Originalmente escrito por Rodrigo Dantas.
O pagamento online no delivery só traz vantagens para o restaurante e seus clientes. Entenda por que vale a pena e como aderir a esse formato.
Pagamento online no seu delivery: entenda os benefícios
O pagamento online no delivery vem ganhando a preferência dos clientes pela rapidez e praticidade. Afinal, nada mais cômodo para o consumidor do que pagar o pedido na hora pelo site ou app, poder escolher entre vários meios de pagamento e não ter que se preocupar em passar o cartão ou conferir o troco quando o entregador chega. Para o restaurante, o pagamento antecipado também é uma grande vantagem, pois agiliza as entregas e proporciona mais segurança.
Neste conteúdo, vamos explorar os benefícios do pagamento online no delivery e ajudar você a implementar essa solução no seu negócio. Continue lendo e veja por que vale a pena receber suas vendas pela internet.
O que é pagamento online no delivery?
O pagamento online no delivery é uma solução que traz mais praticidade ao cliente na hora de pagar pelo seu pedido no restaurante, pois dispensa o uso de cartões e dinheiro na entrega. Basicamente, é um pagamento realizado por aplicativos e plataformas digitais, com opções de meios como cartão de crédito e débito, vale-refeição e alimentação, débito em conta, Pix e carteiras digitais.
Dessa forma, o cliente não precisa usar a carteira na hora de receber seu pedido e o restaurante não tem preocupação com troco e maquininha de cartão.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), publicada na Forbes, o percentual de empresários que usam o delivery subiu de 54% para 66% durante a pandemia do coronavírus. Além disso, o número de restaurantes que aderiram aos aplicativos de entrega e plataformas digitais subiu de 25% para 72%.
Nessa onda de crescimento do delivery e dos apps, o pagamento online vem se tornando o método preferido do consumidor pela sua rapidez e comodidade.
Como funciona o pagamento online
O pagamento online funciona de forma muito simples: o cliente paga na hora de fazer o pedido pelo aplicativo ou plataforma digital, em vez de pagar na entrega. A transação pode ser realizada por meio de um site, marketplace ou aplicativo próprio. Assim, quando o pedido chega até o cliente, ele só precisa recebê-lo, pois o pagamento já foi feito no momento de confirmação no sistema.
Por exemplo, um cliente pode baixar o app de delivery de uma pizzaria, colocar os itens desejados no carrinho virtual e fazer o checkout instantâneo, escolhendo se prefere pagar com cartão de crédito, débito em conta ou carteira digital. Diferente de negócios de assinaturas, com pagamento recorrente no modelo, as compras e pedidos online precisam oferecer uma experiência ímpar em checkout.
Dessa forma, o estabelecimento recebe o pedido já pago e só precisa preparar e enviar a pizza por meio do motoboy. Quando o entregador chega, o cliente simplesmente pega seu pedido e não precisa perder tempo passando cartão ou recebendo troco. Ou seja: o pagamento online facilita a vida de todo mundo e torna as entregas mais ágeis.
Vantagens de receber online no delivery
São muitas as vantagens de receber pagamentos online no delivery, tanto para o cliente quanto para a empresa.
Confira os principais:
1. Diversificação de meios de pagamento
Oferecer o pagamento online no delivery é uma forma de ampliar as opções disponíveis para o cliente e proporcionar mais conveniência. Hoje, a diversidade de formas de pagamento é um critério importante para a decisão de compra, e pode gerar muitas oportunidades para o negócio.
No app ou site, o cliente pode escolher se prefere pagar com cartão de crédito, débito ou carteira digital.
2. Mais comodidade para o cliente
Nada mais cômodo do que pegar o pedido com o entregador sem tirar a carteira do bolso nem se preocupar em passar cartão ou conferir troco. Com os pagamentos online, seus clientes deixam o pedido acertado com antecedência e só precisam ir até a porta ou portaria para recebê-lo.
3. Rapidez nas entregas
O pagamento online no delivery também agiliza o processo de entrega e garante o recebimento mais rápido do produto. Afinal, o motoboy não precisa parar a cada entrega para receber pagamentos na maquininha ou devolver o troco.
