Para começar a promover seu negócio no meio digital, algumas dicas de SEO para restaurante são essenciais. Com isso, você vai poder alavancar o público que tem acesso ao seu restaurante.
Foi por isso que disponibilizamos esse guia prático de SEO (Search Engine Optimization), que pode ser utilizado nos primeiros passos e, assim, ajudar na melhorar a eficiência da divulgação online. O Delivery Direto ainda traz esse artigo, te contando das vantagens e da importância de aparecer nos buscadores online.
Você já se convenceu de que fazer esse tipo de divulgação é realmente uma boa oportunidade, mas fica apreensivo com a concorrência? Isso é totalmente normal.
De fato, a internet é enorme e abriga as mais diversas propostas. Por isso, é necessário se aprofundar nas ferramentas e websites que possibilitem um planejamento estratégico de sua página.
O que são as técnicas de SEO?
A definição desse conceito é simples: o SEO para restaurante utilizado em seu site é um mecanismo de impulso das publicações e da página em si.
Por meio dele, você pode alcançar uma posição melhor nos buscadores online, conseguir mais cliques em seu website e dar enfoques especiais a determinadas postagens.
Principalmente quando tratamos de restaurantes, estar no topo dos buscadores é essencial, uma vez que é muito comum pesquisar endereços, números de telefone e opções de entrega pela internet.
O aumento nos pedidos por delivery e a comodidade conferida pelas entregas são elementos que apenas aumentam a importância do SEO em seu site.
Como são trabalhadas essas técnicas?
É normal que gestores, principalmente os iniciantes, tenham dúvidas quanto às estratégias de SEO para restaurante. Entretanto, não se preocupe. Os dois passos básicos a seguir constituem a maneira mais usual de trabalhar para obter mais visualizações na internet.
Palavras-chave:
São os termos mais procurados em pesquisas online, que podem colocar uma página no topo dos buscadores. Você deve planejar o SEO para restaurante do seu site integrando esses termos às postagens. Para encontrá-los, basta utilizar uma ferramenta especializada, como o Google Adwords.
Links:
É muito comum aumentar o acesso ao seu website por meio de links entre redes sociais. Se o cliente procurar pelo nome de seu estabelecimento, ele pode achar a página oficial, o Facebook, entre outros endereços.
Como você pode melhorar o SEO para restaurante do seu site?
Agora que você já entendeu como funciona o mecanismo de SEO para restaurante de seu site, está na hora de aplicar essas técnicas ao seu negócio. Para isso, separamos alguns elementos que não podem faltar no ambiente virtual de sua marca.
Informações básicas:
Seu website deve conter informações como um número de telefone, o endereço do estabelecimento, o cardápio com preços atualizados e fotos atualizadas do local. Isso torna a experiência do cliente algo intuitivo, além de transmitir a sensação de segurança e comprometimento.
Comentários do público:
O consumidor atual confia muito em comentários de outros clientes, pois essas avaliações são entendidas como mais verdadeiras. Isso significa que um cliente se preocupa tanto com a imagem do estabelecimento, quanto um funcionário. Por isso, deixe uma seção atualizada de comentários em sua página.
Navegação intuitiva:
Um dos elementos mais importantes para SEO no site de seu restaurante é o que chamamos de usabilidade. Seu website é fácil de ser utilizado? As informações estão visíveis? Podem ser encontradas com facilidade? Se a resposta for positiva, você está no caminho certo.
Opções para smartphones:
O acesso por meio de celulares é muito elevado atualmente, fator que torna essencial a produção de uma versão especial de seu website. Além disso, a acessibilidade por celulares conta muito no rankeamento em buscadores como o Google.
Sites de rápido carregamento:
Um site muito pesado ou que não consegue ser carregado com facilidade torna difícil o sucesso do SEO para restaurante. O cliente atual pretende resolver seus pedidos com rapidez e um site que demora para carregar só fará com que o público busque por outras opções.
Mapas:
Já falamos que uma das melhores maneiras de trabalhar com técnicas de SEO no site de restaurantes é por meio de links. O link com um mapa é essencial para melhoras a experiência do cliente, que pode obter as coordenadas de seu endereço rapidamente, sem precisar recorrer a uma página separada.
Marcação correta:
Quando trabalhamos com SEO, a estrutura da página precisa ser corretamente adaptada. Por isso, não se esqueça de garantir que cada uma das seções tenha um título, um subtítulo e uma descrição com palavras-chave.
Presença no Google:
Quando alguém acessa, por exemplo, o Google Maps, seu restaurante está listado? Se você nunca pensou nisso, esse é o momento ideal. Tenha certeza de que você está nas páginas listadas do Google+. Caso isso ainda não seja realidade, você sempre pode recorrer a um cadastro rápido e simples.
Considerações finais
O crescimento de acesso à internet tornou o ambiente virtual um elemento indispensável na maioria dos negócios. Por isso, você deve estar informado e utilizar as técnicas de SEO no site de seu restaurante.
Um dos maiores erros na gestão de páginas virtuais é o esquecimento: o dono de um restaurante cria a página e não atualiza dados. A página se torna, assim, um mero acessório.
Para os que não entendem a importância de um bom rankeamento nos buscadores, um website pode ser realmente um acessório. Porém, agora que você já tem as bases do assunto, não hesite em trabalhar nas plataformas e garantir a fidelização de mais clientes.