eBook

WhatsApp no seu delivery

Como destravar sua operação de delivery no WhatsApp e aproveitar o potencial desta ferramenta para alavancar suas vendas

Introdução

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais poderoso do mundo, com uma base de cerca de 2 bilhões de usuários em 128 países.

Para os negócios, o WhatsApp se tornou um dos principais canais de comunicação com seus consumidores e também uma porta de entrada para novos clientes.

Porém, o mensageiro traz também grande desafio aos serviços de delivery: otimizar os processos de sua operação para evitar que esta ferramenta torne sua equipe refém.

Neste ebook você vai aprender a trabalhar com o WhatsApp da maneira mais profissional possível, vai conhecer técnicas e ferramentas para seu negócio ganhar eficiência no uso do app e ter acesso às principais instruções para alavancar suas vendas tendo esta poderosa ferramenta como uma aliada do seu estabelecimento de delivery.

Boa leitura!

Oferecimento:

Automatize seus pedidos ao combinar o WhatsApp Business com seu Delivery Direto

O WhatsApp te permite facilitar o contato com os seus clientes, se usado da maneira correta, mas não é um canal desenvolvido para vendas. Para evitar erros ao anotar pedidos, não precisar contratar pessoas só para esta tarefa e aumentar as suas chances de vendas ao máximo, é essencial ter o seu site e app próprios de delivery.

Por isso, ao utilizar o Delivery Direto em conjunto com o WhatsApp, você levará o seu delivery a um novo patamar de eficiência, sendo possível receber pedidos sem precisar anotar e também:

  • Ter acesso a toda a sua base de clientes, com nome, telefone, endereço e mais;
  • Conquistar novos clientes divulgando seu canal próprio em ações de marketing;
  • Aumentar a recorrência de pedidos com um programa de fidelidade automático;
  • Se comunicar com seus clientes através de e-mail, SMS e notificações no app;
  • Criar cupons de desconto para fazer promoções em produtos ou categorias;
  • Enviar mensagens automáticas e estratégicas para seus clientes por email e SMS;
  • Permitir o agendamento de pedidos, repetir o último pedido e outras facilidades;
  • Customizar cardápio, área de entrega e o visual da sua loja da melhor maneira;
  • Ter um painel de relatórios com as principais informações para a sua operação;

E estas são só algumas das muitas vantagens que sua operação de delivery vai ter com o Delivery Direto. Saiba mais falando com um especialista!

Os poderes do WhatsApp

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de janeiro de 2020 revelou que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones do Brasil. O Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, informa que o app tem mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil.

Ainda segundo a pesquisa, 95% das pessoas usam o WhatsApp todos os dias, sendo que 96% das pessoas enviam mensagens de texto e 82% se comunicam por áudio.

Para os negócios de delivery, esta é uma oportunidade de receber pedidos por um canal que tem amplo alcance, se comunicar de forma mais simples com seus clientes e explorar recursos como o envio de imagens e vídeo na comunicação do estabelecimento.

Segundo dados da startup de pesquisa da Behup, as classes C, D e E aumentaram o uso do WhatsApp para fins comerciais em 22% durante a pandemia. A pesquisa também aponta que mercearias e padarias de bairro registraram alta de 50% no uso do app neste período.

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

Com a divulgação correta, é fácil receber pedidos através do WhatsApp, o difícil é atender a todos os pedidos do horário de pico sem deixar ninguém esperando, sem errar um queijo a mais ou um alface a menos no lanche, dando ao cliente a atenção necessária e resolvendo tudo da forma mais simples possível.

Não é raro que estabelecimentos de delivery contratem equipes somente para fazer este atendimento e mesmo assim tenham erros durante as anotações de pedidos, problemas que travam sua operação e deixam o cliente com um gosto amargo na boca.

Também existem os consumidores que nem chegam a se tornar clientes daquele negócio de delivery porque desistem de fazer o pedido alí por conta da demora na resposta das mensagens. Quando estamos com fome somos menos pacientes com estas situações.

Profissionalizando o WhatsApp do seu negócio

Lançado em 2018, o WhatsApp Business é uma versão profissional do WhatsApp que permite que sua empresa tenha acesso a ferramentas que ajudam no gerenciamento das mensagens recebidas pelo seu negócio.

Perfil do Negócio: O WhatsApp Business permite que você configure o perfil da sua empresa com o número de telefone fixo que você já usa para receber pedidos, informar o endereço do seu site e da sua operação física, além de ter o selo de empresa verificada, o que traz mais confiança para a sua operação.

