A seleção de bons candidatos é uma das tarefas mais importantes de seu restaurante. Por isso, recrutar os melhores candidatos é algo que deve ser feito com o máximo de cuidados.
Para empresas maiores, esse processo pode ser mais simples. Geralmente, existe uma equipe especializada apenas nessas questões.
Mas os locais menores podem sofrer para realizar um processo seletivo de qualidade. Foi por isso que selecionamos as dicas a seguir. Por meio delas, você poderá assegurar a presença de funcionários de qualidade em seu estabelecimento.
Defina qual o perfil de seus funcionários
Ter um perfil é algo essencial para recrutar os melhores candidatos. Cada tipo de empresa tem uma definição do que é um bom membro da equipe.
Nesse sentido, você deve pensar nos cargos disponíveis e traçar características consideradas positivas ou negativas para cada um deles. O que seria bom para um chef, por exemplo? O que seria dispensável nesse caso?
Tudo isso deve estar bem traçado no momento da seleção. Você pode, inclusive, reunir os dados em uma planilha. Sua tarefa é prestar atenção à presença das características valorizadas nos candidatos durante o processo seletivo.
Entenda melhor os seus valores
Toda empresa, mesmo que se trate de um restaurante, deve ter valores e princípios. São eles que norteiam a ação do cotidiano e a relação com o cliente. Além disso, eles ajudam muito na hora de recrutar os melhores candidatos.
Afinal, para que você contrate alguém que tem o perfil de seu restaurante, é preciso saber qual esse perfil. O candidato também deve estar seguro dessa informação, para ter certeza de que a vaga cumpre com suas expectativas.
Definir a cara do seu restaurante pode parecer complicado, mas não é. Você pode começar pedindo que os funcionários de cada ramo de seu estabelecimento descrevam como é trabalhar ali. A rotina e os pontos vantajosos devem ser descritos.
Trabalhe na sua marca
Você já definiu os valores e a cara de seu restaurante? Está na hora de mostrar tudo isso para o mundo. Nada melhor do que a propaganda para ajudar nessa tarefa.
Fazer propaganda é, basicamente, transformar a sua imagem em uma marca. É importante que você contrate um profissional do marketing para desempenhar esse tipo de tarefa.
Com a presença da marca, você conseguirá passar a mensagem de seu restaurante de maneira quase automática. A essência de seu negócio estará contida nessa noção de imagem e seus futuros funcionários poderão ser sensibilizados por ela.
Saiba a mensagem que você quer passar
Além de repassar a essência de seu negócio, o marketing também é responsável por mostrar o reconhecimento obtido nos anos de trabalho.
O seu restaurante ganhou algum prêmio? Participou de um grande festival? Garanta que essas informações estejam em um locai visível de seu site ou até do próprio estabelecimento.
Esse tópico é importante para recrutar os melhores candidatos, uma vez que o reconhecimento chama atenção das pessoas com mais potencial. O profissional qualificado quer trabalhar em um local que possa desenvolver todas as suas capacidades.
Mostre o trabalho de seus funcionários
É claro que, para recrutar os melhores candidatos, você deve falar pelo seu restaurante. Mas por que não deixar os seus funcionários mandarem mensagens também?
Dessa maneira, o candidato se sentirá mais próximo do seu estabelecimento, pois estará dialogando diretamente com seus semelhantes. Para isso, uma boa opção é gravar vídeos de sua equipe e registrar a rotina de trabalho no local.
Invista nas mídias sociais
O futuro do marketing pode ser resumido em uma palavra: internet. Isso significa que você deve ter uma presença online se quiser chamar a atenção de funcionários com potencial.
Sua mensagem já está definida, assim como a imagem de sua marca. Agora, você deve espalhar o recado pelo maior número de redes possível.
Recrutar os melhores candidatos é uma tarefa que demanda essa exposição. Basta pensar que a maioria das pessoas procura por empregos em sites e aplicativos nos dias de hoje. Você não pode ficar de fora desses ambientes.
Além disso, lembre-se de que, depois de se candidatar, as pessoas geralmente vão conhecer melhor o local por meio da página do Facebook ou pelo site oficial. Estar presente significa ser mais valorizado nesse sentido.
Você já pratica essas ações para recrutar os melhores candidatos? Nos conte das suas experiências comentando abaixo!