Uma das principais dificuldades em começar um serviço de delivery é manter um atendimento bem articulado, padronizado e eficiente. A ideia inicial de usar o meio online para receber pedidos, é ter um substituto mais eficiente do que as ligações de telefone tradicionais. Todavia, na hora de escolher um canal de vendas online, fica a dúvida: marketplaces, ou aplicativo próprio de delivery, qual escolher? Confira neste artigo qual a melhor opção para seu negócio.
Aplicativo próprio de delivery
Um aplicativo próprio de delivery é um canal de vendas totalmente personalizado com sua marca e sua identidade visual, com um sistema de gestão super completo para você administrar e organizar sua operação de delivery. Além disso, com essa ferramenta, restaurantes podem estreitar o relacionamento com os clientes sem pagar comissão por pedido. Ele pode ser baixado pelo consumidor final ou acessado através de site. Entenda mais sobre as funcionalidades de um aplicativo próprio.
Economia
Com um app próprio você economiza, já que não paga comissões por pedido. Dessa maneira, também é possível oferecer preços mais competitivos para os seus clientes. O que com certeza fará diferença na hora do cliente escolher onde fazer o pedido.
Fidelização e meio de contato direto
Ter um canal de vendas direto ajuda a fidelizar seus clientes. Isso porque você não vai depender de terceiros para mediar seu contato com ele. Com um canal de comunicação direta você:
- Consegue ter mais controle sobre o alcance das suas ações, já que conhece melhor o perfil do seu público;
- Consegue resolver problemas de uma forma muito mais rápida, já que você tem acesso a base de clientes e pode conversar diretamente com eles;
- Tem uma maior conexão com o cliente, já que um canal direto facilita a comunicação e fortalece a relação com seu cliente.
Ferramentas de marketing
Com um aplicativo próprio é possível fazer a divulgação de promoções do restaurante, dar descontos exclusivos, criar programas de fidelidade e enviar notificações push direto no smartphone do cliente. Tudo para fazer com que ele tenha uma experiência positiva e que os pedidos sejam recorrentes.
Acesso a dados estratégicos
Com um aplicativo próprio você terá mais controle sobre seu negócio. Já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliem nas estratégias de vendas. Além disso, as ações de marketing podem ser feitas de forma personalizada, seguindo as características de diferentes consumidores, o que aumenta as conversões do aplicativo.
Marketplaces
Marketplace de delivery são aplicativos que conectam consumidores com restaurantes. Após o cliente digitar o seu CEP ou informar sua localização pelo GPS do smartphone, o marketplace exibe vários estabelecimentos (hamburguerias, pizzarias, lanchonetes e etc.) próximos a ele. Ao optar por esse canal, existem vantagens e desvantagens.
Vantagens
- Baixo Custo Inicial: Para conseguir estar presente nesses tipos de aplicativo, não é preciso muito investimento, basta entrar em contato com a empresa a qual quer aderir. Mas futuramente virá a pagar taxas pelos pedidos realizados.
- Visibilidade e ganho de clientes: Com o marketplace você terá presença online, com possibilidade de atingir um grande número de pessoas, já que estas plataformas possuem uma base de clientes.
Desvantagens
- Dependência: Você se torna dependente da plataforma para tudo,desde a mudar informações sobre seus produtos e até atendimentos de cliente. Além disso, se o marketplace decidir encerrar o funcionamento, todas as marcas presentes nele perdem seu canal de vendas.
- Altas taxas: É necessário pagar altas taxas, que pode chegar a 30%, em cada pedido realizado pelo aplicativo. É justo pagar uma taxa para um novo cliente que o marketplace trouxe. Mas se você não possui um app próprio, pode acontecer de seus clientes fiéis passarem a pedir pelo marketplace, por ser a única forma de atendimento online disponível. Nesse caso você passa a pagar comissões sobre todo pedido de um cliente que já era seu. Isso no longo prazo pode fazer uma grande diferença na sua margem de lucro.
- Afeta a Personalidade da Marca: O cliente muitas vezes tem dificuldade de fixar a sua marca na mente, em meio de tantas opções, além disso, o marketplace não trabalha a identidade.
- Grande concorrência: Ampla concorrência que disputa espaço e visibilidade com o seu restaurante. Dessa forma, é bem mais difícil que os clientes o encontrem no aplicativo no meio de centenas de outros restaurantes.
- Base de cliente: Seu restaurante não possui acesso a base de clientes para ações de relacionamento.
Afinal de contas, qual escolher? Aplicativo próprio ou Marketplaces?
O ideal é que você tenha um sistema híbrido: Você pode trabalhar com os marketplaces e o aplicativo próprio em paralelo. O marketplace como vitrine, um canal de aquisição de clientes por ser de alta demanda e visibilidade, e o aplicativo próprio para fidelizar esses clientes vindos de aplicativos de terceiros, através do programa de fidelidade e demais ferramentas de marketing do aplicativo próprio. Assim você não paga comissão por pedidos de clientes já fidelizados, reduz seus custos, aumenta a recorrência de compras pelo app próprio e alavanca seu lucro!
Como migrar clientes de marketplaces para seu aplicativo próprio
Divulgue
- Crie anúncios para o google, instagram e facebook;
- Você também pode divulgar de forma orgânica nas redes sociais;
- Coloque flyers nos pedidos de delivery informando a novidade.
- No salão, use displays de mesa;
- Coloque o link de seu app em todas as redes sociais. Isso facilita para que o cliente baixe o app rapidamente, sem precisar ir à loja do Google play ou Apple store.
Ofereça cupons de desconto/cortesia na primeira compra
Às vezes, o cliente pode estar indeciso sobre comprar um produto pela primeira vez no aplicativo. Mas se ele tiver um cupom de desconto/cortesia para usar na primeira compra, com certeza não irá pensar duas vezes! É uma estratégia eficiente de curto prazo, já que o cliente precisa baixar o aplicativo para ter acesso à cortesia. Mas você precisa cuidar do pós download, pois os clientes precisam de bons motivos para continuarem comprando no aplicativo.
Faça promoções exclusivas
Atraia clientes oferecendo promoções exclusivas para quem comprar no aplicativo próprio, já que, elas são um grande gatilho! No seu aplicativo próprio desenvolvido pelo Delivery Direto, você conta com ferramentas de marketing automatizadas para divulgar essas promoções! E ainda pode utilizar o programa de fidelidade para aumentar a frequência de compra oferecendo incentivos para clientes recorrentes.
Veja como essa hamburgueria conseguiu atingir 4 mil downloads de seu app próprio em apenas 4 meses.
O Delivery Direto
Para ter seu próprio aplicativo de delivery, conte com o Delivery Direto! O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Nosso app é focado em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma.
Olá,
Me chamo Larissa e tenho uma hamburgueria, gostaria de saber mais sobre aplicativo próprio de delivery
Olá Larissa tudo bem? Você pode solicitar contato com nossos especialistas que eles irão te explicar direitinho como tudo funciona! Basta acessar: https://bit.ly/39re8gl 🙂