebook, com essa ferramenta você pode definir bem o seu público alvo, criar e gerenciar as suas campanhas.

3 – Deixe a campanha rolar no momento de maior número de pedidos

A aprovação do Facebook pode levar até 24 horas, então é importante que você se planeje com antecedência.

Após a aprovação, você pode pausar e voltar com a campanha quando achar melhor dentro do período em que você escolheu para que ela seja divulgada. É importante que você não faça nenhuma alteração no anúncio, caso contrário, passará por uma nova aprovação.

Você poderá, então, deixar a campanha rolando nos momentos em que há mais pedidos, como dias de chuva e finais de semana, e pausar quando seu restaurante estiver fechado.

Também é válido fazer testes em momentos em que o restaurante estiver aberto, mas que a demanda for fraca, para ver se consegue alavancar as vendas neste período. Faça testes, mas não esqueça de fazer as análises para identificar se o retorno foi positivo. Entenda melhor no item 6.

Com o Delivery Direto, seu cliente pode fazer seus pedidos delivery diretamente pela sua fanpage, aproveite esses momentos para conquistar novos clientes!

4 – Fique por dentro

É importante se manter antenado no que está acontecendo e em novas formas de postagem. Acompanhe seu mercado! Siga algumas páginas de seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo de melhor que tem chamado atenção do público.

Não copie nada, mas tenha referências e ideias. Estar por dentro do que tem de atual na internet, sabendo o que todos estão falando e adaptar ao seu contexto criará uma proximidade maior com seu público.

5 – Orçamento e forma de anúncio

No Facebook Ads você paga uma quantia por um determinado tempo. Você pode, por exemplo, investir 50 reais para 1 dia ou a mesma quantia para 2 dias. A diferença é que no segundo caso, levará mais tempo até atingir o alcance total.

A boa notícia é que você pode fazer campanhas no Facebook Ads investindo bem pouco. Mas, como pode imaginar, quanto menos você investir, menor será o alcance da sua publicação.

  • Orçamento:
    duas formas de configurar uma campanha.
  1. A primeira é por valor, dividido pelo tempo determinado, ou seja, você diz que tem 50 reais e que quer usá-lo em 3 dias. O Facebook irá dividir de forma automática entre o período determinado.
  2. A segunda forma é por tempo indefinido, onde você define um limite diário. Neste caso, enquanto a campanha estiver ativa, o Facebook vai consumir o valor diário definido por você.

Entenda o que é melhor para seu restaurante e otimize o seu investimento para o melhor faturamento possível.

  • Forma de anúncio:
    Além do orçamento, é possível definir a forma como será cobrado seu anúncio, se será por exibições, ou por interação.
  1. Para exibições, cada vez que o anúncio aparecer na timeline de alguém, será cobrado um valor.
  2. Para interação, será cobrado somente se a pessoa clicar, comentar, curtir ou compartilhar a sua publicação.

6 – Analise os resultados

Para saber se a sua campanha realmente atendeu aos objetivos, é essencial que você analise os resultados.

O Facebook Ads dispõe de uma ferramenta que te dá todas as informações de engajamento, cliques no site, curtidas na publicação e, em uma configuração mais avançada, é possível até ver quanto gerou de vendas.

Compare com os seus números internos de venda e tire suas conclusões.

Nem sempre acertamos de primeira. Se não estiver funcionando, não desanime! Você pode sempre tentar uma nova abordagem, um novo formato, horário de publicação, imagem, etc. Mas altere uma coisa por vez, caso contrário, você não saberá identificar qual foi a mudança que gerou resultado real. Veja o que mais funciona para o seu negócio e coloque em prática. É testando que se descobre o melhor caminho.

Agora que você já sabe como fazer uma campanha no Facebook Ads, é hora de colocar a mão na massa e começar os testes. Comece com investimentos baixos e lembre-se sempre de analisar seus resultados para melhorar sempre.

Sobre o Delivery Direto

Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016, com mais de 5 mil clientes. Só em 2021, geramos mais de R$180 milhões de economia para os restaurantes! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma e nossos planos.