Se você possui um restaurante com site oficial, com certeza já está familiarizado com a rotina de campanha com hashtag. Essa é uma das práticas mais comuns quando se trata de divulgar pela internet. O que muitos não conhecem é o aprofundamento nessa técnica.
É simples colocar hashtags nas postagens ou em palavras-chave. O difícil mesmo é usar a estratégia correta para alcançar o máximo de benefício com as campanhas.
Sabemos que esse procedimento pode gerar muitas dúvidas. Por isso, te oferecemos um guia com o passo a passo para aprender a fazer uma campanha com hashtag no site do seu restaurante.
Primeiro passo: planejamento
Pense nas expectativas
Quando se trata de uma campanha virtual, as pessoas podem ter muitas expectativas que nem sempre correspondem à realidade. Da mesma maneira, poucos sabem o que ocorre quando uma dessas estratégias vai mal.
No melhor dos casos, você começará por colocar uma hashtag em palavras-chave e ganhará muitos seguidores nas redes sociais. Isso significa que você alcançou uma visibilidade por meio das marcações.
No pior dos casos, você não será notado. O problema é que isso pode custar a popularidade do site, além dos valores financeiros que podem ter sido investidos em análises de termos.
Estude seu público-alvo
Essa parte da criação de uma campanha com hashtag é essencial. Antes de começar a colocar marcações em suas postagens, você deve planejá-las.
Em quais palavras você poderá inserir as hashtags? Essa escolha só poderá ser feita se você entender os gostos e preferências do consumidor.
A melhor maneira de fazer isso é estudando o público. Procure, primeiramente, saber sobre a idade média do consumidor, a classe social, a região e o sexo. Isso já dará uma excelente base de trabalho.
Planeje a divulgação de áreas específicas
Por meio da campanha com hashtag, você pode divulgar determinados serviços, áreas ou produtos. Esse modo de planejamento é mais garantido em relação à divulgação pouco pensada de tudo que seu estabelecimento oferece.
Você pode começar escolhendo os elementos que não possuem uma popularidade consolidada. Ao analisar, por exemplo, dois pratos, o alvo de sua campanha deve ser aquele que não é tão conhecido pelos clientes.
Tome cuidado, pois seu conteúdo na internet pode ser avaliado diariamente. Por isso, sempre que você for divulgar um produto, tenha certeza de que ele é de qualidade. Você deve fazer campanhas do que há de melhor, qeu poderá representar o seu restaurante para seu consumidor.
Esses dois fatores unidos, a qualidade e a falta de conhecimento, levarão a sua estratégia de divulgação a outros níveis.
Analise uma campanha com hashtag de sucesso
Você pode observar casos de sucesso para ajudar na escolha e no uso de suas hashtags.
Existem termos que são naturalmente populares e que podem atrair o público da maioria dos negócios atuais. Utilizar essas palavras-chave ao lado das selecionadas pode te ajudar a começar com o processo de divulgação.
Para realizar essa tarefa, não há segredo. Você deve procurar por bons termos nas redes sociais. O Twitter é um dos melhores sites para essa procura, pois existe um uso muito grande de hashtags.
Inclusive, há uma seção apenas para medir a popularidades. É o chamado “Trending Topics”.
Você deve analisar casos de campanhas estruturadas, também, pela concorrência. Você deverá achar uma maior correspondência com a sua área de atuação, o que costuma ser de grande ajuda.
Segundo passo: ação
Organize suas descobertas
Agora é o momento de colocar toda a pesquisa em prática. Com certeza, você achou muita coisa, e precisará de uma organização de todo o conteúdo encontrado.
Você pode usar a estratégia que for mais prática: crie planilhas, listas ou arquivos de texto com um plano detalhado da sua campanha com hashtag.
Experimente as estratégias
Para saber se a teoria realmente se comprova na prática, nada melhor que um teste. Comece a sua campanha testando alguns termos que você pesquisou.
Não se esqueça de que as falhas são normais. Provavelmente, a sua primeira hashtag não vai se tornar viral rapidamente. Não tem problema, o importante é continuar tentando.
Aprenda com os erros
Para cada campanha sem sucesso, existe um aprendizado. Por isso, é importante que a sua equipe faça uma análise do que pode ter dado errado após um caso desanimador.
É apenas dessa maneira que você conseguirá anular essas falhas de sua próxima campanha com hashtag.
O ideal, nesses casos, é a comparação. Se você já produziu uma estratégia de divulgação de sucesso, a compare com os casos que falharam. O produto desse estudo será o seu erro.
Repita os certos
Essa dica final deve ser a mais natural para quem está tentando fazer uma campanha. Mas a questão é o aprofundamento.
Uma boa campanha se constrói através de muitas tentativas: descubra o que deu certo e o que deu errado, depois invista nas ações de maior retorno.
Você deve se aprofundar nas estratégias de sucesso, até que você possua uma fórmula para divulgações com hashtag. Se isso for conseguido, dificilmente você se decepcionará novamente com uma campanha.
Quais hashtags você usa para divulgar o seu restaurante? Comente sua sugestão abaixo!