Muitos donos de restaurante gastam tempo e dinheiro em estratégias de avaliação de riscos para o estabelecimento. O que muitos não sabem, entretanto, é que esse processo pode ser feito de maneira mais simples.
Não precisamos explicar o quanto é importante fazer uma boa avaliação de riscos, mas é importante mostrar que essa atitude gera vantagens. Você não terá que se preocupar, por exemplo, com prejuízos financeiros e danos ao local causados por alguma falha nos sistemas.
É dessa maneira que você se adianta: ficando à frente de possíveis crises que podem prejudicar a imagem da sua marca. Não sabe como tornar essa rotina de avaliação mais simples? Aqui, te guiamos nos primeiros passos e te damos dicas exclusivas!
Como devemos começar a avaliar os riscos?
É interessante seguir um passo a passo, que poderá te ajudar na hora de controlar crises ou evitá-las.
Lembre-se de que as crises não são totalmente previsíveis, mas você consegue generalizar um procedimento padrão, que resolverá as porções mais críticas de qualquer problema.
É interessante que esse processo de avaliação de riscos seja condizente com a imagem, a missão e os valores básicos transmitidos pelo seu restaurante.
Não se esqueça de que a sua avaliação serve exatamente para proteger a imagem e o conteúdo que o seu negócio pretende passar.
Fique com as nossas dicas a seguir e nunca mais tenha dificuldades com a avaliação de riscos.
Determine os pontos importantes
Na avaliação de riscos, tentamos definir as principais ameaças ao restaurante. Mas isso só pode ser feito se considerarmos uma parte anterior da atividade: os pontos importantes para a marca.
Esses elementos são aqueles que possuem valor real e simbólico para o estabelecimento.
Se você tem uma forte presença online, com sistemas de entrega pela internet e com atendimento ao cliente por meio de sites, fique atento. Esse é um ótimo exemplo de ponto de importância para a empresa.
Você deve prezar, nesse sentido, pela facilidade de comunicação, a relação próxima ao cliente e a prontidão de entregas. Esses são os valores mais básicos de quem atende o consumidor pela internet.
Depois disso, você estará livre para basear as suas estratégias de avaliação de riscos nas coisas que realmente importam. Lembre-se, apenas, de fazer uma avaliação e um combate ao risco para cada área do seu empreendimento.
Como descobrir os pontos de importância
Já sabemos que você deve dar atenção ao que importa dentro de seu restaurante. Mas como isso é feito? Se você não sabe, não se preocupe. O processo é rápido e fácil.
Você pode começar por examinar as suas redes sociais e páginas oficiais. Ali, estão contidos os conteúdos que melhor se relacionam ao cliente e que gerarão mais retorno.
É interessante, ainda, checar os seus parceiros externos para entender melhor sobre a rotina de produção deles. Você ainda pode examinar a concorrência e a imagem de sua marca na mídia.
Comece planejando estratégias
Não adianta querer acertar de primeira quando estamos falando da avaliação de riscos. Você nunca construirá um sistema pioneiro que cubra todas as áreas de importância. É mais provável que o seu sistema se aperfeiçoe com o tempo.
Porém, existem alguns pontos que devem ser estudados previamente, para que seu sistema não seja totalmente falho. Com esse estudo, a avaliação de riscos deve ser capaz de cobrir os erros mais comuns e esperados.
Primeiramente, foque no impacto dos riscos. Quem será atingido por uma potencial crise? Os funcionários, os gerentes e as operações serão impactadas em quais níveis?
Esses fatores dependerão da organização interna de seu restaurante, do funcionamento das máquinas e da hierarquia. Por isso, cada avaliação de riscos deve ser única.
Após essa fase, é importante analisar de que maneira os riscos e possíveis crises vão afetar a imagem da sua marca. Em termos mais simples, você deve se perguntar se aquela ameaça realmente impactará na sua reputação.
Desse modo, você poderá avaliar a gravidade e a urgência de resolução de cada um dos problemas. Essa é uma porção importante da avaliação de riscos, que nunca deve ser deixada para depois.
