Criar uma experiência inesquecível para o cliente pode ser uma das melhores estratégias de fidelização.
Sabemos que existe o marketing de conteúdo, as interações positivas e a boa propaganda. Porém, ter a experiência pessoalmente é a maneira mais rápida e prática de alcançar o sucesso.
Além disso, essa é uma excelente estratégia para atrair novos consumidores. Na era da internet, as pessoas têm uma comunicação mais próxima. Uma avaliação ruim, por exemplo, gerará centenas de comentários estimulados por aquela interação.
Você não apenas deve evitar que esse tipo de comentário se espalhe, como também deve encorajar o contrário. A experiência inesquecível para o cliente pode fazer com que comentários positivos se multipliquem nas redes sociais.
As pessoas ainda contarão sobre o seu serviço para amigos próximos e para a família. Em um mesmo ambiente, você poderá reunir grupos maiores de pessoas baseando-se nessas interações satisfatórias.
Se as experiências positivas para os clientes são tão importantes, por que grande parte dos restaurantes não investem nisso? A resposta é simples: pode não ser fácil conquistar o público.
Para te ajudar, separamos um guia prático de como criar esse tipo de interação por parte do consumidor. Seguindo nosso modelo, você nunca mais terá dificuldades na tarefa.
Analise todos os aspectos do restaurante
Essa primeira dica talvez seja a mais importante: você deve se colocar no lugar do cliente e avaliar os seus serviços. Quando estamos dentro da equipe, ver as falhas e as possibilidades de melhora se torna complicado.
Sabemos dessa dificuldade, mas você deve tentar melhorar esse quadro. Tire um dia para avaliações das experiências dos clientes, sejam elas negativas ou positivas. Você pode até se comportar como um consumidor nessa pesquisa.
Para te guiar, temos algumas perguntas básicas que devem ser respondidas na análise de seu estabelecimento.
1. O exterior: como é a apresentação exterior do seu restaurante? As pessoas se sentem confortáveis ao entrar? A entrada é limpa e organizada? Como é a atmosfera? A iluminação é de qualidade na entrada?
2. A apresentação: como o seu restaurante pode se tornar conhecido? Qual é a presença dele nos arredores? É um ambiente imponente frente aos demais?
3. A recepção: como os funcionários recebem os clientes que chegam? Como é o diálogo? A equipe está pronta para posicionar o público nas mesas? Existe fila de espera? Como essa fila é manejada?
4. A mesa: quais são os elementos de atenção na mesa? A toalha e os utensílios estão limpos? Falta alguma coisa (como sal, copos, talheres)? A decoração é atrativa e positiva?
5. O prato: como está a comida? Há alguma reclamação? Há uma entrada antes do prato principal? Como está o tamanho da porção comparada aos outros restaurantes? Os funcionários oferecem sobremesas?
6. A saída: como os funcionários abordam para o processo de saída? Como é o pagamento? Há agradecimentos no final? Os pratos foram retirados com prontidão? A mesa está limpa e pronta para o próximo cliente?
Todas essas questões são importantes no momento de desenvolver uma experiência inesquecível para o cliente. Como já havíamos dito, você deve se colocar no lugar do consumidor e ir se perguntando sobre todos esses pontos ao longo do processo.
Colha os dados de sua pesquisa
Depois de realizar o seu estudo, você deve analisar os dados e extrair as informações importantes desse quadro geral.
Não se esqueça de compartilhar a sua experiência com os demais integrantes da equipe. Dessa maneira, você poderá estabelecer os aspectos que realmente estão errados em todo o processo de atendimento.
Se um dos colaboradores reclamou sobre o prato, mas os demais falaram que tudo estava como esperado, fique atento. Essa pode ser uma questão pessoal.
Porém, se uma parte considerável da equipe reclamou sobre a limpeza das mesas, é provável que esse seja realmente um problema. Fatores como esse podem impedir uma experiência inesquecível para o cliente. Todos os detalhes contam!
Dica extra: tente não responder às críticas
Sabemos que é difícil ouvir críticas, mesmo que elas venham da sua equipe. Porém, é necessário entender o benefício dessas reclamações e ultrapassar seu orgulho. É melhor ouvir uma crítica de funcionários do que de clientes.
Examine cada uma das reclamações como oportunidades de melhorar. Pense dessa forma: erramos nisso, mas essa é uma oportunidade para nunca mais repetir a atitude. A experiência inesquecível para o cliente, com certeza, será fruto desses esforços.
Analise o ambiente online
Você já fez todo esse procedimento no espaço físico do seu restaurante, mas a pesquisa não acaba por aí.
Se você realmente quiser criar uma experiência inesquecível para seu cliente, é necessário garantir uma boa interação em diferentes serviços.
Para sua sorte, a pesquisa em plataformas digitais é mais simples. Você não precisará de uma simulação física. Basta garantir que o ambiente digital seja acessível, intuitivo para o consumidor.
O processamento de pedidos de delivery também deve ser rápido. Afinal, você não quer deixar o cliente esperando, ou ele decidirá por outra opção de pedido.
O processo de análise, em termos gerais, não é complexo. Você poderá realizar essa tarefa em um dia e colher os frutos por meses. Garantir uma experiência inesquecível para seu cliente é um investimento essencial!
Como foram suas pesquisas anteriores? Como você pretende melhorar os serviços? Comente conosco, queremos te ajudar em seu negócio!