A contaminação cruzada é um dos maiores problemas que um restaurante pode ter. Esse tipo de crise pode, inclusive, fazer com que o cliente perca a confiança nos serviços oferecidos. Você também poderá ter prejuízos financeiros se a informação se espalhar.
É por causa de todas essas consequências, que você deve dar uma atenção especial à prevenção da contaminação cruzada. Mas como fazer isso? Veremos a seguir que essa é uma tarefa rotineira simples, que pode significar muito para o seu estabelecimento.
Siga nossas dicas e nunca mais seja ameaçado pela contaminação em seu restaurante.
1. Tenha um programa de higiene
Como havíamos dito, a prevenção é um processo rotineiro. Ele começa com a conscientização de funcionários, que compõem o grupo de mais contato com a comida produzida no local.
São ações simples de higiene pessoal que melhoram totalmente a qualidade dos seus serviços. A primeira delas é, com certeza, o hábito de lavar as mãos. Parece desnecessário falar que seus funcionários devem manter as mãos limpas, mas as pessoas tendem a esquecer desse detalhe no cotidiano da produção.
Lembre-se de oferecer o equipamento necessário para manusear os alimentos. Todos os seus funcionários devem possuir luvas para trabalho e aventais de cozinha. O cabelo deve ser mantido completamente preso, com o uso de toucas para não haver riscos.
Você ainda deve evitar que seus funcionários usem muitas joias, principalmente no setor da cozinha. Essa é uma atitude que poucos utilizam, mas que pode evitar que objetos caiam nos pratos.
Por fim, a saúde dos funcionários é algo que deve ser amplamente consideração para evitar a contaminação cruzada.
Você deve garantir que a equipe esteja saudável, sem a presença de doenças. Procure por gripes e resfriados, por exemplo, e oriente para a retirada de um atestado nesses casos.
2. Mantenha equipamentos de lavagem
Sabemos que você deve estimular seus funcionários a lavar as mãos para manusear os alimentos.
Porém, você deve entender a razão pela qual a maioria se esquece dessa ação. Geralmente, a contaminação cruzada por descuidos da equipe tem uma justificativa: a falta de equipamentos em bom alcance.
Você deve manter pias para lavagem de mãos ao longo de diferentes ambientes de trabalho. Não limite o número de equipamentos apenas aos banheiros. A presença física dos móveis lembrará seu funcionário constantemente de lavar as mãos.
3. Use itens separados para cada alimento
Um restaurante de qualidade contém diversos tipos de pratos. Para que a contaminação cruzada não seja um problema em nenhuma das opções, você deve manter os alimentos separados. Vamos entender melhor essa ideia.
Cada alimento precisa ser preparado com o uso de um recipiente. Esse recipiente, claro, deve ser higienizado e mantido em locais limpos também. Ao acabar de usar o utensílio, você deve enviar diretamente à pia para lavagem.
Sabemos que alguns alimentos usam o mesmo tipo de utensílio, mas usar um item para vários ingredientes é uma maneira fácil de acabar com a contaminação cruzada. Por isso, evite, mesmo que isso atrase a produção.
Para manter seus equipamentos separados, você pode usar colorações diferentes para cada tipo de ingrediente. Desse modo, é mais difícil se confundir.
Não se esqueça de que esse tipo de erro é comum na rotina atarefada de uma cozinha. Por isso, é necessário tomar todas as medidas de segurança.
4. Higienize locais e utensílios várias vezes ao dia
Essa é uma tarefa que pode parecer trabalhosa, mas sua importância para evitar a contaminação cruzada é gigante. O processo é simples: você deve estimular a criação de uma rotina de higienização em períodos determinados do dia.
Se o maior fluxo de pessoas de seu restaurante é no horário de almoço, programe uma higienização de todos os utensílios usados para o período posterior. Essa atitude já deixará o ambiente organizado para o horário do jantar.
Não se esqueça de lavar a cozinha e as áreas adjacentes com uma regularidade também. Não adianta manter equipamentos limpos se, por exemplo, o chão estiver sujo.
5. Invista em comidas prontas
Outra maneira de evitar a contaminação cruzada é por meio da compra de alimentos que não precisam de muita preparação. Muitas vezes, o processo de preparação gera resultados semelhantes. Assim, investir em comidas prontas não comprometerá a qualidade do resultado final.
Se você precisa descascar e picar cebola várias vezes ao dia, por que não obter uma versão já ralada do mesmo ingrediente?
Esse é apenas um exemplo de como essa atitude pode economizar tempo. São diversos segmentos que podem ser pensados por meio de raciocínios semelhantes.
Já sabe como melhorar a higiene e evitar a contaminação cruzada? Quais atitudes funcionam melhor em seu restaurante? Comente abaixo.
Muito bom, gostei das informações, parabéns.
Ola! Agradecemos o feedback 🙂