Você sabe como montar um cardápio vendedor para o seu restaurante?
O cardápio tem uma função muito importante para o seu negócio e pode impactar diretamente nas vendas. Por isso, ele deve ser usado de forma estratégica, entregando todas as informações que seu cliente necessita para optar pelo seu restaurante.
O cardápio é muito mais do que um papel (ou página online) com os nomes dos pratos; ele é o cartão de visitas do seu restaurante. Se elaborado da forma correta, pode ser uma ferramenta muito eficaz de marketing que potencializará suas vendas. Mas como montar um cardápio organizado, eficaz e vendedor? É o que vamos te explicar agora.
Se você já tem um restaurante e deseja aprimorar seu cardápio para assim aumentar as suas vendas ou quer empreender no ramo alimentício, não deixe de ler essas dicas indispensáveis para saber tudo o que seu cardápio deve ter.
Informações importantes
Esse é um dos itens mais essenciais para o seu cardápio. Tendo todas as informações necessárias claras para o cliente, você evita confusões como: um alérgico a pimenta pedir um prato apimentado ou um cliente pedir algum prato que contenha ingredientes de que ele não gosta. Mantenha o cardápio – principalmente o online – com descrições sempre atualizadas e o mais claras possível.
Os consumidores estão cada vez mais acostumados a ler os rótulos de produtos no supermercado. Isso mostra a tendência num interesse por informações completas a respeito do que estão comendo. Ainda a prática de listar os ingredientes de cada prato não seja adotada por muitos restaurantes, é algo que deve ser considerado e pode influenciar na relação com os clientes.
Para quem realmente procura por opções que atendam a uma busca específica, é muito mais conveniente comprar sem o medo de não saber exatamente o que vai consumir. E nesses casos, as chances maiores são de que a compra nem seja feita, devido à dúvida. Você pode estar perdendo diversas vendas sem saber, por um motivo simples que poderia ser ajustado rapidamente online.
Além disso, nos restaurantes que recebem pedidos por telefone, chamadas muito longas podem levar à perda de outros pedidos. Isso pode ser evitado ou reduzido se o cardápio estiver completo e responder às principais perguntas do consumidor. Essa é, portanto, uma forma de otimizar as ferramentas disponíveis para melhorar o seu atendimento.
Ingredientes dos pratos
Organize seu cardápio colocando um nome para o prato e em seguida descreva os ingredientes. Exemplo: “Pizza 5 queijos (gorgonzola, parmesão, muçarela e provolone, com borda recheada de cheddar) ”.
Alguns restaurantes têm colocado em seus cardápios selos como “sem glúten” e “sem lactose”. Essas informações são importantes para quem tem uma dieta específica e pode ajudar muito na hora de escolher um prato.
Preços
O preço é uma outra informação que deve estar no cardápio, logo ao lado do item, de uma forma organizada para que seu cliente saiba exatamente o quanto ele vai pagar pelo que pediu.
No caso de pequenas porções, descreva a quantidade. Exemplo: Porção de Coxinhas (5 unidades). Isso é importante para que o cliente faça uma relação entre preço e quantidade.
Substituições
Também é uma boa ideia pensar em possíveis substituições que possam ser feitas para se ajustar às demandas do cliente. Claro que nem todos os pratos aceitam substituições ou que um item seja retirado, mas vale criar uma opção para os casos em que há essa possibilidade.
Caso habilite essa opção, é importante deixar claro para seus clientes a disponibilidade dela. Na realidade, essa notificação é especialmente importante no caso dos pedidos online. Ali não haverá ninguém capaz de identificar se o cliente hesita em comprar devido a um ingrediente em particular.
Tradução
Se na região do seu restaurante houver muitos turistas, considere fazer um cardápio em outro idioma, como o inglês. Esta indicação irá ajudar a esclarecer as dúvidas da clientela estrangeira e assim fazer com que seu volume de clientes seja ampliado. E um lembrete muito importante: cuidado na hora de traduzir, pois alguns pratos podem ter nomes diferentes lá fora, então é importante identificar a tradução correta
Organização é fundamental
A forma em que seu cardápio é disposto pode ajudar seu restaurante a atrair e fidelizar novos clientes. Ver o cardápio como a carta de apresentação do seu restaurante pode te ajudar a pensar em sua forma e no que deve ser oferecido com maior relevância.
Tenha bastante atenção ao organizar o seu cardápio. Primeiramente procure separar os alimentos por grupos e não por preço. Exemplo: saladas, carnes, massas e bebidas. Isso irá facilitar a leitura do seu cardápio pelo cliente, além de ajudar no processo de escolha dos itens.
