De acordo com dados do Sebrae, a cada dez restaurantes abertos por ano, apenas sete continuam se mantendo. Além disso, apenas 27% desse grupo conseguem sobreviver por mais de dois anos. Você já se perguntou qual a razão de tantos restaurantes fecharem suas portas muito cedo? A resposta pode estar em vários lugares. É comum que um estabelecimento não consiga se firmar por conta de questões financeiras e de falhas no gerenciamento, por exemplo.
É verdade que gerenciar um negócio pode ser uma das tarefas mais complicadas do mercado. Aqui, nós te mostramos tudo que não pode ocorrer com seu restaurante ou com seu sistema de delivery. Saiba a razão da má gestão da maioria dos locais.
Atendimento desqualificado
Não há dúvida que os clientes são uma peça necessária do sucesso de um restaurante. Além de essenciais, eles são também uma pista comum para encontrar falhas no gerenciamento. Principalmente na era da internet, cada reclamação recebida irá se espalhar para mais consumidores.
Por isso, preste atenção ao atendimento dentro e fora do restaurante. Sua equipe é respeitosa com os clientes? Os pedidos chegam certos e com rapidez às mesas? Eventuais problemas são resolvidos de maneira prática? Todas essas são questões que devemos considerar.
Dica extra: lembre-se que reclamações sempre vão existir. Porém, você não deve fazer com que os clientes insatisfeitos se multipliquem. Se você quer saber mais sobre como manter uma boa relação com o consumidor, leia nosso artigo.
Marketing de má qualidade
Como as pessoas vão conhecer sua marca se você possui um marketing ruim? Realmente, você seria conhecido apenas por quem vai com regularidade ao estabelecimento. Nos dias de hoje, não é assim que os negócios funcionam.
Uma das maiores falhas no gerenciamento está no setor de divulgações. Por isso, não se esqueça de fazer campanha para um mercado definido, utilizar as redes sociais e o ambiente online e ficar atento às estratégias da concorrência, para que você consiga se atualizar.
Planejamento financeiro ruim
As falhas no gerenciamento que são decisivas para o fechamento de um restaurante são as financeiras. É comum que um estabelecimento quebre após muitas dívidas.
Se você não quer se perder nos ganhos e perdas, faça uma planilha atualizada mensalmente, contendo lucros e gastos específicos. Você também pode fazer uma avaliação de despesas constantes, como pagamentos da equipe e aluguéis.
Não se esqueça de estabelecer preços para os serviços e para os pratos de acordo com um estudo preciso sobre o valor dos ingredientes, o transporte e a mão-de-obra da produção.
Gerenciamento descuidado do estoque
Falhas no gerenciamento de seu estoque podem levar a gastos e desperdícios desnecessários. Imagine não conhecer o conteúdo integral de seu estoque, e comprar itens errados.
Uma dica para notar se você está cuidando corretamente de seu inventário, são os extremos: se você estiver com excesso de ingredientes ou com a falta deles, há algo errado.
Os cálculos devem ser realizados de forma a considerar o gasto de cada item com os pratos produzidos por mês. Não se esqueça de considerar possíveis erros de produção ou acidentes no transporte, principalmente quando se trata de um serviço de delivery.
Localização ruim
É comum que uma falha no gerenciamento da localização do restaurante gere muitos prejuízos. Da mesma forma, se você não escolher as áreas corretas para implantar um serviço de delivery, as coisas podem dar errado.
Se você quer evitar esse tipo de problema, basta estudar a área antes de construir uma unidade de seu estabelecimento. Entenda as demandas locais, analise a concorrência e invista em espaços com consumidores em potencial.
Conclusão
Analisar essas 5 falhas no gerenciamento de deliveries pode ser de grande ajuda na hora de entender melhor o seu serviço. Tenha certeza de que você não está cometendo os mesmos erros!
Você já passou por alguma experiência semelhante? Qual dica você daria para quem está começando? Comente abaixo e ajude seus colegas de profissão.