Se você é dono de um restaurante, sabe que um dos maiores desafios na conquista de novos clientes é a divulgação. Não é fácil elaborar estratégias para concorrer com tantos produtos do mercado, principalmente na internet. Por isso, saber usar algumas ferramentas pode fazer a diferença. Já pensou em usar o Facebook para fazer delivery?
De fato, é difícil saber se uma campanha vai garantir o sucesso de seu estabelecimento. Não há fórmula mágica para atrair o público, mas alguns passos essenciais podem evitar atrasos e prejuízos.
Como fazer uma divulgação online com resultados reais? Como construir uma página no Facebook para delivery com excelência? Como investir de maneira especializada em algo que é tão circunstancial?
Com essas simples dicas a seguir, você não terá com o que se preocupar. Se feita de maneira correta, uma divulgação no Facebook se torna algo tão simples como qualquer outro tipo de propaganda.
Dê uma cara à sua página
Já existe uma página para seu restaurante? Se você tem seu próprio negócio, é provável que sim. O que você deve se perguntar, é se a página está inserida na categoria adequada. O Facebook disponibiliza seis categorias de negócios nas quais seus serviços podem se encaixar. Com isso, uma segmentação de mercado já está definida.
Construa uma boa primeira impressão
Quando o público entrar na página, deve ver algo chamativo e interessante. Como a internet funciona de maneira muito rápida, um produto com fotos de perfil e de capa ruins pode gerar uma evasão de clientes.
Da mesma maneira, a falta de informações no perfil origina desinteresse. Como evitar isso? Vamos te mostrar três passos rápidos na criação de sua biografia online.
Faça links: para que conheçam melhor o seu trabalho, nada mais eficiente do que apresentar seu site oficial e seu perfil nas demais redes sociais, como o Instagram ou o Twitter. Tudo isso deve estar contido no Facebook.
Nesse artigo de nosso blog, nós ensinamos como você pode utilizar um botão integrado ao Facebook para que seus clientes possam fazer pedidos de maneira mais rápida.
Inclua palavras-chave: as palavras-chave ajudam no rankeamento de seus posts e geram engajamento. Não se esqueça de utilizá-las também dentro das redes sociais. Dois ou três termos já estão de bom tamanho.
Trabalhe seu logo: uma boa imagem ajudará o cliente a lembrar da sua marca, e ser lembrado é a condição primária para o sucesso. Construa um logo atraente e, ao mesmo tempo, profissional. Isso trará segurança e seriedade ao seu negócio.
Invista na capa de perfil do seu Facebook para delivery
Para os iniciantes, esse pode parecer um acessório secundário na construção de sua página. Porém, a capa é a maior imagem inserida ali, além de ser a primeira vista pelo consumidor.
Uma ótima ideia é utilizar a capa para divulgar seu aplicativo: coloque uma pequena campanha de propaganda, e não se esqueça de modificar seu design de tempos em tempos.
Produza Facebook Ads
A maneira mais fácil de ter sucesso na divulgação por Facebook para delivery é por meio de anúncios, realizados com o auxílio do botão “impulsionar publicações”.
Esse foi um recurso criado para que mais pessoas consigam ser atingidas pelo post. Os preços pelo impulso de postagens são muito variados e dependem do tamanho do público que você deseja conquistar.
Você deve estar atento, entretanto, pois nem todo anúncio tem os mesmos objetivos. Além da escolha de público, a plataforma permite que o usuário escolha sua finalidade principal. Elas estão em uma grande lista, mas as principais são: promover posts, gerar curtidas, promover cliques para website, entre outros.
Promova ações dos clientes
É claro que você deve fazer parte de sua campanha, mas deixar que o cliente tome algumas iniciativas é essencial, principalmente quando tratamos do Facebook para seu delivery. Por isso, encorajar maneiras de promoção efetivas do consumidor nunca é demais.
Para realizar essa tarefa, você pode criar uma competição relacionada ao seu serviço. Um quiz ou uma batalha de fotografias no estabelecimento, muito comuns atualmente, são modos efetivos de divulgar.
Outra atividade de grande sucesso é a criação de postagens com indagações, dúvidas e questionamento direcionados especificamente ao cliente. Isso gerará respostas e impulsionará sua página.
Encoraje o botão de check-in
Muito comum nas campanhas online, o botão de check-in é utilizado para mostrar que a pessoa esteve em determinado local. Se você procura uma campanha rápida e simplificada de Facebook para delivery, essa é uma maneira.
Como promover essa ação? Você pode, por exemplo, oferecer ofertas exclusivas no momento que o cliente fizer o check-in, liberar acesso às redes de wi-fi ou até oferecer descontos nas próximas idas ao restaurante.
Dica extra: acompanhe a repercussão
Uma campanha de sucesso inclui exercícios contínuos, como ficar sempre de olho nos resultados. Pode ser que uma primeira tentativa de divulgação em Facebook para delivery não gere tanto engajamento quanto o esperado. Porém, você deve pensar nisso como uma oportunidade de aperfeiçoamento.
No painel de controle do administrador da página, estão definidos os números do engajamento e da amplitude alcançados pelo anúncio. Faça uma análise das possíveis falhas e correções futuras, para que erros não se repitam.