Sempre deixe na primeira página os pratos que têm maior saída ou que você precisa vender. Depois, passe para as entradas, pratos principais, sobremesas e, por último, para as bebidas, que são itens que o cliente sabe que vai encontrar em seu restaurante.
Se seu restaurante é especializado em sobremesas ou cervejas, você pode mudar essa ordem e deixar em evidência estes produtos.
Evite cardápios online longos
O cardápio online tem suas peculiaridades. Muitas vezes quem pede delivery quer algo mais rápido e não quer ficar horas escolhendo as diversas opções. Que tal fazer uma seleção dos pratos mais pedidos e favoritos dos clientes?
Em um cardápio muito longo, a maioria dos clientes acaba desistindo nos primeiros itens, não indo até o fim. Já o cardápio mais enxuto, em contrapartida, dá agilidade de escolha para o seu cliente para fazer o pedido. Afinal de contas, quantos mais escolhas mais indeciso ficamos, certo? Facilite a vida do seu cliente!
Destaque os produtos carros-chefes
Todo restaurante tem aquele prato que cativa o cliente na primeira garfada. Em um cardápio mais enxuto, você pode priorizar seus carros-chefes e fazer deles seus grandes promotores na fidelização de novos clientes.
Os pratos melhores avaliados são aqueles que farão a fama do seu restaurante. Dedicar a área superior de mais destaque em seu cardápio para estes pratos será mais uma forma de fazer seu restaurante vender mais!
Identidade Visual
Ter uma apresentação bem organizada, que converse com o seu público e que seja objetiva, é fundamental para a conversão de vendas no seu restaurante.
Você precisa fazer com que o seu cliente encontre com facilidade o que ele deseja, e, para isso, é fundamental que o cardápio seja apresentado de forma clara e organizada, harmonizando textos e imagens.
Se você não estiver muito adaptado às ferramentas de edição de imagens e diagramação, contrate um profissional (agência ou freelancer) para fazer isso para você.
Tenha boas fotos
Fotos dos pratos ajudam bastante no processo de escolha do seu cliente, mas elas precisam ser bem tiradas e editadas, pois a ideia é que gere o desejo de compra no seu consumidor.
Se seu restaurante tiver uma ampla oferta de produtos, busque colocar as imagens daqueles que são mais pedidos, sempre com o nome do prato junto à foto, para que seja fácil identificar. Será também necessário que você instrua sua equipe para montar o prato o mais parecido possível com a apresentação da foto.
Um erro muito comum é não incluir fotos no cardápio ou usar imagens que não são fiéis aos produtos que serão servidos aos clientes. Outro aspecto com o qual se deve tomar muito cuidado é a qualidade das fotos. Não se esqueça que elas devem chamar atenção positivamente, fazendo com que os clientes tenham vontade de comprar de você. Isso vale sobretudo para os cardápios online, nos quais você deve abusar das fotos, para que os clientes não fiquem com nenhuma dúvida ao fazer a compra.
Use cores
O design do seu menu delivery pode incentivar os clientes a encomendar mais, especialmente quando você presta atenção às cores usadas nele. Isso tem tudo a ver com o conceito de “psicologia das cores”, segundo o qual as cores são responsáveis por influenciar e modificar a percepção das pessoas sobre determinado conteúdo.
Considere estas dicas quando se trata da cor do seu cardápio: a cor verde significa frescor; a laranja estimula o apetite de um cliente. Já o amarelo significa felicidade, e você pode usá-lo para chamar a atenção dos leitores do menu.
Use um pouco de vermelho, e encoraje os clientes a gastarem. Adicione o vermelho aos itens do menu com as maiores margens de lucro para fazer clientes pedi-los.
Só tome cuidado para não sair misturando tudo de qualquer jeito, senão pode tornar a absorção da mensagem um tanto quanto difícil para os clientes. Um designer sempre pode te ajudar nessas horas.
Use respiros no menu – “espaços em branco”
Nada de ter um cardápio lotado, sem qualquer respiro. Muitas opções e confusão visual criam ansiedade e fazem com que o cliente escolha apenas um item, para evitar ter que se esforçar demais.
Use espaços em branco para separar os pratos. Você pode empregá-los especialmente em torno dos itens que você deseja que os clientes escolham.
Peça ajuda para revisar
Muito cuidado com erros de português (ou mesmo inglês) e preços. Peça sempre para alguém revisar seu cardápio antes de imprimi-lo ou divulgá-lo na internet. Alguns casos chegam a virar motivo de piada, dependo do erro, o que pode ser muito ruim para a reputação de seu restaurante.
