A cultura empresarial é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento da imagem do seu restaurante. O problema é: pouco se ensina sobre isso. É comum que os profissionais não utilizem técnicas para criar uma cultura benéfica ou ignorem a importância dela.
Porém, isso não deveria acontecer dessa maneira. É essencial que você saiba como criar a cultura ideal, para que as pessoas se atraiam pelos seus serviços de maneira contínua.
Seus produtos devem ser vistos quase como uma necessidade de seus clientes. Eles devem ter prazer em ir visitar o estabelecimento. Apresentar para amigos e familiares também é um indicativo de que sua imagem, reflexo da cultura, é benéfica para os negócios.
Se você tem dificuldades neste ponto, ou simplesmente quer aprender mais sobre a construção de uma cultura empresarial, está no blog certo. Separamos as melhores orientações para te guiar nesse processo.
Saiba selecionar os seus funcionários
Muitos locais investem em uma rotina de treinamentos para capacitar a equipe. Por mais que essas atividades sejam importantes, o melhor é proceder de outra maneira.
A cultura empresarial é construída por funcionários, e para que isso seja realizado, você deve contratar o melhor time. A dica é investir, desde o começo, em um bom processo seletivo.
Você não deve contratar funcionários distantes dos valores da empresa, pensando em modificar sua forma de pensar mais tarde. Esse não é um procedimento seguro, e pode acarretar prejuízos futuros.
Aguarde e faça a seleção até que um bom membro apareça. Ele te ajudará muito na construção da cultura de seu restaurante se compartilhar das mesmas inspirações.
Crie um negócio focado no consumidor
Não adianta contratar uma equipe de qualidade se a sua imagem não estiver totalmente direcionada ao consumidor. Ele deve se sentir valorizado no processo, para que a sua experiência seja marcante.
O que isso tem a ver com a contratação e com a cultura empresarial? Na verdade, tudo.
Basta você pensar que é por meio dos funcionários que você poderá construir uma cultura focada no cliente. Se você contratar pessoas que pensam em inovar e proporcionar a melhor refeição, já está um passo à frente.
No final das contas, o mais importante é ter uma equipe que pense “o meu trabalho é para o cliente, então devo criar memórias”. É ideal que os momentos passados em seu restaurante sejam surpreendentes para o público. E seu funcionário é peça essencial neste projeto.
Não supervalorize o produto
É verdade que você pode cometer erros no produto e compensar com o seu atendimento. Mas o contrário é impossível. Oferecer um bom produto é ótimo, mas isso não segura o consumidor.
Se o atendimento for ruim, as pessoas se afastarão, não importa o quanto gostaram da comida. Esse é um ponto que deve ser entendido por todos que pretendem investir em uma cultura empresarial de qualidade.
Por isso, cuidado para não dar uma atenção excessiva ao produto. Tenha certeza de que o seu atendimento ao cliente está sendo feito de maneira satisfatória.
Essa atividade contará mais para a experiência geral do público em relação ao produto em si.
Não seja medíocre
Na construção da imagem do seu produto, ou até no tratamento de seus funcionários, você deve ficar longe de termos que parecem medíocres para o consumidor.
Descrever um serviço como “regular” ou “ok” não é um indicativo de que tudo vai bem. Na verdade, você deve se preocupar.
Quando os seus funcionários se acostumam a agir com mediocridade, é nisso que o serviço se transforma. Você deve se distanciar de uma cultura empresarial baseada em preceitos medíocres.
Invista em uma comunicação interna mais visual
Você, provavelmente, já faz isso com os seus consumidores. Ninguém coloca um material com muitas informações escritas nos cardápios, por exemplo. Quando esse é o assunto, sabemos que precisamos de um investimento visual.
É estranho, entretanto, que a mesma coisa não seja feita com os treinamentos internos. Geralmente, eles carregam materiais com muita escrita. Como resultado, eles se tornam pouco interativos.
A dica aqui é proceder com o treinamento de funcionários da mesma maneira que é feita a comunicação com os clientes.
Essa é uma boa forma de criar uma cultura empresarial baseada no dinamismo, na interatividade e na aprendizagem facilitada.
Dica extra: fique atento a mídias sociais e ao ambiente online. Existem diferentes técnicas voltadas para treinamentos internos mais simples. Você pode, por exemplo, investir em mapas e infográficos.
Você possui alguma dúvida? Não tenha medo de nos perguntar. Se você já possui uma cultura empresarial em seu restaurante, comente aqui também. Queremos te conhecer!