É implementando delivery que os restaurantes brasileiros conseguem lidar com a crise. A afirmação é estranha para você? Se sim, é hora de rever os seus conceitos.
Há quem nunca tenha pensado que seu restaurante pode driblar a crise implementando delivery. Porém, isso realmente está acontecendo.
Para te ajudar, separamos tudo que você precisa saber sobre o uso do delivery para evitar cair na crise. Confira a seguir.
O que leva à queda de vendas?
Alguns dos motivos que podem causar a queda de vendas são os preços considerados muito altos pelos clientes, problemas com o atendimento, dificuldade em ir até o restaurante para comer, etc. Problemas que se repetem vão levando à perda de clientes e a uma consequente redução das vendas.
Mas às vezes não é um fator que está diretamente ligado à ação ou falta de iniciativa do restaurante apenas. Questões como sazonalidade e crises econômicas, por exemplo, devem ser levadas sempre em conta. Alguns tipos de negócio estão mais suscetíveis a uma queda de movimento por fatores como esses.
Algo que pode também estar afetando as suas vendas é a perda de clientes pela falta de trabalho de fidelização. Se você não tem estratégias de fidelização, pode perder clientes com frequência. Por isso é muito importante saber como trabalhar esse fator de forma eficiente.
Como o delivery pode te ajudar?
Alguns restaurantes preferem cortar serviços e diminuir a qualidade dos produtos em meio à crise. Essa definitivamente não é a melhor solução, já que temos a possibilidade de fazer delivery online.
Está na hora de deixar de olhar para o delivery como um complemento dos seus serviços principais, e vamos te auxiliar nisso respondendo à questão central: afinal, como driblamos a crise implementando delivery?
Maior conforto ao cliente
Pense na seguinte situação: você chega em casa após um dia cansativo de trabalho e precisa sair para jantar. Sua disposição não está te ajudando e você ainda precisa se organizar para o dia seguinte.
Essa é a realidade de quase todas as pessoas que conhecemos, certo? Com o delivery, os problemas de seus clientes acabaram. Basta entrar no site e pedir um prato. O consumidor receberá a comida preparada no conforto de sua casa.
Você ainda pode aumentar a satisfação de seu público implementando delivery. Isso se traduzirá em aumentos significativos de consumo.
Economia de recursos
Pense no tanto de elementos que são colocados em uma mesa de restaurante. Pratos, talheres, guardanapos e decorações custam dinheiro. Para driblar a crise, é importante realizar esses cortes.
Mas como cortar elementos da mesa se o seu cliente precisa comer? Mais uma vez, a solução pode ser encontrada implementando delivery.
Com os pedidos online, você só precisa pensar na embalagem de entrega e nos serviços de motoboy. Por sorte, essas são atividades econômicas.
Muitas pessoas desconsideram o delivery por conta do gerenciamento de motoboys. Realmente, se você não souber realizar a tarefa, tudo pode sair caro. Saiba como gerenciar melhor seus entregadores clicando aqui.
Expansão do mercado
Nada melhor do que driblar a crise e ainda expandir o mercado, correto? Tudo isso pode ser feito com os pedidos online.
A ideia por trás dessa constatação é fácil. Com o delivery, você consegue entregar seus pratos em regiões mais distantes. As pessoas dessas regiões dificilmente iriam até o estabelecimento apenas para um jantar comum.
As pesquisas de mercado podem te ajudar a definir locais de expansão. Elas mostrarão onde você pode obter benefícios implementando delivery, ou seja, onde há demanda pelos seus serviços.
Esse é o tipo de ação de difícil implementação em serviços físicos. Realmente, não há muitas maneiras de atrair um cliente que mora longe para o consumo regular em seu restaurante.
Cuidado, apenas, para que a expansão não seja exagerada. Você deve se lembrar de que o objetivo principal é driblar a crise. Se a expansão custar muito em termos de deslocamento, é melhor deixá-la para outra hora.
Como a plataforma própria ajuda?
Algo muito valioso na plataforma própria é a possibilidade de criar um serviço adaptado às necessidades dos clientes. Ter uma abordagem mais objetiva na hora de oferecer oportunidades é uma boa ideia, já que o caminho de compra será encurtado e suas ações exigirão menos esforço.
Com a plataforma própria você já tem as ferramentas necessárias para manter o contato próximo com o cliente, usando a linguagem que achar mais apropriada. Você pode criar as mensagens que vão conversar melhor com seus clientes e consegue estabelecer a periodicidade ideal desse contato.
Ter um contato que não seja vazio com o cliente é uma forma de dar uma boa impressão. Sua empresa passa a ter uma imagem mais forte para os clientes e você tem mais controle de como vai manter esse contato ativo.
A ideia é que a queda de vendas tem muito a ver com a falta de engajamento dos clientes. E esse é um fator que pode ser contornado com a ajuda de ações simples, que dão uma boa impressão.
Divulgação mais simples
Divulgar o seu negócio pode sair caro quando o restaurante não tem uma plataforma de delivery. Sabemos que a propaganda está entre os primeiros elementos cortados em uma crise.
Porém, com esse corte, o público também pode diminuir. Implementando delivery, você consegue cortar parte da receita de divulgação sem deixar de promover a marca.
Isso ocorre por um motivo simples: é barato fazer marketing online. É claro que existem cobranças para posicionar anúncios por meio, por exemplo, do Google Adwords. Mas nada se compara ao preço de divulgações físicas.
Para fazer uma boa propaganda, seu site deve ter uso facilitado e ser intuitivo. Essas ações já te colocam à frente de muitos dos concorrentes. Não se esqueça de processar os pedidos da maneira mais prática possível.
Dica extra: traga a propaganda para dentro de casa
Você já viu aquelas embalagens de pizza com o contato do estabelecimento? Elas geralmente vêm com um mini cardápio de papel. Essa é uma maneira de divulgar até dentro da casa do cliente.
Implementando delivery, você também pode divulgar na embalagem usada ou por meio de folders colocados com o prato. Isso já reduzirá significativamente seus prejuízos com propagandas em geral.
Uma das melhores vantagens da estratégia é a sutileza. Você não precisa ser insistente ou invasivo para entrar com a propaganda na casa do consumidor.
Superação da concorrência
Implementando delivery, você ainda conseguirá estar à frente de muitos concorrentes. Eles sentirão a crise antes de você, e de maneira mais significativa.
Quanto mais rápido você começar o seu site, mais efetiva será a economia. Os clientes que preferiam serviços concorrentes passarão a comprar no delivery do seu restaurante.
Se você se adiantar, sua marca ainda terá o domínio da maioria das áreas benéficas. Quando a concorrência começar a implementar delivery, o público já estará acostumado com os seus serviços.
Temos, assim, o quadro perfeito para sua prevenção e expansão ao mesmo tempo.
Aqui no Delivery Direto, te ensinamos a superar todas as crises de forma rápida e prática. Curtiu nosso post? Comente abaixo!