Por melhor que você seja em português, peça para alguém também revisar porque alguns errinhos podem passar batido e, uma vez impresso, só imprimindo um novo para poder alterar.
O melhor mesmo é chamar alguém para dar uma boa revisada antes de mandar imprimir ou divulgar na internet.
E no caso dos preços dos pratos, é importante que você mantenha os valores sempre atualizados. Essa deve ser uma das suas prioridades, porque erros desse tipo podem gerar muito problemas com os clientes e prejuízo para você.
Prato do dia
É muito comum restaurantes trabalharem com ingredientes da época, que são mais frescos e baratos. Neste caso, você pode fazer uma divulgação à parte, oferecendo pratos específicos, por meio de chamadas como “Sugestão do Chef” ou “Prato do dia” – e não se esqueça que esses pratos também devem ter os ingredientes listados. Muitos clientes podem se sentir atraídos por conta disso, fazendo com que o prato tenha maior saída.
Sempre que for lançar um novo produto no seu cardápio ou tirar algum que não tem tanta demanda, é aconselhável atualizar, ou seja, fazer um novo cardápio e imprimi-lo.
Atualização de cardápio
A atualização do seu cardápio será necessária sempre que:
- Atualizar os preços
Com a variação de preços dos fornecedores, muitas vezes é necessário alterar o preço de algum ou muitos produtos. Nessa hora não economize na impressão ou no trabalho, faça um novo cardápio!
Jamais coloque uma etiqueta escrita a caneta em cima do seu preço original, isso pode levar seu consumidor a entender que os preços aumentaram. Pega muito mal para seu restaurante.
- Lançar novos produtos ou tirar os de menor demanda
Para não ter custos muito elevados com impressões de novos cardápios, é aconselhável que você escolha um período do ano para fazer essa mudança, assim você já aproveita para atualizar tudo de uma vez, dos pratos aos preços.
Se você for lançar um produto novo, analise se os que já estão à venda têm uma boa demanda, ou se você deseja tirar algum do cardápio e faça tudo junto.
- Cardápio já desgastado ou sujo
Desgastou, sujou, trocou! É muito comum em restaurantes isso acontecer, ainda mais quando o cardápio não tem nenhuma proteção.
Entregar um cardápio sujo a seu cliente pode dar a impressão de que todo seu restaurante – principalmente a cozinha – é sujo também! Muita atenção a estes detalhes. Essa, inclusive, é uma das vantagens dos cardápios online, que não ficam desgastados com o tempo, evitando gastos para seu negócio.
Persuadir os clientes a comprar mais
Você sabia que é possível persuadir seus clientes a gastar mais no restaurante sem enganá-los, somente através do menu do seu delivery? Você pode usar técnicas sutis e muito eficientes para incentivar os gastos. Acompanhe para entender de que maneiras você pode fazer isso.
Utilize o triângulo dourado em seu menu delivery
A maioria das pessoas lê um menu de restaurante da mesma maneira. Seus olhos geralmente se movem para o meio do menu, então eles seguem o caminho para o canto superior direito e depois se instalam no canto superior esquerdo.
Essas três áreas são conhecidas por profissionais como “Triângulo Dourado”, na qual está o ponto focal em que você deve colocar o carro-chefe do menu, junto com aqueles pratos com as maiores margens de lucro.
Aproveite também para caprichar nas fotos, pois sempre antes de comer, seus clientes as apreciam, e muito, com os olhos.
Mostre seu preço de uma maneira inteligente
Outra maneira de persuadir os clientes a encomendar mais é pela disposição visual dos preços no seu menu. Isso porque os preços dos pratos podem ser um obstáculo para muitos clientes.
Seja inteligente e não use sinais cifrões no seu menu. Isso tira o impacto de seus preços. Quando as pessoas veem cifrões, elas pensam que estão gastando mais.
Além disso, não termine os preços do menu com R$0,99; isso tem a conotação de algo barato. Se você for usar decimais, você pode encerrar seu preço em R$0,95. Isso fala melhor para os clientes e é mais amigável. A melhor alternativa é arredondar seus preços.
Além disso, uma boa forma de vender mais os produtos que dão um maior lucro para o seu restaurante é os destacando em seu cardápio. Assim, mais clientes indecisos podem optar por estes produtos que beneficiam seu restaurante.
Use a sua criatividade
Use suas descrições de menu para atrair clientes. Capriche na hora de descrever cada item do seu cardápio.
