A recente recessão fez mais do que ajustar os hábitos de gastos das pessoas – também mudou como e quando eles comem e isso pode te ajudar a alavancar a sua receita em horários ociosos.
Por causa do aperto financeiro, mais consumidores se concentraram em negócios e compras menores, inclusive para seus alimentos. Eles estão pedindo menos durante as refeições principais – o que pode torná-las mais ansiosas durante o dia. Como consequência, isso os faz beliscar e lanchar com mais frequência, além de comer durante horas não tradicionais.
De acordo com o relatório de Tendência do Consumidor 2012, 48% dos consumidores estão comendo pelo menos duas vezes por dia, ante 25% em 2010. Como os restaurantes se adaptaram a essa tendência, a participação no mercado de lanches também aumentou de 17% em 2010, para 22% nos dias atuais.
Dados relevantes que podem alavancar sua receita em horários ociosos
Segundo as previsões da Indústria do Restaurante de 2015, os restaurantes encontrariam uma audiência receptiva para ofertas fora de pico, especialmente se ela fosse com um desconto. A construção de negócios durante os períodos fora de pico poderia pagar dividendos para restaurantes de serviços limitados, especialmente se houvesse diferenças de preços.
Na verdade, 77% dos adultos – incluindo 85% dos millenials – responderam que provavelmente iriam a um restaurante fora dos horários de pico se recebessem desconto. E é a partir dessa informação preciosa que reside uma grande oportunidade: aumentar sua receita em horários ociosos.
Manhã e meio da tarde
Uma oportunidade de venda durante o horário de café da manhã é oferecer opções alimentares menores, como frutas frescas e lanchinhos. Muitas pessoas optam por comer essas porções menores antes ou depois do almoço, ou até mesmo no lugar do almoço.
O tempo de inatividade entre o almoço e o jantar também oferece outra chance de aumentar as vendas diárias. Muitos restaurantes identificam às 14 horas como sendo um bom horário para lanchar e como estratégia optam por oferecer descontos especiais entre 14 e 16 horas, estimulando assim o tráfego fora do pico.
Happy Hour
Na sequência temos o horário do Happy Hour, que é entre 17 e 19 horas. Menus de Happy Hour, incluindo bebidas com preços especiais, pequenos pratos e aperitivos são excelentes atrativos.
O Happy Hour acaba servindo como uma ponte para o horário de jantar e muitas vezes torna-se o próprio jantar.
Vale lembrar que com a mudança econômica do país, muitos restaurantes adquiriram o status de “o novo bar”, pois mais consumidores estão permanecendo em um só local ao invés de se deslocar, elegendo os restaurantes para passar uma noite inteira.
Tarde da noite
O jantar de final da noite ou de madrugada também possui um grande potencial de aumentar a receita em seu restaurante.
Os clientes de tarde da noite são aqueles que costumam chegar ao seu estabelecimento depois de uma festa ou de um show, por exemplo. Para conquistar este público você terá que deixar o seu restaurante descontraído e acessível. No menu você pode incluir mais lanches, pratos pequenos, aperitivos e porções para serem compartilhadas.
Fique atento às suas estratégias
Construir uma base de clientes fora de pico leva tempo, esforço e paciência. Acompanhe seus clientes e fique atento às escolhas deles. Planeje o seu orçamento, estude os melhores horários e o estilo de vida dos seus consumidores.
Inicie seus esforços de marketing e publicidade. Crie consistência e divulgue através do seu site, página de delivery, app, em seus menus e mídias sociais. Lembre-se que além de conquistar um público novo, fora do horário de pico, você também pode acabar transformando em clientes regulares durante outras refeições do seu restaurante.
Gostou das dicas para aumentar sua receita em horários ociosos? Já tinha pensando em aplicar uma estratégia assim? Deixe seu comentário.
Boa qual o valor do Delivery direto.
Oi, Luis, tudo bem? Vamos explicar direitinho como funciona o Delivery Direto e esclarecer suas dúvidas. Qual o seu telefone?