O bom uso das redes sociais se tornou obrigatório para restaurantes e deliveries que almejam sucesso. Porém, existem vários fatores que podem estar impedindo seu negócio de crescer e vender mais. Será que você está cometendo algum desses erros nas redes sociais do seu delivery?
Crescimento das redes sociais
A pandemia mudou o comportamento do consumidor. Se antes as redes sociais já eram importantes para os negócios, hoje são essenciais para ter sucesso.
Um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, mostrou que 70% da população brasileira utiliza redes sociais, ficando em terceiro lugar no ranking mundial. A rede mais popular é o Instagram, que teve um crescimento de 230% apenas nos últimos dois anos. O estudo ainda indica que o número de usuários de redes sociais no país deve crescer mais de 20% até o final de 2023.
Esses dados mostram que ter redes sociais para seu delivery é uma realidade indiscutível. No entanto, não basta apenas estar presente no Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra plataforma. É muito importante fazer isso estrategicamente e conseguir que os esforços se transformem em vendas. Por isso, para levar seu restaurante e delivery a um alto nível no digital, definimos 7 erros que você não pode cometer nas suas redes sociais. Confira!
7 erros que você deve evitar nas redes sociais do seu delivery
1-Não ter planejamento de conteúdo
De nada adiantará se você postar um conteúdo hoje e depois não saber quando vai conseguir fazer a próxima publicação. Por isso, você deve criar um cronograma com tudo o que pretende fazer durante um período de tempo, de preferência a cada 15 ou 30 dias.
Sabemos que assuntos do momento podem aparecer, mas com esse planejamento fica muito mais fácil manter um fluxo de criação, garantindo equilíbrio entre os assuntos e campanhas. Anote em uma planilha os dias e horários que você vai postar.
2-Publicar fotos de baixa qualidade
Nos dias de hoje, com tantos recursos disponíveis, é pouco profissional encontrar imagens pixelizadas, desfocadas ou simplesmente de má qualidade, no conteúdo digital de qualquer negócio. Um estudo do Sebrae revelou que para 67% dos entrevistados, a qualidade da foto influencia na decisão de compra. Por isso, não deixe de caprichar nas fotos!
Aqui vão algumas dicas:
- Configure o celular para a melhor resolução possível e ajuste o foco: Escolha sempre que possível a maior qualidade de resolução nos ajustes. Já o foco, faz com que a foto fique mais nítida. Para ajustar, toque na tela do celular em cima do prato até aparecer um quadrado em volta.
- Luz: Quanto mais luz em volta do prato, seja natural ou artificial, mais qualidade de imagem você terá. Mas cuidado com a luz direta e não use flash, compromete a qualidade da imagem.
- Regra dos terços: Ative as linhas de grade nas configurações da câmera. O segredo dessa regra é deixar seu prato em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo-o fora do centro. O resultado é uma composição mais harmoniosa. Segure o celular com as duas mãos para que a foto não saia tremida.
3-Não Interagir com seguidores
A interação com os seguidores também é um fator muito importante para o crescimento e engajamento de uma rede social. Ela ajuda na aproximação do público, deixam o conteúdo mais interessante, convidam o público a participar com opiniões, ideias, comentários e melhoram as métricas de alcance. Reserve um tempo para responder as mensagens, marcações e comentários. Além de criar quizzes e enquetes.
4-Não investir em anúncios
Conseguir monetizar os esforços nas redes sociais apenas com o conteúdo orgânico, pode ser um trabalho com resultados a longo prazo. É por isso que não investir em anúncios pagos nestas plataformas pode ser um erro, já que são peças chaves do marketing de um delivery. Se você tem dúvidas sobre como montar campanhas, temos um material gratuito ensinando passo a passo aqui.
5-Não monitorar resultados
Como todo investimento, as redes sociais precisam de monitoramento constante. Por isso, analise periodicamente os resultados, verificando os acessos e engajamento tanto do conteúdo orgânico quanto dos anúncios patrocinados. Veja se há algo que precisa ser mudado na estratégia, pois, se houver necessidade, faça o quanto antes! Estes ajustes podem te ajudar a melhorar os resultados, economizar tempo e principalmente evitar gastos desnecessários.
6-Não ter um canal próprio de delivery para receber pedidos nas redes sociais
Colocar somente o telefone ou link da sua loja nos marketplaces na bio não é uma boa forma de vender pelas Redes Sociais. Isso porque por telefone você pode perder vendas em horário de pico e por marketplaces, você acaba com sua margem de lucro por conta das altas comissões.
O ideal é que você tenha uma plataforma própria de delivery integrada às redes sociais, como o Delivery Direto. Ao clicar no “Ver Loja” no Instagram/Facebook e abrir seu catálogo de produtos, o cliente é direcionado para seu site próprio desenvolvido pelo Delivery Direto para realizar a compra de forma fácil e rápida, sem a necessidade de ficar mandando mensagens por direct. Ou você pode simplesmente colocar na bio o link da sua loja própria. Assim você automatiza o recebimento de pedidos, não perde vendas e economiza!
7-Não contar com uma ferramenta de gestão de redes sociais
Quanto tempo você gasta fazendo postagens manuais? Para você não perder mais tempo e ainda conseguir obter relatórios com resultados assertivos, é crucial que você invista em uma ferramenta para automatizar seus canais de comunicação e administrar suas redes sociais. E nós temos a solução perfeita para isso!
Em parceria com a Etus, lançamos uma nova funcionalidade: Gestão de Redes Sociais. Com essa integração você conecta seu painel administrativo do Delivery Direto à sua conta do Facebook e Instagram para agendar postagens em mais de uma rede simultaneamente, acompanhar métricas como alcance, visualizações, número de seguidores e novas curtidas. Tudo para você melhorar o desempenho das suas redes sociais e aumentar as vendas. Para saber mais sobre essa integração e nossa solução, é só solicitar contato com nossos especialistas clicando aqui.
Pronto para usar as redes sociais como uma poderosa ferramenta de vendas?
Adorei esse conteúdo, vou aplicar com mais ênfase…
Gostaria de saber de conteúdos para loja de roupas também (Loja: Toda Bonita Fashion)…
Obrigado desde já.
Oi Gerson.
Nosso blog é voltado para negócios da área de alimentação.
Agradecemos seu feedback 🙂
Gostaria sim de saber,mas não sei nada mesmo
Ola Kelson! Para saber mais e solicitar contato com nossos especialistas é só clicar em https://bit.ly/39re8gl
Muito boa as dicas obrigado.. vou tentar ao máximo seguir elas obrigado.. obrigado mesmo..
Oi João! Agradecemos pelo feedback 🙂 boas vendas!
Excelente conteudo. Isso ajuda até quem trabalha com marketing na hora de vender o serviço.
Que bom que você gostou do conteúdo Frank 🙂