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Análise de dados: como entender seus clientes

por Juliana Cicereli | nov 3, 2017 | Geral, Marketing para Restaurantes | 0 Comentários

A análise de dados é uma parte essencial da rotina de produção de um restaurante. A boa notícia é que existem bancos de dados numerosos sobre os mais diversos assuntos. A má notícia é que esses dados não estão agrupados e desenvolvidos.

É por isso que você precisa fazer uma análise detalhada das informações e números conseguidos. Dessa forma, você transformará algo aparentemente sem nexo em um guia prático para seu estabelecimento.

Você pode, por exemplo, entender seu cliente de uma forma mais completa com a análise de dados. É disso que vamos falar por aqui.

Por que entender o cliente é algo importante?

Todos sabem que o consumidor é a base do desenvolvimento dos restaurantes. Não podemos escapar da relação com o cliente.

Mas entender o que ele pensa, como age e como se comporta frente a diferentes estímulos é um aprofundamento essencial. E, acreditem, ele é necessário.

Entender o seu cliente te ajudará a tomar decisões. Como todas as decisões de um negócio devem ser pensadas, você pode usar a análise de dados sobre consumo para apostar em medidas satisfatórias ao público.

Os resultados desse tipo de análise variam muito. Você pode entender melhor como implementar uma mudança no cardápio. Há, ainda, a possibilidade de identificar ações de divulgação que têm mais sucesso em seu segmento.

É importante que o estabelecimento se adapte a necessidades do consumidor. Nesse contexto, se a sua análise de dados mostrar uma demanda por determinado serviço, é nele que você deve investir.

Como podemos analisar os dados conseguidos?

Já sabemos que entender o cliente é algo importante. Agora, vamos falar de como realmente fazer isso.

Para algumas pessoas, não é clara a relação entre a análise em si e o entendimento do cliente. O desafio recai também sobre a grande quantidade de informações disponíveis, que podem ser de difícil seleção.

Aqui, você conhecerá os dados mais importantes na hora de entender o seu consumidor. Eles revelam tendências de compras e comportamento.

Dados de localização  

A região atendida pelo seu restaurante diz muito sobre a sua atuação. A análise de dados de localização pode contribuir para que você entenda melhor o meio no qual está inserido.

Você deve começar por analisar informações referentes à densidade populacional das áreas próximas. Depois, a qualidade dessa densidade deve ser entendida.

Em termos mais práticos, você deve avaliar quantas pessoas frequentam o local e de que maneira elas o frequentam. A área é de moradias ou de trabalho? Qual o perfil das pessoas que frequentam o local? Qual a idade dessas pessoas?

Dados da concorrência

O segundo elemento de importância na sua análise de dados é a concorrência. Você deve colher todas as informações disponíveis sobre outros restaurantes da região.

Dados sobre estabelecimentos de outros segmentos podem ser considerados. Entretanto, dê prioridade ao entendimento de negócio do mesmo ramo que o seu, que comercializam o mesmo tipo de alimento.

Isso te dirá como agir em relação a sua produção. Se você possui muita concorrência, uma estratégia de divulgação mais densa pode ser necessária. Se a concorrência é baixa, saiba se promover como uma inovação local.

Dados internos

Agora que a análise de dados já foi feita externamente, vamos passar ao entendimento do cliente que frequenta o seu restaurante.

Uma série de constatações sobre o público pode ser tirada desse panorama. Confira aqui.

  • Idade e sexo: é essencial que você faça uma análise de dados referentes a idade e sexo dos consumidores. Isso servirá para adaptar os serviços, a abordagem aos clientes e o tipo de prato servido.

 

  • Condição econômica: não precisamos dizer que você precisa avaliar a renda dos clientes antes de definir preços. Se você está tendo uma queda nas vendas, essa pode ser a razão: uma análise fraca do poder de compra dos seus clientes.

 

  • Padrões de consumo: apenas ao analisar os horários de entrada e saída de clientes, você pode deduzir a rotina de consumo do seu restaurante. Se os seus clientes têm tempo para sair apenas aos finais de semana, você pode adaptar os serviços nesses dias.

A análise de dados referentes aos clientes pode te ajudar a entender como agir nas mais variadas situações. As citadas aqui são apenas as principais.

Isso reforça a importância de penetrar no mundo do seu público. Por isso, não tenha medo de investir no estudo de mais informações. Muito menos de gastar um tempo analisando o comportamento dos seus clientes.

Quais são os principais dados analisados em seu restaurante? Nos conte sobre o seu negócio aqui. Basta comentar no nosso blog!

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