Apesar de o inverno chegar oficialmente no dia 21 de junho, o frio já está presente em muitas partes do país. É uma época em que as pessoas preferem ficar em casa e pedir mais delivery ao invés de ir até o restaurante. A demanda pelo serviço chega a aumentar entre 20% a 50% em relação ao verão para negócios que investem no delivery, se planejam e aproveitam a oportunidade. Será que seu restaurante está pronto para a melhor estação do ano? Confira as dicas que separamos para ajudar seu delivery a vender muito mais no inverno.
1-Acrescente pratos quentinhos no cardápio
Quando as temperaturas baixam, a procura por comidas mais quentes aumenta. Logo, nesse momento é interessante incluir esse tipo de prato no cardápio, já que suas vendas tendem a ser mais altas.
Normalmente, donos de delivery optam pelas sopas, já que seu preparo é simples e não modifica muito a rotina de trabalho da cozinha. Porém, existem várias outras opções que podem se encaixar melhor no estilo do seu restaurante, como:
- Fondue;
- Massas com molhos mais pesados;
- Risotos;
- Ensopados;
- Feijoada;
- Bolinho de chuva;
- Chocolate quente;
- Carta de vinhos.
A principal vantagem de adicionar comidas de inverno no cardápio é aproveitar o “movimento” maior do delivery, oferecendo opções que vão deixar seus clientes satisfeitos. E para aumentar ainda mais as vendas, recomenda-se deixar claro que o cardápio é sazonal – ou seja, acabará no fim da estação. Isso vai gerar um gatilho de escassez e urgência e uma motivação a mais para que o público prove esses pratos o quanto antes.
2-Faça promoções e divulgue
As pessoas adoram promoções. No inverno, inclua combos promocionais no seu serviço de delivery. Essa estratégia vai atrair mais clientes, afinal, conveniência com combos promocionais são muito atrativos. Ofereça cupom de desconto temático, taxa de entrega grátis em determinados horários e também investir em um programa de fidelidade para incentivar a recompra durante a estação. Temos um ebook com várias promoções criativas que podem te ajudar, é só acessar aqui.
É importante que você use as redes sociais para divulgar o cardápio de inverno e as promoções que irá realizar! Use e abuse da criatividade na hora de divulgar para se destacar da concorrência. Não se esqueça também de investir em anúncios pagos para alcançar um número maior de pessoas. Vale memes, fotos com cenário típico, vídeos, enfim, o que se encaixar melhor com seu público.
3-Invista em embalagens adequadas
A embalagem é um dos pontos mais importantes do delivery. De nada adianta a refeição ser preparada da melhor forma possível, com os melhores ingredientes, se a comida não chegar com boa apresentação ao cliente.
No inverno, em especial, é essencial que ela chegue em uma temperatura quente Embalagens que retenham o calor, perfeitamente lacradas são ideias para os dias mais frios. As de isopor e papel alumínio são ótimas para garantir que o alimento chegue quentinho na casa do seu cliente. Além disso, é preciso estar atento à sacola que envolverá a embalagem e também o lacre da mesma. Para pratos mais líquidos, como sopas e molhos, a tolerância para vazamentos deve ser zero. Um estudo da Galunion e Qualibest revelou que 51% dos clientes já deixaram de comprar em um delivery por problemas na embalagem.
Apostar em embalagens temáticas instagramáveis de inverno também pode ser uma boa opção.
4-Organize a entrega
Depois de encontrar a embalagem perfeita para armazenar o alimento, você precisa garantir que a entrega do restaurante seja eficiente. O ideal é que o prato seja enviado para o cliente assim que ficar pronto, quanto mais rápido, melhor. Além disso, é importante ter planejamento para agrupar as entregas em locais próximos. Isso faz com que o trajeto seja otimizado e consequentemente, que a entrega seja mais rápida e que o produto chegue em boa temperatura.
5- Tenha um canal próprio de delivery
De nada adianta você se preparar para aumentar sua demanda de pedidos se você não tiver um bom canal de vendas.
Isso significa que:
- Sua operação de vendas deve ser automatizada, para que você não perca pedidos de WhatsApp e Redes sociais, além de evitar erros de anotação manual;
- Você não deve pagar comissão por venda, assim pode economizar e ter mais lucro;
- É bom contar com ferramentas de marketing para divulgar promoções e oferecer cupons de desconto e programas de fidelidade;
- É importante que este canal de vendas seja intuitivo, fácil de usar e com boa estabilidade.
E tudo isso você encontra no Delivery Direto! Além das vantagens citadas acima, com o site e app próprio do Delivery Direto você contará com:
- Integração com WhatsApp e Redes Sociais;
- Robô de atendimento de WhatsApp;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Gestão completa da área de entrega;
- Cupons de desconto personalizáveis e email marketing;
- Relatórios Estratégicos de vendas;
- Melhor experiência de compra do mercado;
- Site e App otimizados para sua loja aparecer nas buscas do Google;
- Design customizável;
- Integração com Pixel do Facebook
- E muito mais! Sem pagar comissão por pedido.
Somos líder de mercado no desenvolvimento de site e aplicativo próprio para restaurantes desde 2016. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Pop Vegan Food e Grupo Rão. Temos 3 diferentes planos para atender qualquer tipo e tamanho de restaurante.
Veja o depoimento de um de nossos clientes que aumentou as vendas no inverno através das ferramentas da plataforma:
Gabriel: “O Delivery Direto foi muito importante no inverno. Ele me ajudou a impulsionar as vendas em dias de frio ou chuva. Quando o movimento estava ruim eu ia lá na plataforma e criava uma promoção, um cupom de desconto, ou reforçava sobre o programa fidelidade e aí as pessoas esqueciam da chuva, do frio e compravam. Também fazia frete grátis, mas apenas dentro de um determinado horário. Então com essas ferramentas eu conseguia ir de um dia fraco com R$150 em vendas e terminar a noite com mais de R$1000. ”
Conclusão
Com toda a certeza o frio por si só já significa mais vendas no delivery, porém, investir em comidas mais quentes e em um canal próprio de delivery é a estratégia que você precisa para vender muito mais no inverno! Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos planos e como podemos ajudar seu negócio a decolar.