Os filmes são as grandes obras de arte da atualidade, mas quando são inspiradores, focados e pensados na gastronomia, se tornam um entretenimento bem construtivo. Quem nunca teve uma grande ideia vendo um filme no sofá de casa?
Tudo nessas obras as tornam únicas: a filmagem, os ângulos, o modo de capturar a preparação dos pratos, entre outras dezenas de elementos. Dentre tantas boas opções, confira nossa lista de filmes para inspirar uma grande criação na cozinha do seu restaurante.
6 melhores filmes para inspirar restaurantes.
1) Comer, rezar, amar
Estrelado pela grande atriz Julia Roberts, esse é um drama adaptado do livro de mesmo nome. O filme conta a história de uma mulher aparentemente bem-sucedida – uma carreira promissora, um marido e uma bela casa – mas perdida e confusa.
A reviravolta ocorre quando, após um divórcio, ela decide sair da zona de conforto e fazer uma espécie de tour culinário pela Itália. É nesse ponto que começamos a entender o real propósito do filme de mostrar a relação entre autoconhecimento, felicidade e alimentação.
É uma boa pedida para quem quer conhecer novos pratos e apreciar um pouco da trajetória gastronômica da Europa.
2) Julie e Julia
Esse filme é excelente para restaurantes, por ser uma representação descontraída das delícias do mundo da cozinha. A história entrelaça a vida da renomada chef americana Julia Child, interpretada por Meryl Streep, e da escritora frustrada Julie, papel de Amy Adams, através de suas aventuras na cozinha.
As cenas são feitas para despertar o apetite do telespectador de maneira natural. Não existem grandes esforços para fazer a comida parecer artificialmente perfeita, é o caráter real e alcançável dos pratos que dá um toque especial à narrativa.
3) A grande noite
A produção de nome “A grande noite” é ótima para restaurantes, por relacionar uma rotina familiar ao mundo da culinária. A história fala sobre os caminhos seguidos por dois irmãos que imigram da Itália para os Estados Unidos e pretendem abrir um restaurante.
O irmão mais velho possui traços mais temperamentais, enquanto o mais novo é mais empreendedor. Eles tentam colocar um fim na crise financeira da família unindo estas duas personalidades em prol do sucesso do restaurante.
Quando os dois veem uma grande oportunidade para promover o negócio, uma busca por pratos exclusivos e caprichados, ao maior estilo italiano, começa. O espectador pode quase sentir as maravilhas culinárias servidas ao longo dessa grande noite.
4) Ratatouille
Diferente dos outros filmes para inspirar, Ratatouille é uma divertida animação produzida pela Pixar. Um dos maiores sucessos em relação aos filmes para mostrar restaurantes e também uma das mais diferentes histórias contadas pela produtora.
Remy é um pequeno rato que foi agraciado com um dom culinário, possuindo um senso apurado de sabores e aromas. Muito ambicioso, seu maior objetivo é produzir sua especialidade – o prato Ratatouille – para o público francês.
Inspirado por um famoso chef de cozinha, o ratinho entrará em uma aventura por dentro de um dos maiores estabelecimentos da cidade, até conseguir ser aceito como o chef que sempre foi.
5) Garçonete
Produção mais antiga, esse é um dos clássicos de Keri Russell. Ela faz o papel de uma infeliz garçonete, grávida e presa a um casamento ruim, que trabalha criando tortas com títulos únicos, inspirados em sua vida.
A reviravolta do filme ocorre quando a personagem começa um pré-natal com um médico, por quem se interessa. Eles vão embarcar em um caso secreto de muita paixão e atração. Paralelamente, a moça deixa registros de suas tortas em um diário, assim como pensamentos sobre o futuro de seu bebê.
Importante para refletir como sua história de vida pode refletir na cozinha do seu restaurante, positiva e negativamente.
6) A 100 passos de um sonho
A personagem Madame Mallory é muito conhecida por suas habilidades culinárias. Quando um indiano abre seu restaurante ao lado do estabelecimento da personagem, que se sente ameaçada. Uma guerra na cozinha é iniciada para afastar a concorrência o mais rápido possível.
Tudo muda, entretanto, quando a chef conhece o filho do dono do restaurante ao lado. Ela o ensina sobre as tradições francesas na cozinha. O jovem, por sua vez, não abandona a culinária indiana.
No final, o que vemos é uma mistura de tradições e de culturas que deixa o espectador com água na boca. Excelente filme para restaurantes, a produção com certeza ensinará algo a mais sobre essas cozinhas e te ajudará nas futuras inovações gastronômicas do seu restaurante.
Você conhece e recomenda outros filmes para inspirar que não foram citados aqui? Deixe suas sugestões abaixo ou no Facebook do Delivery Direto. Não se esqueça de baixar nosso app para que seu restaurante ganhe mais visibilidade, assim como os estabelecimentos de todas essas histórias.
muito bom o seu artigo
Que bom que você gostou, Janete! Continue acompanhando! 😉