Para ter um restaurante de sucesso lucrativo não basta apenas um menu e atendimento diferenciados. Existem outras formas de aumentar seu faturamento e principalmente fidelizar seus clientes. Uma tática valiosa é a estratégia na hora de montar o cardápio. Seu cardápio deve conter uma boa descrição dos pratos, não podendo ser meramente ilustrativo. Além de transmitir a identidade visual de seu restaurante.
Recentemente, um estudo da Cornell University, mostrou que os produtos com melhor descrição no cardápio, venderam 28% a mais em comparação aos que tinham uma descrição simplificada. Mas, será mesmo possível aumentar as vendas apenas com mudanças no cardápio do restaurante?
Confira o que você pode fazer.
1- Imagens no cardápio
O primeiro passo é dar atenção às imagens. Afinal, cardápios profissionais são aqueles com equilíbrio entre texto e imagem. Texto demais faz uma leitura cansativa. Já fotos demais causam muito estímulo. Isso pode deixar quem o lê “perdido”, sem saber para onde olhar.
As imagens tem uma função específica no cardápio: chamar atenção aos itens que você escolher. A quantidade deve girar em torno de duas por página. E lembre-se: sempre escreva em uma fonte pequena, no canto da imagem, qual produto é aquele.
Com certeza, depois de tornar seu cardápio visualmente mais agradável, não vão faltar clientes encantados com seus produtos!
2- Menos é mais no cardápio
Um cardápio bem projetado terá um número limitado de escolhas em cada categoria. Estudos provam que quanto mais opções você dá ao consumidor, maior ansiedade ele sentirá na hora de escolher. Então, manter o cardápio simples irá fazer com que eles escolham com mais tranquilidade e mais rapidamente.
3- Usar termos étnicos para parecer mais autêntico
De acordo com o psicólogo Charles Spence, da Universidade de Oxford, um rótulo étnico ou geográfico, como um nome italiano ou espanhol, chama a atenção de uma pessoa para uma determinada característica em um prato e evoca a sensação sinestésica de certos sabores e texturas. Por exemplo, nomear um prato de “Blanco Queso y Carne” soa muito mais apetitoso do que “Queijo Branco com Carne”.
4- Descrição do cardápio
Quanto melhor um restaurante descrever um item, melhor se torna a experiência do cliente com a comida! Palavras têm um grande impacto em como o cliente percebe toda a experiência de comer fora. Muitos restaurantes se limitam a contar apenas os ingredientes do prato, mas a dica é que você adicione descrições que deem água na boca!
- Use a característica de cada ingrediente como fresco, macio;
- Fale do modo de preparo: grelhado, assado, etc;
- Utilize informações para encantar como “molho especial” ou a origem do alimento como “ervas importadas”;
- Brinque com a imaginação do seu cliente e crie curiosidade!
5- Ordem dos Itens e o “Triângulo Dourado”
O triângulo dourado é a parte do cardápio que os clientes leem primeiro. Nessa parte, devem ficar os produtos mais lucrativos e apelativos aos clientes. Isto é, entre os favoritos, escolha os mais lucrativos e coloque nessa área. Você verá que os clientes irão considerá-los um pouco mais antes de pedir. Nós não temos uma resposta muito específica do porquê isso acontece, porém os restaurantes podem facilmente usar isso como um benefício para lucrar mais ao posicionar itens de maior valor neste local.
6- Caixa de destaques
Uma coisa que você pode fazer é utilizar uma caixa de destaque para dar ainda mais atenção a um produto. Quando há algum específico que o restaurante precisa vender (ou algum item mais caro), a caixa de destaque é uma boa maneira de chamar atenção para o item. E claro, a descrição mais elaborada também vai ajudar bastante a aumentar as vendas!
7- Precificação Agrupada
Em menus mais antigos, você verá uma linha pontilhada indicando o final da página onde o preço está localizado. Isso, na verdade, permite ao cliente escolher a opção mais barata com maior facilidade. Ao invés de utilizar essa tática ultrapassada, os restaurantes de sucesso agora estão usando o preço diretamente após a descrição do produto. Isso coloca o foco dos consumidores no item ao invés de ficar comparando preços.
8- Cifrão e preços quebrados
O cifrão deve ser evitado porque se relaciona com gastos. E isso é a última coisa que o cliente pode pensar. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cornell, os convidados que receberam um cardápio sem cifrão gastaram significativamente mais do que aqueles que receberam um cardápio com eles.
E mais, os preços que terminam em 0,95 em vez de 0,99 são mais eficazes e “mais amigáveis” na hora da escolha. Você também pode optar por valores inteiros e deixar o cardápio mais limpo, simples e direto.
9- Adicionais
Se dois produtos seus se diferenciam unicamente por um ingrediente, este pode ser um adicional. As vantagens dos adicionais incluem:
- Maior margem de lucro;
- Sensação de personalização para o cliente;
- Podem gerar combinações que você nunca pensou.
Dê esse luxo aos seus clientes: deixe-os soltar a imaginação.
10- Cores do cardápio
Falando em imaginação… As cores são uma parte importante do efeito visual que o cardápio deve ter. Sua marca deve estar em cada cantinho desse cardápio. Isso não quer dizer “coloque seu logo em todas as páginas”, mas sim, use suas cores. Crie um ambiente de imersão dentro do seu restaurante, começando pelo cardápio. Não se esqueça, também, de usar cores que facilitem a leitura.
Conclusão
Como você pode ver, são alguns pequenos truques que qualquer restaurante pode implementar para montar um cardápio que garanta a satisfação do cliente e a lucratividade do restaurante.
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- Atualização em tempo real
- Envio de foto
- Nome e descrição do prato
- Horário de disponibilidade do prato (pratos de Happy hour, promoção do dia)
- Preço dinâmico (de R$ por R$)
- Categoria do prato
- Variações e complementos
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