Um bom atendimento conta muito no momento da avaliação dos clientes. Se você é experiente na ação de manter os melhores funcionários no negócio, sabe do que estamos falando.
É fato que funcionários satisfeitos produzem mais e trabalham com maior intensidade. Isso requer certo sacrifício, tanto da equipe, como dos gestores do local.
Se você quer manter excelentes serviços, fique atento às nossas dicas exclusivas. Com elas, você não terá mais problemas no atendimento e pode focar nas demais questões de seu restaurante.
Crie uma boa atmosfera
É comum que um funcionário não se sinta na posição de fazer reclamações ou sugestões. Muitas vezes, os empregados não têm uma liberdade para isso. Isso pode resultar em uma exclusão do processo de produção.
Se um trabalhador sente que a atmosfera do seu restaurante é mais receptiva e aberta, ele terá oportunidades para falar de suas questões com o emprego e de possíveis problemas. Isso já é extremamente facilitador, principalmente na hora de manter os melhores funcionários.
O que você, como dono do espaço, deve fazer é simples: elimine as questões dos empregados antes que elas comecem a mostrar suas consequências. Ouça, argumente, questione e mostre compromisso com o bem estar do seu funcionário.
Crie uma entrevista periódica
É comum que empresas realizem uma entrevista de admissão. Claro que no caso de seu restaurante, não seria diferente. Entrevistas de demissão também são frequentes e podem ser um ótimo investimento, principalmente para melhorias no local.
Porém, a ideia agora é fazer um modelo de entrevistas para permanecer no cargo. Mas por que isso é importante? Se você souber as razões da permanência, você saberá o que sua equipe está fazendo corretamente, e poderá aplicar os resultados no futuro.
Além disso, a estratégia citada melhora a confiança do trabalhador em sua posição. Para manter os melhores funcionários, isso é excelente, pois você verá exatamente quem está satisfeito com o cargo que executa.
Tenha uma comunicação impecável
Comunicação é um dos pilares mais fortes de uma boa relação com empregados. Como já falamos, uma parte desse compromisso pode ser conseguida ao criar uma atmosfera receptiva para sua equipe.
Lembre-se, entretanto, que isso não é tudo. Você deve se mostrar disponível para atendimento quando for necessário, deve estar presente em todas as decisões do estabelecimento e deve convidar todos os empregados para fazer parte das decisões do negócio. Os membros que se mostrarem mais empenhados já te darão coordenadas para manter os melhores funcionários.
Considere trabalhar com benefícios
Principalmente se seu estabelecimento já sofreu um uma desmotivação da equipe, você deve considerar a possibilidade de dar benefício, por exemplo, aos trabalhadores mais antigos. Essa é uma das maneiras mais efetivas de motivação, além de induzir à fidelidade ao local. Quais benefícios escolher? Aqui, nós te damos uma pequena seleção.
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- Aulas de culinária ou cursos gratuitos, por meio de parcerias com outros empreendimentos
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- Descontos em pratos do restaurante ou refeições periodicamente gratuitas
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- Festas ou eventos em datas comemorativas
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- Benefícios de locomoção, almoço no local ou cesta familiar básica
Pague com quantias justas
Todo empregado gosta de se sentir bem pago, e você deve assegurar que esse é um quesito satisfatório em seu estabelecimento. O pagamento de sua equipe deve condizer com os seus esforços diários e ser um valor competitivo frente aos demais restaurantes.
Se você não pode oferecer um valor maior, que consiga manter os melhores funcionários, compensar a situação é a melhor saída. Os benefícios já citados podem ser boas maneiras de disfarçar a incapacidade de aumentar os pagamentos. Mesmo assim, o correto é tentar pagar seus empregados com o salário máximo possível.
Seja rápido na solução de conflitos
A demora em uma resposta para reclamações é um dos fatores que tiram a motivação dos trabalhadores. Se alguma coisa está fora de seu local original, o esperado é que a situação se resolva rapidamente. Pense que, em alguns casos, falhas podem até impedir um trabalho de qualidade.
Se a equipe se esforça para manter um ambiente ativo e sem conflitos, você deve fazer o mesmo, principalmente para manter os melhores funcionários trabalhando. Você deve receber o problema e resolver todas as questões ao seu redor. Se não for possível, não se esqueça de notificar a equipe e deixar claro que você está se esforçando para melhorar a situação.
Dica extra
Aproveite os bons momentos com a sua equipe para movimentar suas redes sociais. Compartilhar fotos do time é uma ótima forma de aproximar-se dos clientes. Falamos mais sobre isso neste post.
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