Quem já perdeu um bom tempo esperando o sinal da maquininha sabe como esses minutos fazem diferença no ramo de delivery. Com os pagamentos feitos online, basta deixar o pedido e partir para a próxima entrega. Assim, a empresa consegue atender sua demanda com mais agilidade e os clientes recebem seus pedidos em menos tempo – e, muitas vezes, mais quentinhos.
4. Mais eficiência para o restaurante
A eficiência operacional do restaurante aumenta muito com os pagamentos online, principalmente quando eles são integrados ao sistema de pedidos. A grande vantagem é que o pedido é confirmado instantaneamente, dando início ao preparo e facilitando a organização das entregas.
Além disso, a gestão do restaurante fica mais ágil, pois os pagamentos são contabilizados nos recebíveis e caem diretamente na conta bancária da empresa no prazo estabelecido pelos intermediadores. Mesmo quando o prazo de recebimento é mais longo, é possível contratar serviços de antecipação de recebíveis para ter o dinheiro na conta mais rapidamente.
5. Mais segurança para todos
O pagamento online representa mais segurança para todos os envolvidos. Para o motoboy, é muito mais seguro não ter que carregar dinheiro durante as entregas, enquanto o cliente não precisa sair com a carteira para receber o pedido. Além disso, a empresa tem mais segurança contra possíveis golpes e fraudes em pedidos, graças ao pagamento antecipado.
6. Aumento das vendas
Oferecer pagamento online no delivery é uma solução estratégica para aumentar as vendas. Com essa opção, o restaurante consegue atingir um público mais amplo, especialmente aquele que prefere utilizar carteiras digitais e cartões de crédito para pagar seus pedidos pela internet.
Principais formas de pagamento online
Dependendo do sistema utilizado pelo restaurante, o cliente terá diferentes formas de pagamento online à disposição.
Confira as principais:
- Cartão de crédito: é o meio mais usado em compras online pela sua praticidade, pois permite que o cliente digite o número do cartão uma única vez e memorize no sistema para continuar pagando suas compras em um clique
- Cartão de débito: é usado pelo cliente para pagar à vista nos apps e plataformas, debitando o valor diretamente de sua conta corrente
- Débito em conta corrente: é uma opção interessante para sistemas com integração direta a determinados bancos, além de permitir o débito automático para vendas recorrentes
- Carteira digital: é um meio muito popular atualmente, pois funciona como uma carteira virtual com dados de cartões do consumidor (Ex: Mercado Pago, PayPal, PicPay, etc.)
- Pix: é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que permite fazer transferências em até 10 segundos.
Obviamente, o boleto bancário não pode ser usado como meio de pagamento online no delivery, pois seu prazo de compensação é de até 3 dias úteis.
Como receber pagamentos online
Para começar a receber pagamentos online no seu delivery, você precisa digitalizar sua gestão e escolher a melhor solução para o seu negócio. Confira algumas opções:
Entrar em um marketplace online
Para os negócios iniciantes, entrar em um marketplace é a forma mais rápida de receber pagamentos online. Nesses apps, já existem opções de pagamento no ato do pedido por cartão de crédito, cartão de débito e carteira digital.
No entanto, a desvantagem é ter que pagar as taxas de comissão cobradas por cada venda pelas plataformas, que podem impactar bastante o faturamento. Além disso, você não tem a liberdade de negociar taxas com adquirentes e escolher os meios de pagamento com os quais quer trabalhar.
Ter seu próprio site ou app e integrar pagamentos
Ter seu próprio site ou app é um passo importante para receber pagamentos online e integrá-los ao seu sistema de gestão. Dessa forma, você pode contratar a solução de pagamentos que quiser e negociar taxas com intermediadores e adquirentes, além de ter mais liberdade para gerenciar suas finanças.
Com um gateway de pagamento integrado ao seu sistema, você pode escolher as bandeiras, pagar taxas mais competitivas e oferecer os meios de pagamento que quiser para os seus clientes.
Enviar link de pagamento aos clientes
Com um sistema de pagamentos online próprio, você também pode enviar links de pagamento para seus clientes para ampliar as vendas nas redes sociais e apps de mensagens. Basta enviar o link por Facebook ou WhatsApp, por exemplo, para que seu cliente possa acessar diretamente a página de pagamento com o valor do pedido e escolher um dos meios disponíveis.
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