Mensagens Automáticas: Esta é a melhor parte do WhatsApp Business. Você pode programar mensagens de resposta automáticas de saudação, perguntas frequentes, horários de atendimento e outras mensagens padrão. O número de possibilidades de mensagens automáticas ainda é limitado, mas desta forma você agiliza seu atendimento, dando ao seu cliente uma resposta mais rápida do que seria respondendo manualmente.

Etiquetas: Este é um recurso que te permite marcar cada contato da sua agenda com uma categoria específica. Por exemplo, você pode criar uma etiqueta para marcar todos os clientes recorrentes do seu negócio e interagir com estes com mais frequência. Outra etiqueta pode ser a de novos clientes, para identificar de forma fácil quem acaba de chegar ao seu negócio e mandar mensagens personalizadas para engajar estes clientes. São muitas possibilidades que devem ser aliadas às suas estratégias de marketing.

Cuidado para não ser encarado como um fora da lei

Sabe aquela expressão “o barato sai caro”? Para burlar as limitações de mensagens automáticas do WhatsApp Business, muitas empresas oferecem soluções de resposta automática não-autorizadas pelo WhatsApp.

O que acontece é que, como estas empresas não seguem as regras de boas práticas no envio de mensagens, é grande a chance dos algoritmos do WhatsApp detectarem o uso de ferramenta não-autorizada e seu negócio acabar sendo banido do WhatsApp Business.

Isso significa que, do dia para a noite, os clientes não poderiam mais entrar em contato com sua empresa pelo WhatsApp para realizar pedidos, tirar dúvidas e ter outras facilidades de atendimento que esta ferramenta permite.

Por isso, é importante seguir utilizando o WhatsApp Business dentro das regras estabelecidas, fazendo o uso das estratégias corretas e aceitas para otimizar o recebimento de pedidos do seu delivery.

O WhatsApp sozinho não te permite crescer

Agora você vai me perguntar: “Tá, então significa que o WhatsApp Business permite ao meu negócio ter um perfil oficial, categorizar meus clientes com etiquetas e responder a perguntas padrão de forma automática, mas ainda assim terei dificuldades ao receber um grande volume de pedidos no horário de pico, certo?”

Exato! Por isso vou te ensinar a estratégia mais eficiente para otimizar seu recebimento de pedidos via WhatsApp: Não dependa só do WhatsApp.

O melhor canal para receber pedidos de delivery com eficiência e bom custo x benefício é um app próprio de delivery, como o Delivery Direto.

Com o Delivery Direto seus clientes podem conhecer as opções e preços do seu cardápio, saber se você entrega no endereço deles, agendas e fazer pedidos de forma fácil, entre outras possibilidades, tudo com a melhor experiência de uso do mercado de apps próprios.

Além disso, você tem o total controle da sua base de clientes, tem os melhores relatórios para acompanhar o desempenho do seu delivery, pode automatizar o envio de mensagens ou enviar mensagens personalizadas, criar programas de fidelidade para aumentar a recorrência de pedidos e muito mais, tudo isso em uma plataforma de gerenciamento fácil de configurar e usar.

Saiba mais sobre como aproveitar as melhores estratégias de recebimento de pedidos de delivery utilizando as ferramentas corretas. Fale com nossos especialistas!

Bônus: Alavancando suas vendas ao utilizar cada canal da forma correta

Como num time do seu esporte favorito, no delivery cada canal tem seu papel na hora da equipe fazer mais pontos.

As redes sociais, como Instagram e Facebook, são seus canais de início de contato com seus clientes. Neles você fará a divulgação do seu negócio com conteúdo de qualidade e anúncios para alcançar mais pessoas.

O WhatsApp é um caminho popular para receber novos clientes e se relacionar com seus clientes fiéis, tomando os devidos cuidados para não depender somente dele e acabar transformando sua operação em um completo caos.

Embora cobrem altas taxas de comissão por pedido, os marketplaces também são um ótimo canal para atingir novos clientes, já que eles estão sempre fazendo publicidade de seus apps. O cuidado aqui é para não se tornar dependente destes canais e não permitir que seus clientes recorrentes continuem fazendo pedidos por um canal pouco rentável.

Para completar seu arsenal de ferramentas, um site e app próprios são essenciais, já que custam muito menos que os marketplaces e são muito mais preparados para receber pedidos de forma automática do que as redes sociais e o WhatsApp.

O segredo para permitir que seu negócio cresça e alavancar suas vendas está em ter todas as ferramentas necessárias e saber dar o foco correto para cada uma delas.

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