Já notou que maioria dos pedidos de entregas é feito pela internet? Além disso, todos buscam por bons restaurantes em mecanismos como o Google ou nas redes sociais. Nesse artigo, mostramos como é importante estar no topo dos buscadores. E você, já pensou em fazer divulgação no Facebook?
Em maio de 2017, o Facebook informou que já possui cerca de 1,94 bilhão de usuários. Mas o que isso tem a ver com o seu restaurante e com o seu serviço de delivery? Tudo, se você alguma vez já pensou em fazer divulgação do seu restaurante no Facebook!
Se você ainda não possui uma página de seu estabelecimento, é melhor criá-la com urgência. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 10 dicas imperdíveis de divulgação no Facebook.
1) Crie um ambiente acessível
O passo mais importante para começar sua divulgação por Facebook talvez seja esse. A organização, a montagem de um sistema intuitivo e as informações atualizadas são elementos que contam na hora da escolha do cliente.
Você deve ter certeza que seu número de telefone, seu endereço e seu cardápio estão inclusos. Não esqueça de colocar uma apresentação do estabelecimento e links de suas outras redes sociais. Se quiser saber quais dessas outras utilizar, clique aqui.
2) Ofereça algo gratuito
Essa é uma dica que garante um enorme diferencial, pois o consumidor sente que possuirá vantagens no contato com seu restaurante.
Existem diversos modos de fazer isso. Você pode, por exemplo, oferecer as receitas do chef ou oferecer um espaço para ideias de temas especiais a serem incluídos nos eventos.
Um excelente método é criar pequenos vídeos com as receitas. Além de muito famosos nas redes sociais, eles são de fácil acesso e entendimento. “Como fazer uma macarronada com 3 ingredientes” ou “3 maneiras de fazer brigadeiros” são bons títulos.
3) Mantenha um contato com o cliente
Uma das regras mais básicas para divulgação no Facebook é a conexão estabelecida com o público, principalmente em um contexto em que o cliente ganha tanta visibilidade. Por isso, algumas diretrizes básicas devem ser seguidas:
- Atenção aos comentários: sempre responda às sugestões, críticas ou comentários genéricos de maneira receptiva e pontual.
- Pergunte ao público: uma boa ideia é fazer postagens com perguntas diretamente voltadas ao consumidor, como “qual é seu prato favorito?” ou “qual é o melhor acompanhamento para um churrasco?”. Estas postagem garantem a interação constante com quem curte a sua fanpage.
- Faça votações: você pode colocar opções para escolha dos clientes, que devem votar por meio das reações do próprio site. Coloque fotos das alternativas e faça uma pergunta central.
4) Mantenha um ambiente lúdico
Com certeza, é mais fácil bolar competições e jogos pela internet. Para aliar descontração e engajamento do seu consumidor, você pode usar uma dessas estratégias. Por que não promover um desafio culinário? Ou ainda, optar por uma disputa das melhores receitas?
Não se esqueça de oferecer um prêmio. Essa recompensa pode ser simbólica, como um destaque na página ou por algum benefício no restaurante.
5) Eleja um consumidor de destaque
O campeão de engajamento em sua página deveria ser notado uma vez por semana ou por mês, dependendo da viabilidade do processo. Isso gera ainda mais respostas de clientes interessados em recompensas, além de uma maior proximidade com seus seguidores.
Um bom acompanhamento para essa estratégia, na divulgação pelo Facebook, é a oferta de pequenas premiações para quem teve mais contato com a marca. Para isso, use elementos que não geram prejuízos significativos, como um cupom de descontos ou um frete grátis.
6) Abuse das datas comemorativas
Você pode promover uma estratégia de divulgação mais forte no Facebook em datas especiais. No Natal, por exemplo, uma excelente ideia é promover postagens temáticas e sugestões de eventos. Lembre-se que quanto maior a participação do cliente, maior a visibilidade e o engajamento com seu restaurante.
7) Se envolva com a comunidade
Você conhece os arredores do seu estabelecimento? Sabe das demandas do local? Para solucionar essas questões, você pode se envolver em causas sociais.
Isso tem tudo a ver com as estratégias de divulgação no Facebook, pois a participação nesses eventos gera muita visibilidade. Poste fotos, comente e apoie as instituições locais. É uma troca entre seu restaurante e a comunidade que gera uma percepção positiva sobre o seu estabelecimento.
8) Compartilhe o ambiente de trabalho
Geralmente, acessar redes sociais de estabelecimento tende a aumentar sua curiosidade. Não deixe seus clientes idealizando: poste fotos dos funcionários, da cozinha e da rotina. Pequenos vídeos do processo de produção ou de um momento de descontração entre equipe, por exemplo, são uma boa pedida.
9) Faça eventos online
É sexta-feira e seus clientes estão procurando por um local para relaxar. Como você pode se envolver nisso? Basta criar um evento no Facebook, como fazem as baladas e bares.
Você pode optar por uma temática especial, uma festa ou um dia de promoções para atrair consumidores. Torne o evento atrativo colocando as opções de bebidas e pratos, além de fotos da decoração.
10) Faça parcerias com outros estabelecimentos
Você não precisa se aproximar dos concorrentes, mas olhe para os demais serviços da comunidade. Escolas, faculdades ou empresas são excelentes opções para divulgação no Facebook.
Destaque essas instituições em sua página, relate vantagens nas atividades oferecidas ou ofereça descontos exclusivos para frequentadores e funcionários dos lugares.
Discutimos 10 das melhores ideais para promover seu restaurante no Facebook. Agora, o importante é começar a aplicá-las o quanto antes. Você tem sugestões? Já aplicou alguma estratégia de sucesso em seu restaurante? Comente no Facebook ou na página do Delivery Direto!