Relacionamento é algo fundamental para a vida, não é mesmo? O que tem a ver o e-mail marketing com isso?
Já parou para pensar em relacionamento de negócios? É exatamente o mesmo! Cada vez mais, mais empresas têm se preocupado em criar relacionamento com seus atuais e potenciais clientes a fim de gerar uma rede de fidelização, aumentando assim seu faturamento e aquisição de novos clientes.
Existem algumas formas de fazer relacionamento online, uma das mais eficazes é o e-mail marketing.
Com o e-mail, você consegue falar diretamente com quem está interessado no que você tem a dizer e oferecer, já que essa pessoa possivelmente se cadastrou por interesse no seu assunto ou por ter comprado algum produto seu.
Ainda não sabe por onde começar? Não tem problema.
Continue lendo e veja as 5 dicas que separamos para você começar a trabalhar com essa ferramenta tão poderosa:
1) Preocupe-se em aumentar sempre a sua lista
Se você ainda não tem uma lista, comece agora a construí-la. Sem pessoas do outro lado para receber sua mensagem, não há estratégia por e-mail!
Preocupe-se no primeiro momento em como conseguir o máximo de pessoas* possível para a sua lista, com isso você aumenta o número de clientes prospectados.
Você pode usar diversas estratégias para que isso aconteça. Por exemplo:
- Faça um breve cadastro dos seus clientes na hora do pedido;
- Peça o e-mail das pessoas no site do seu restaurante por meio de pop-ups;
- Faça promoções em que o participante precise cadastrar o e-mail;
- Peça o e-mail de seus clientes no formulário de pagamento;
- Explore o marketing inbound.
As estratégias são muitas, basta você escolher a que mais atende às suas necessidades.
Se você já possui lista, procure sempre aumentá-la.
O Delivery Direto tem uma base de CRM em que todos os clientes cadastram seus e-mails, assim você poderá captar o máximo contatos qualificados com muita eficácia.
*Máximo de pessoas qualificadas, ou seja, que se inscreveram por vontade própria.
2) Seja frequente no disparo do e-mail marketing
Se você não aparecer, logo as pessoas vão esquecer de você e pior, podem começar a se lembrar de seu concorrente, se ele estiver fazendo uma boa propaganda.
Mande e-mails frequentemente para a sua lista, assim você mostra presença e sempre que precisarem de algum produto que você vende, vão lembrar do seu nome.
Procure enviar e-mails nos momentos em que possivelmente seu cliente precisará do seu serviço delivery, como por exemplo, em dias de chuva e finais de semana.
Outra opção é: se você tem mais vendas de quarta-feira, por exemplo, também vale fazer um reforço por e-mail neste dia, por saber que seus clientes já estão pensando em comprar, assim você vai criar uma necessidade. Dessa maneira, a sua conversão aumentará ainda mais.
Com isso, você vai criando lembrança na cabeça das pessoas, fidelizando clientes e atraindo novos para o seu negócio. O Delivery Direto oferece um Programa Fidelidade. Entenda melhor aqui.
Cuidado com excessos, com isso você pode perder contatos e potenciais clientes, afinal, ninguém gosta de receber e-mails da mesma empresa a cada 10 minutos.
A frequência ideal depende muito da aceitação do seu público e necessidade da sua empresa, mande no mínimo um e-mail por semana.
3) Leve assuntos relevantes para seu público
Descubra o que seu público deseja e leve isso até ele, você pode descobrir isso por meio de pesquisa ou enviando diferentes tipos de e-mail e analisando os resultados.
Muitas pessoas que se cadastram na lista de empresas porque querem, por exemplo, receber promoções que você pode explorar de diversas formas, como:
- compre 2 pelo preço de 1;
- concurso cultural; ou
- compre a comida e ganhe sua bebida.
Ofereça também cupons de programas de fidelidade, que você pode emitir por meio do sistema de cupons do Delivery Direto com facilidade e segurança.
Fale também de novos pratos, eventos e dicas de culinária dentro da especialidade de seu restaurante. Pesquise o mercado e o que seus concorrentes andam fazendo para explorar ainda mais assuntos relevantes para seu público.
Descobrindo o que eles querem, a mensagem se tornará mais eficaz.
O Delivery Direto faz uma pesquisa de satisfação por e-mail sempre depois de todos os pedidos. Assim você consegue, além de captar leads, saber onde melhorar, ou novas campanhas a explorar para obter melhores resultados.
4) Escolha bem o título
Um bom título é essencial no momento de escrever o e-mail marketing.
É ele que vai fazer com que no meio de tantos e-mails a pessoa abra o seu.
Lembre-se que você concorre na caixa de entrada com: e-mails pessoais, de trabalho e de empresas disparando campanhas via e-mail marketing, como a sua.
Invista alguns minutos ou horas, se achar necessário, e crie um título que:
- chame a atenção;
- desperte o interesse;
- desperte curiosidade; e
- senso de urgência dos leitores
Seguindo estas regras, seu e-mail tem mais potencial de ser aberto.
Alguns exemplos títulos que despertam curiosidade e desejo são:
- 2 Pizzas pelo preço 1! Abra e descubra como conseguir mais por menos.
(Benefício + curiosidade) - Chuva, filminho e PIZZA EM DOBRO! Que tal essa combinação perfeita?
(Oportunidade + benefício) - Ainda dá tempo. Faça o seu pedido que o frete é por nossa conta.
(Senso de urgência + Benefício)
Leia e-mails de outras empresas, perceba quais deles chamam a sua atenção, e comece a pegar referências para explorar a sua criatividade no seu negócio.
5) Analise os resultados
Analisar os resultados das campanhas feitas via e-mail marketing é a principal forma de você encontrar novas oportunidades.
É por meio dela que você vai descobrir como, o que e quando enviar e-mail para a sua lista.
Analise a taxa de abertura, que indica quantos cliques seu link recebeu.
Analise se suas vendas através de campanhas feitas por e-mail, se houveram muitas pessoas que pediram para se descadastrar da sua lista.
Tudo isso vai te levar a entender a aceitação da sua comunicação e necessidade dos leitores.
Trabalhar estratégias de e-mail marketing é extremamente eficaz para criar relacionamento com clientes atuais ou futuros.
Mostre-se presente, conheça seu público e leve o que ele deseja, procure construir uma lista que, aos poucos, você verá o faturamento da sua empresa crescer.
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