Aumentar a recorrência de clientes não é algo natural para um restaurante. Isso significa que você precisa de estratégias para manter o público ativo em seu estabelecimento.
Hoje, vamos falar de uma das técnicas mais conhecidas: os programas de fidelidade. De fato, eles são as melhores opções para quem quer aumentar a recorrência de clientes de maneira simples e rápida. Entenda melhor a seguir.
O que é a fidelização?
Fidelizar o seu consumidor vai além de oferecer bons produtos e promoções de interesse. Você deve se comunicar diretamente com o cliente, para que ele se sinta parte importante do processo.
É isso que os programas de fidelidade fazem. Por meio dessa estratégia, você enxerga o consumidor como um parceiro de longa data.
É por essa razão que não basta atrair o público para um evento em específico, ou para um dia de promoções. A ida ao seu estabelecimento precisa se tornar um hábito.
Não se esqueça que você deve ter um atendimento excelente, além do programa de fidelidade que falaremos a seguir. Aqui, você entende melhor como ter o atendimento ideal e fazer sucesso com seus clientes fidelizados.
Para aumentar a recorrência de clientes, você precisará de programas bem estruturados e inovadores. Vamos ver mais sobre isso com as nossas dicas de diferentes programas de fidelidade.
Invista em descontos por cupons
Essa é a maneira mais conhecida de aumentar a recorrência de clientes por meio da fidelização.
Quando a pessoa chega ao seu estabelecimento, ela não está pensando em uma relação de longa data. É por isso que você deve introduzir essa ideia. Mas como fazer isso?
Quando você identificar um cliente novo, ofereça uma possibilidade de retorno ao final da refeição. Um cupom para computar as idas ao local é uma excelente ideia.
Digamos que você esteja em um restaurante de hambúrgueres. Uma boa estratégia é oferecer um cupom com refeições gratuitas após 5 idas ao estabelecimento.
A cada pedido, você deve marcar um ponto no cupom. Tenha certeza de que o cliente entendeu como a oferta funciona, para que o retorno seja efetivo.
Faça um cartão de fidelidade
Essa é uma técnica cada vez mais usada para aumentar a recorrência de clientes. Ela consiste em oferecer um cartão de fidelidade, que dará descontos nas próximas compras.
Com certeza, você já viu essa estratégia ser usada em outros negócios, como no ramo de vestuário. Você pode, como é feito nessas áreas, oferecer possibilidade de parcelamento, descontos em pratos ou até reserva de lugares.
A maioria das coisas é válida quando você pensa em benefícios por cartão. Só tome cuidado para identificar a demanda do seu estabelecimento.
Se o seu restaurante é forte nos pedidos online, por exemplo, não faz sentido dar preferência de reserva de lugares. Nesse caso, você deve pensar em uma vantagem que realmente vá aumentar a recorrência de clientes.
Use as listas de e-mail
Essa é uma excelente maneira de estruturar uma lista de e-mails junto à fidelização. Afinal, sabemos que uma grande parte dos consumidores não gosta de receber e-mails comerciais sem vantagens.
Você pode fazer diferente e colocar a possibilidade de descontos junto à assinatura. Desse modo, o cliente que escolher fornecer seu e-mail poderá acessar ofertas exclusivas.
Você ainda poderá disponibilizar informações sobre eventos do local ou novos pratos do cardápio. Só tome cuidado para não ser insistente: apresente os benefícios e deixe que o cliente escolha se quer retornar ao restaurante.
Aproveite o delivery online
Você pode aumentar a recorrência de clientes de modo impressionante com o delivery online. Essa é uma boa técnica de fidelização por meios indiretos.
Você não estará realmente em contato com o consumidor, mas seu estabelecimento se fará presente. No final das contas, é isso que importa.
Você pode fornecer descontos, isentar o consumidor do frete ou adicionar um complemento gratuito após certo número de pedidos online. Isso encoraja o retorno do público à plataforma.
Não se esqueça, apenas, de ter um ambiente online de fácil uso. A página deve ser organizada e os pedidos precisam ser processados rapidamente. A acessibilidade é algo que conta na hora da fidelização.
Explore o potencial das redes sociais
Elas são as maiores aliadas dos negócios em crescimento. Por isso, você deve usar as redes sociais para aumentar a recorrência de clientes. Mas de que maneira?
Os programas de fidelização podem ser feitos por meio dessas plataformas. Basta saber o modo mais vantajoso de abordar o público.
Aqui vai uma ideia: por que não bolar uma estratégia de interação? Você pode, por exemplo, produzir um quiz para o público. Quem acertar todas as perguntas ganha um desconto exclusivo.
Como os seguidores de suas páginas são clientes que já conhecem o local, a chance de recorrências aumenta. Além disso, o consumidor será estimulado a entrar em contato com suas redes sociais.
Você ainda pode promover engajamento por meio de sorteios. Tente algo como: “marque três amigos nesse post para participar de nosso sorteio, e ganhe um jantar grátis”.
Pronto! Você fará com que o seu seguidor se interesse por retornar, e ainda promoverá a ida de mais três amigos.
Qual a sua estratégia favorita para aumentar a recorrência de clientes? Comente abaixo!