O dia dos namorados é uma das datas mais promissoras para o delivery – se não a mais importante delas. É uma oportunidade de aumentar as vendas e o lucro e ainda encantar o cliente para que ele volte a comprar de você. Porém, para que isso aconteça é preciso tomar cuidado para não cometer alguns erros que podem impedir seu restaurante de vender mais nesta data. Confira no artigo quais são eles e o que fazer!
1-Não ter uma operação automatizada
Se você ainda recebe pedidos de delivery por telefone e WhatsApp, pode correr um grande risco em um dia tão movimentado como o dos namorados. Isso porque, apesar do crescimento de delivery pelo WhatsApp, depender somente deste canal para receber seus pedidos, não é uma solução eficiente para o restaurante. Ainda que auxilie na demanda, assim como o telefone se torna necessário anotar tudo manualmente e repassar para a cozinha. Portanto, em ocasiões com grande volume de pedidos, isso pode significar:
- Clientes sem resposta;
- Erro na anotação de pedidos;
- Retrabalho;
- Perda de vendas;
- Clientes insatisfeitos com a demora;
- Prejuízo financeiro.
Muitos restaurantes delivery tem buscado soluções para automatizar o recebimento de pedidos para evitar esses problemas acima. Uma das ferramentas mais eficientes são site e aplicativo próprio, já que além de automatizar a operação, você ainda não paga comissão.
Seu cliente recebe uma mensagem automática com um link para acessar a loja do seu restaurante, escolhe os produtos, informa o endereço e a forma de pagamento e confirma. O pedido aparece instantaneamente na sua fila e com um clique você já envia para produção. Sem fila de espera no atendimento, sem erros e sem perder vendas neste dia dos namorados!
2-Não investir em uma boa divulgação
Já dizia um ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Apesar da data ser propícia para vendas, a concorrência é grande. Por isso, é importante que você invista em estratégias de divulgação para mostrar o menu que irá oferecer no delivery no dia dos namorados, assim como promoções, e, o mais importante: o seu diferencial, aquilo que vai fazer o cliente querer comprar de você.
Em suas redes sociais, além de acrescentar a temática de dia dos namorados em suas capas e avatares, mostre às pessoas quais pratos você disponibilizará, com detalhes.
Você também pode fazer promoções para o público engajar com a sua marca. Um bom exemplo é realizar um sorteio no Instagram para degustar o seu menu especial no dia 12. Para isso, estabeleça algumas regras como: curtir a imagem da promoção; marcar a pessoa amada; seguir a página do restaurante, entre outros.
Não se esqueça de investir em anúncios pagos para alcançar um número maior de pessoas. Temos um ebook gratuito explicado passo a passo de como fazer uma campanha no Facebook e Instagram ads, mensurando resultados pelo Pixel do Facebook.
3-Não ter um diferencial
Como dissemos anteriormente, além de divulgar seu menu e as promoções para o dia dos namorados, é fundamental que você tenha um diferencial para se destacar da concorrência, que pode ser:
- Embalagens temáticas, românticas e instagramáveis;
- Opção de kit presente junto com a refeição, como por exemplo flores, cartões e chocolates;
- Menu diferenciado e criativo.
Divulgue-os!
4-Não oferecer agendamento e take out
Cada cliente tem necessidades diferentes, por isso é importante ter opções para atender a maioria deles. Assim, oferecer apenas uma forma de entrega torna a escolha limitada. E, principalmente, pode fazer o consumidor desistir da compra e ir para a concorrência.
Casais mais planejadores – ou aqueles que querem fazer uma surpresa – podem optar por agendar o pedido de delivery, para garantir que a comida chegue no horário de sua preferência. E ainda terão aqueles que preferirão retirar direto no restaurante, para não ter que aguardar a entrega do motoboy ou pagar taxas de serviço. Um estudo realizado pelo Google mostrou que a modalidade de compra com retirada no local é uma opção importante para 39% dos consumidores!
5-Não contar com uma plataforma de delivery estável e de boa usabilidade
Se você já opera por plataformas de delivery marketplaces ou até mesmo uma própria, é essencial que ela seja estável para que suporte o grande volume de pedidos sem apresentar inúmeras quedas e acabar prejudicando suas vendas.
Além disso, precisa proporcionar uma boa experiência de compra, sendo intuitiva e rápida. De acordo com um estudo realizado pela Dynatrace, 75% dos usuários de smartphones/tablets abandonam um aplicativo se ele apresentar algum defeito ou for lento. O que não seria nada bom para o dia dos namorados, certo?
Por isso, pesquise bem se sua plataforma é ideal para a data.
Conclusão
Para que você tenha um bom lucro no delivery no dia dos namorados, é essencial que você tenha uma operação automatizada, ofereça modalidades de entrega para o cliente, mostre seu diferencial para destacar-se da concorrência e invista em uma boa plataforma de delivery para não perder vendas.
E quando se trata de plataforma própria, o Delivery Direto é sua melhor opção! Somos líder de mercado no desenvolvimento de site e app próprio de delivery desde 2016, com mais de 5 mil clientes como a Cacau Show, Pop Vegan Food, Grupo Rão, Kitchin. Com nossa solução, além de automatizar sua a operação, você fica seguro em contar com a plataforma mais estável do mercado! Estamos hospedados no Google Cloud e somos do grupo Locaweb, empresa líder na América Latina em serviços de hospedagem e armazenamento em nuvem.
Além disso:
- Desenvolvemos site e app leves, intuitivos e fáceis de usar, com um visual harmônico e que funciona em qualquer dispositivo;
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- Oferecemos opção de agendamento e retirada no balcão;
- Temos uma gestão completa da área de entrega;
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