O fato é: somos seres conflituosos. Resolver conflitos tem se tornado uma das atividades que praticamos constantemente, pois desentendimentos são naturais. Isso significa que eles podem e, provavelmente, vão ocorrer dentro de seu ambiente de trabalho.
Se você possui um restaurante, fique atento. É seu dever resolver conflitos entre seus funcionários, com a ajuda dos demais gestores.
Essa tarefa é mais do que necessária para o desenvolvimento do estabelecimento. É ela que vai ajudar a manter um ambiente saudável, participativo e positivo. Como consequência, essa imagem afetará tanto os membros de sua equipe, quanto os clientes.
Muitos não sabem como agir quando ocorrem desentendimentos. Por isso, selecionamos algumas dicas que irão ajudar. Primeiro, vamos entender como proceder nos casos de brigas.
Afaste o consumidor dessas situações
É importante que o cliente nunca tenha contato com possíveis brigas entre os funcionários. Isso é algo que o público não quer e não pode ver, além de degradar em grande escala a imagem do estabelecimento.
Se um desentendimento em público ocorrer, você deve fazer um sinal com as mãos para que toda a equipe se reúna em um local mais privado. Você poderá, desse modo, resolver conflitos apenas com os membros internos.
Se essa situação se repetir, é interessante pensar em separar cada uma das partes do conflito. Evite que os dois funcionários se encontrem durante o expediente modificando horários e funções.
Não se esqueça de se desculpar aos clientes caso eles tenham visto uma briga. Isso demonstra que você se preocupa com o bem-estar do público. Você deve assegurar que essa é uma situação reprovável pelo restaurante, e que as medidas cabíveis serão tomadas.
Chegue a um consenso
Resolver possíveis conflitos, após afastá-los dos clientes, é uma tarefa que requer consensos. Nesse sentido, você deve tomar a decisão mais equilibrada junto aos membros de sua equipe.
Lembre-se de ouvir e analisar com cuidado as duas versões do ocorrido, para entender melhor o que aconteceu. Seja imparcial na sua decisão e não deixe nenhum tipo de punição afetar de maneira direta o seu funcionário.
Dica importante: relembre sua equipe de que esses comportamentos têm um impacto negativo muito grande. Todos devem entender que isso pode atingir o cliente, mesmo que de maneira indireta, e é péssimo para o desenvolvimento do restaurante.
Agora que já sabemos de ações mais imediatas, podemos entender como manter um ambiente de trabalho de qualidade. Nesse sentido, resolver conflitos pode englobar medidas de prevenção.
Evite criar uma atmosfera negativa
A primeira coisa a se fazer para manter um ambiente agradável é não cair na negatividade. E qual é a maneira mais simples de fazer isso? Vamos ver a seguir.
1) Não manter conflitos
Um conflito que se estende pode significar uma energia ruim circulando constantemente pelo estabelecimento. Ele ainda pode dar lugar a intrigas, fofocas e outros tipos de difamação.
2) Evitar certas atitudes
Existem medidas de prevenção que também agem em torno daqueles comportamentos não aceitados. Para que situações de assédio ou de discriminação, de qualquer tipo, não ocorram, você pode estabelecer um guia de proibições.
É claro que a maioria das pessoas sabe a gravidade desse tipo de comportamento, principalmente em um local de trabalho. Mas ter um documento por escrito torna a proibição mais séria.
3) Separe o pessoal do profissional
Por fim, você deve evitar que conflitos pessoais entrem no ambiente de trabalho. Seus funcionários nem sempre conseguem fazer uma distinção consciente desses desconfortos.
Não há segredo para tratar situações do tipo. Você deve manter um diálogo claro e eficiente com a equipe. Os membros devem se sentir seguros em te procurar para resolver conflitos.
Incentive um ambiente harmônico
Isso pode ser feito de diferentes maneiras. A seguir, mostraremos as mais comuns.
1) Coloque funcionários com personalidades semelhantes nas mesmas áreas
2) Recompense um bom trabalho em equipe, para que essa atitude seja estimulada
3) Esteja em constante contato com todos os departamentos e seus times de trabalho
4) Distribua as tarefas e as horas de trabalho de maneira igualitária
5) Saiba qual dos funcionários pode precisar ser ouvido com mais frequência. Geralmente, eles são os que mais reclamam na equipe
6) Deixe o funcionário resolver conflitos sozinho em algumas ocasiões. Você deve saber distinguir a necessidade de intervenção
7) Mantenha o time ocupado. Desse modo, não sobra tempo para desenvolver conflitos pessoais
Essas ações, se desempenhadas com dedicação, podem ajudar a resolver conflitos de maneira rápida e eficiente.
Se você sabe que desentendimentos ocorrem, é melhor estar preparado. Deixar para agir de última hora nunca gera bons resultados para você e para seu estabelecimento.
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