Saia do seu lugar comum e encontre adjetivos intrigantes. Considere termos como “peixe fresco”, “cultivado por fazendeiros” ou “seco ao sol”.
Quanto mais você fizer cada item parecer único e especial, melhor será a chance de as pessoas pedirem mais.
Lembre-se que é seu trabalho fazer os clientes perceberem que estão pedindo algo realmente especial.
Outra dica importante é usar a nostalgia. Por exemplo, “receita com jeitinho de vó” tem um simbolismo e um apelo emocional muito maior do que a “melhor pizza da Itália”.
Use o cardápio de maneira estratégica
É muito comum que os donos de restaurante não se lembrem de usar o cardápio como uma verdadeira página de compra. Seu cardápio online não deve ser estático, como um catálogo para consulta. Você precisa entender como usá-lo também para divulgar pratos da maneira mais adequada para cada momento.
Cadastrar seus pratos e só deixá-los lá para compra, provavelmente não causará o efeito desejado com todo o seu cardápio. É necessário prever o comportamento do cliente e entender o que ele precisa.
Criando páginas de promoção ou promovendo um prato do dia, você consegue dar destaque a itens específicos. Ações como essas podem te ajudar muito a movimentar estratégias de venda.
O mais importante é que você consiga aliar os recursos disponíveis com as necessidades dos clientes. Dessa forma, é essencial saber usá-los da melhor forma possível, de modo estratégico e bem estruturado. Seus clientes precisam estar integrados às suas ações, e isso não quer dizer apenas marketing.
Também as estratégias ligadas diretamente ao ato da compra precisam chamar os clientes e causar impactos positivos. Esse conjunto será importante para que você tenha mais sucesso sobre a forma como seus clientes vão responder ao seu canal de vendas. São os pequenos erros no seu cardápio online que poderão ter grande impacto nas compras dos clientes.
Tenha itens exclusivos para compra online
Essa é uma prática bastante comum sobretudo em e-commerces do ramo de vestuário. Mas por que não aproveitar o sucesso desse modelo também no delivery online do seu restaurante? Certamente os cliente terão um motivos a mais para fazer pedidos por lá.
Essa estratégia é especialmente útil para conseguir mais compradores para a sua plataforma própria de delivery. Nesse tipo de sistema é possível criar mais alternativas para que os resultados do seu restaurante melhorem de modos variados. Assim, a chave para a expansão dos bons resultados está na atração de clientes.
Se você quer incentivar as compras online, lembre-se que é fundamental deixar claro para seus clientes que determinados produtos estão disponíveis apenas no cardápio online.
A sensação de exclusividade tem grande potencial para chamar a atenção dos clientes e influenciá-los a preferir o app ao telefone, por exemplo. Também pode funcionar como estratégia fundamental para a criação de um público fiel para o app ou site próprios, já que ele sabe que lá há opções especiais.
Seja eficiente também para receber os pedidos
Com o crescimento do seu negócio, é de se esperar que o trabalho se torne mais volumoso. Mas isso não pode de modo algum ser um empecilho para a eficiência da sua produção. Mostre para os seus clientes que seu site consegue receber qualquer tipo de pedido e gerenciá-los da melhor forma possível.
Por isso é tão importante que você mantenha o contato com o cliente durante todo o processo do pedido. Caso seja necessário avisar que encomenda vai atrasar um pouco ou tirar alguma dúvida, você deve ter como entrar em contato diretamente com ele.
E com certeza mostrar a eficiência do seu site tem a ver com a agilidade com a qual o pedido é processado e aceito. Seu cliente pode ficar ansioso se a compra não for confirmada com rapidez. Então é uma boa ideia ter em mente a importância de mantê-lo atualizado a cada passo de processamento do pedido.
Além disso, lembre-se de deixar os valores e descrições detalhadas dos pratos de modo bem claro e de fácil acesso. Isso certamente deixará seu cardápio online receptivo e mais simples. Desse modo os clientes terão menos dúvidas ou reclamações, o que ajudará na agilidade do seu atendimento.
Conclusão
Ter um bom cardápio é fundamental para qualquer restaurante. Qualquer que seja o tipo de cardápio (físico, online, para delivery), o importante é que você saiba usá-lo da melhor maneira.
Muitos donos de restaurante não percebem como o cardápio é um fator essencial para que garantir que os clientes continuem comprando. E também para que comprem cada vez mais.
Ter um bom cardápio não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer algum planejamento. Após entender como devem estar estruturados os componentes de um menu, é essencial estudar o sistema de seu restaurante. Analise falhas e vantagens que o seu cardápio possui frente aos demais, e planeje mudanças de forma adequada.
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