Sabemos que o isolamento social causado pelo coronavírus impulsionou o mercado de delivery, já que os restaurantes tiveram que fechar suas portas por alguns meses. Apesar de decretos já autorizarem a reabertura de restaurantes em algumas cidades, continuar com uma operação de delivery é um dos fatores fundamentais para uma reabertura de sucesso. Sendo assim, listamos 6 vantagens em ter um aplicativo próprio de delivery em comparação a marketplaces.

1) Parar de pagar comissão

sem taxa por pedido

Os marketplaces costumam cobrar até 30% de comissão sobre cada pedido do seu delivery. Sendo assim, essa prática faz com que a margem de lucro se torne menor. Além disso, faz com que você tenha que aumentar os preços dos seus produtos para não ter prejuízos.

 

Por outro lado, o cenário muda com os aplicativos próprios, já que, com ele, o restaurante não paga nenhuma taxa sobre as vendas e pode ter um lucro maior.

Dessa maneira, também é possível oferecer preços mais competitivos para os seus clientes. O que com certeza fará diferença na hora do cliente escolher onde fazer o pedido.

 

 

2) Maior fidelização de clientes

fidelização com aplicativo próprio

Não é novidade que fidelizar clientes é uma estratégia fundamental em todo negócio. Já que, clientes fiéis compram com frequência, estão mais satisfeitos, não trocam sua marca e ainda fazem marketing boca a boca.

Nesse sentindo, um aplicativo de delivery próprio é mais do que uma ferramenta de pedidos. Em suma, é um meio de fidelizar seus clientes. Afinal, com ele é possível fazer a divulgação de promoções do restaurante, dar descontos exclusivos, criar programas de fidelidade e enviar notificações push direto no smartphone do cliente. Tudo para fazer com que ele tenha uma experiência positiva e que os pedidos sejam recorrentes.

 

3) Canal direto de comunicação

canal de comunicação direto delivery

Um das principais vantagens de um aplicativo próprio em relação a marketplaces é a comunicação direta

Isso porque, com um canal direto você:

  • Consegue ter mais controle sobre o alcance das suas ações, já que conhece melhor o perfil do seu público
  • Consegue resolver problemas de uma forma muito mais rápida, já que você tem acesso a base de clientes e pode conversar diretamente com eles.
  • Tem uma maior conexão com o cliente: Ter um canal direto facilita a comunicação e fortalece a relação com seu cliente.

4) Autonomia

Quando seu estabelecimento participa de uma plataforma controlada por terceiros, ele depende de aprovações. Por isso, as informações muitas vezes não são atualizadas com toda a agilidade necessária. Porém, se seu restaurante possui um aplicativo próprio, você está no controle de todas as realizações e pode mudar tudo sozinho:

  • Cardápio
  • Área de entrega
  • Preço
  • Promoções
  • Horário de funcionamento
 

 

5) Menor concorrência

menor concorrência delivery

Uma das grandes desvantagens dos marketplaces é a ampla concorrência, que disputa espaço e visibilidade com o seu restaurante. Afinal, isso torna bem mais difícil que os clientes o encontrem no aplicativo no meio de centenas de outros restaurantes.

Com um aplicativo próprio é diferente, tendo em vista que seu restaurante terá um espaço exclusivo e personalizado para divulgar exclusivamente seus produtos, sem se preocupar com os concorrentes.

6) Acesso a dados estratégicos 

Uma das grandes vantagens de um aplicativo próprio é que, com ele, você terá mais controle sobre seu negócio. Já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliem nas estratégiam de vendas.

As ações de marketing podem ser feitas de forma personalizada, seguindo as características de diferentes consumidores, o que aumenta as conversões do aplicativo. Para isso, basta analisar os dados dos clientes, como histórico de compras, e criar segmentos específicos. É possível enviar mensagens personalizadas para esses clientes, aproveitando essas informações.​

Delivery Direto

O Delivery Direto é empresa líder de mercado no desenvolvimento de site e App para restaurantes. Mais de 5 mil clientes. Nossos planos atendem todo o tamanho e tipo de restaurante. Podemos ajudar você na criação e implantação de um bom site e aplicativo de delivery para seu estabelecimento. 

Dica extra: como migrar clientes de marketplaces para seu app próprio?

Use panfletos físicos durante as entregas que incentivem o cliente a usar o aplicativo. Você pode oferecer algum benefício atrativo, como por exemplo: “Peça pelo nosso aplicativo e ganhe 20% de desconto na primeira compra!”. Assim, essa mensagem ficará na mente do cliente e ele provavelmente irá baixar o aplicativo.

 Mas você precisa cuidar do pós download, pois os clientes precisam de bons motivos para continuarem com o seu aplicativo no celular e usá-lo.

 

Tudo pronto para ter seu próprio aplicativo de delivery?