Tenha um método de resolução
As crises podem acontecer mesmo com uma boa estratégia de avaliação de riscos. Isso é um fato que não deve ser desconsiderado na hora de pensar sobre crises em potencial. Quando algo do tipo ocorrer, você deverá nomear alguma fonte de auxílio.
Ela será responsável por dar satisfações ao consumidor em um cenário de crise. As explicações sobre o caso, as respostas a reclamações e demais atividades correlatas devem ser corretamente transmitidas.
Tipos de riscos comuns
Para terminar, vamos dar 4 dicas que podem te ajudar com os problemas recorrentes que podem gerar riscos para o seu restaurante. Conhecer esses itens é importante para que seu restaurante esteja o mais seguro possível para todos.
1. Cite alimentos alergênicos comuns no cardápio
Algo que pode parecer um detalhe no seu cardápio, pode ser de extrema importância para os seus clientes. Nem sempre é claro para o consumidor qual alimento possui tal ingrediente ao qual é alérgico.
Por isso é importante que seu cardápio deixe claro quais são os alimentos alergênicos contidos nos pratos. Você não precisa listar todos os ingrediente de todos os pratos. Basta sinalizar os pratos contém ingredientes que são alergênicos mais comuns.
2. Faça manutenção regular nos equipamentos da cozinha
Uma parte muito importante do seu trabalho são os equipamentos da cozinha. Eles são usados diariamente e precisam estar sempre em perfeito estado. Com o tempo, os equipamentos vão perdendo a eficiência e sofrem danos, o que pode causar algum tipo de acidente com os funcionários.
Então se certifique de que a manutenção dos seus equipamentos está em dia e se lembre de sempre checar se eles não apresentam nenhum tipo de problema. Essa prática pode evitar muitos problemas desnecessários para o seu negócio no futuro.
3. Treine seus funcionários regularmente
Ter equipamentos em perfeito estado é tão importante quanto funcionários que saibam utilizá-los bem. Assim, você deve sempre se certificar de que eles estão bem treinados para o trabalho.
E o treinamento adequado para os funcionários não diz respeito apenas ao uso dos equipamentos, mas também a como proceder em relação aos clientes. Seus funcionários precisam saber como lidar com situações que possam oferecer algum risco para eles.
É importante que estejam preparados para situações de emergência.Caso algo aconteça no seu estabelecimento, é fundamental que todos saibam como proceder corretamente, de modo a minimizar os possíveis danos.
4. Preste atenção na legislação sanitária
No Brasil, quem cuida da regulamentação de estabelecimentos comerciais é a Anvisa. É ela que fiscaliza a lei sanitária que deve ser seguida por todos os restaurantes. Você com certeza já conhece essa lei, mas às vezes algum detalhe pode passar batido. Principalmente por essa ser uma regulamentação cheia de exigências.
Por isso, você deve sempre se lembrar de ficar de olho para o seu restaurante não estar em desacordo com a lei. Não cumpri-la é muito grave e pode gerar diversos problemas para o seu estabelecimento. Assim, manter o seu estabelecimento dentro da lei sanitária é fundamental e, naturalmente, vai evitar muitos problemas de segurança para os seus clientes.
Vale também um lembrete: nunca fique sem seguro no seu estabelecimento! Lembre-se de contratar um serviço de seguro especializado no seu segmento. O ramo de restaurantes apresenta um risco maior de incêndios, pelo uso constante de fogão, gás e equipamentos como fritadeiras. Além de te fornecer mais segurança, o uso de um seguro especializado é importante para garantir que a operação do estabelecimento poderá ser restabelecida mais rapidamente.
Conclusão
Se você pode usar a internet no processo de avaliação de riscos, você também pode usá-la na resolução. Saber como controlar reclamações de clientes no momento de crise é uma parte importante de estratégias para mídias digitais.
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Já sabe como melhorar a sua avaliação de riscos? Nos conte da sua experiência!