Quando chega a hora de expandir seu delivery, muitos detalhes podem acabar saindo errado. Primeiramente, lembre-se de que abrir uma segunda unidade requer comprometimento, além de uma verba disponível. Saber como abrir uma nova unidade pode demandar, também, experiência no ramo.
Se você realmente acha que esse é um momento promissor, fique atento às nossas dicas exclusivas e evite cometer os erros mais comuns nesse processo. Aqui, nós te ajudamos desde o primeiro momento.
1) Separe sua verba corretamente
Um investimento nunca pode ser algo impulsivo ou baseado em palpites. Por isso, seu primeiro passo para esclarecer como abrir uma nova unidade é gerenciar questões financeiras. Mas como fazer isso?
- Saiba com o que você irá gastar: o recomendado é fazer uma lista de materiais e meios necessários para instalação de um restaurante e implantação de um serviço de delivery. Um exemplo pode ser uma tabela de gastos com motoboys ou até com embalagens para a comida.
- Calcule seu lucro estimado: essa pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa, mas ela se tornará mais tranquila se você utilizar os dados de sua primeira unidade como base. Estime um lucro mensal, sempre levando em consideração que você pode obter um percentual menor do que o esperado.
- Estude a região: esse estudo deve ser feito levando em conta o aspecto financeiro, claro. Veja como a população local se comporta, quais são os ganhos médios e como o dinheiro é gasto.
2) Escolha uma localização com potencial
Provavelmente, você já tem ideias quanto a região de seu negócio. Porém, é importante determinar de maneira precisa onde seu delivery vai estar. Negócios maiores, como abrir uma nova unidade, necessitam de precisão.
Para isso, é recomendado que você faça um estudo dos melhores locais dentro de sua cidade ou bairro alvo. Leve em consideração alguns fatores: o primeiro deles diz respeito à proximidade. Sua segunda localização deve estar distante da primeira.
Além disso, você deve checar se o seu conceito de serviços é algo inovador para a área. Quanto menos locais parecidos, mais fácil será seu sucesso. Para entender mais sobre a sua localização em potencial, passe algum tempo por lá e faça um estudo de campo.
Aqui no Delivery Direto, você tem acesso ao mapa de calor, que mostra as áreas com mais pedidos. Você também pode ver as áreas que ainda não são atendidas, mas clientes estão tentando pedir. Saiba como os heatmaps podem te ajudar aqui.
3) Tenha um plano de marketing
Seu primeiro negócio pode ter levado tempo para se estruturar como um grande serviço de delivery. Se isso é verdade, você deve tomar cuidado. Não espere o mesmo desenvolvimento da sua outra localização. Saber como abrir uma nova unidade requer planos precisos de divulgação.
A boa notícia é que você pode utilizar seu primeiro estabelecimento para ter um panorama das coisas que deram certo, assim como das que deram errado na experiência inicial. Mas preste atenção, pois a localização pode mudar completamente suas demandas.
Se o local de interesse tiver características parecidas com o seu lugar inicial, você pode apostar em um plano semelhante. Porém, se é um local completamente diferente, o melhor é fazer um plano do início.
4) Contrate uma equipe de confiança
Tenha em mente que uma segunda unidade significa lucros dobrados, mas significa também que você terá demandas dobradas e problemas dobrados. Todas as questões que você tem que resolver com sua equipe serão provavelmente repetidas.
A melhor estratégia de contratação é a seguinte: como abrir uma nova unidade requer atenção redobrada, mantenha seus funcionários mais competentes, tanto em termos de gerenciamento, como em termos de atendimento, na primeira unidade.
Isso pode parecer estranho, mas pense que é apenas por meio dessa estratégia que você poderá adquirir a liberdade para passar mais tempo na sua nova localização. Como se trata de um negócio novo, é melhor que você esteja presente para coordenar os primeiros passos.
5) Construa um estoque de qualidade
Para ser experiente nas questões de como abrir uma nova unidade, é essencial considerar se prevenir. Você pode pensar que, estando acostumado com um bom inventário pronto em sua unidade inicial, você não terá trabalhos extras.
Na realidade, você terá que montar um estoque do início, com todos os mantimentos essenciais em casos de, por exemplo, aumentos excessivos nos preços de ingredientes. Esqueça a ideia de utilizar o inventário de uma unidade na outra. Isso pode atrapalhar suas finanças.
Se você seguiu nosso guia, pode ficar tranquilo na hora de saber como abrir uma nova unidade do seu delivery. Você tem outras sugestões? Deixe seu comentário e cheque nosso blog completo no site oficial do Delivery Direto!