Você ainda tem dúvidas da importância de ter seu delivery nas redes sociais?

Foi-se o tempo em que grandes marcas investiam 100% da sua verba de mídia em canais off-line. Hoje em dia todos, desde o filho mais novo do seu vizinho até o dono do carrinho de cachorro quente estão nas redes sociais. Por que será que isso está acontecendo?

As pessoas, no geral, estão em busca de se manter conectadas e de encontrar informação. A maioria delas não está mais interessada em propaganda que não leve algum conteúdo relevante. Todos estão em busca de informação, entretenimento e conexão.

Somente no Facebook, 92 milhões de brasileiros acessam a plataforma a cada mês: isso corresponde a 45% da população brasileira. Sim, é muita gente! Para cada pessoa a mais, uma oportunidade nova!

É hora de sentar na frente do computador, arregaçar as mangas e começar a explorar todo o potencial das redes sociais no seu negócio.

Crie contas nas redes sociais apropriadas

  • Facebook

Hoje em dia são inúmeras as opções de redes sociais. Crie contas apenas naquelas que você conseguirá atualizar e através das quais você consegue atingir o maior número de pessoas que possam se interessar pelo seu produto. Você pode começar criando uma Fanpage no Facebook.

Muitos de seus clientes, atuais e futuros, estão no Facebook. É lá que você terá a oportunidade de se aproximar deles, criando relacionamento, mostrando a cara da sua empresa e despertando desejo de compra.

Ao criar a sua página, não se esqueça de colocar o máximo de informações possíveis de contato, para ser achado facilmente caso alguém se interesse pelo seu produto. Acrescente o botão de pedir delivery.

Muitos clientes entram em contato pelo chat do Facebook para fazer pedido. Porém com o Delivery Direto, você poderá implementar o botão de pedido personalizado com a cara do seu restaurante. Assim, seus clientes poderão fazer pedidos diretamente da sua página do Facebook, tudo de forma automática! É mais fácil para os clientes e para você.

  • Instagram

Outra rede social importante para o seu restaurante é o Instagram. Por lá você pode compartilhar fotos dos seus pratos, dos ingredientes, ou mesmo do seu estabelecimento e equipe.

Essas imagens vão aparecer para seus seguidores sempre que você postar algo novo. É uma ótima rede social para despertar desejo dos seus consumidores e, por que não, a fome!

  • E mais…

Há outras redes sociais que também podem se encaixar no seu negócio como Youtube, Twitter, Pinterest e Google Plus. Analise se elas também se encaixam à proposta de seu restaurante, seu público e estratégia digital que pretende usar, e então crie uma conta.

Não crie e divulgue redes sociais que você não consegue atualizar, seja por questão de tempo ou conteúdo. Isso pode criar uma má impressão para o cliente, de desleixo e abandono.

Melhor ter uma conta atualizada constantemente, do que 5 atualizadas uma vez por semana.

Seja relevante, atual e frequente

De nada vale criar uma rede social se você não levar conteúdos relevantes para seu público.

Faça pequenos vídeos dos seus pratos, divulgue promoções, programas de fidelização e serviços como o de entrega.

Seja atual. Se possível, agregue fatos do cotidiano à sua comunicação na fanpage. Analise se é possível contextualizar para o seu restaurante algum fato sobre o qual todas as pessoas estão falando. Mas muito cuidado com temas delicados como política, religião e tragédias.

Assim como no e-mail marketing, para ter seu delivery nas redes sociais é necessário manter frequência nos posts para não cair no esquecimento do público. O ideal é postar pelo menos uma vez por dia em redes sociais como Facebook e Instagram.

No início, procure postar antes da hora do almoço, em dias de chuva e finais de semana, por exemplo. Com o tempo, passe a fazer testes e mais testes, em diferentes horários e abordagens, assim você poderá analisar e identificar as melhores conversões.

Com isso, você vai criando presença no dia-a-dia das pessoas, atraindo novos clientes.

Siga páginas de outros restaurantes que você tem como referência, para te ajudar a dar ideias de posts (sem copiar, claro) e tornar os seus cada vez mais atrativos.

Interaja com seu público

Ter seu delivery nas redes sociais vai levar você até seu público e seu público até você.

  • Eles vão te procurar…

Eles vão te mandar mensagens, fazer comentários nas suas fotos e podem também, eventualmente, fazer uma reclamação de seu restaurante na sua página.

É importante que você interaja com esse público respondendo as suas dúvidas e reclamações o mais rápido possível, principalmente no segundo caso.

Um cliente insatisfeito busca resposta imediata para o ocorrido, por isso é importante ficar atento caso haja alguma reclamação na sua página e procurar responder o mais rápido possível, de uma forma que o ajude a solucionar o caso.

É importante ter jogo de cintura neste caso e bastante cautela ao interagir com esse cliente. Lembre-se que tudo se espalha em uma grande velocidade nas redes sociais.

  • E você vai procurá-los…

Em seus posts, faça também algumas perguntas para seu público, do tipo:

  • Qual é o seu sabor preferido de pizza?
  • Qual a sua hora preferida de pedir um sushi?
  • Qual é o nosso melhor hambúrguer?

Isso causa engajamento, o que fará com que seus posts se espalhem e mais pessoas conheçam a sua página.

  • #’s no Instagram

No Instagram use hashtags, mas não exagere. Se usar muitas, pode parecer que está desesperado por curtidas.

Use algumas que possuem um grande fluxo de postagens, como #foodlovers, #pizza e #pizzalovers, por exemplo. Mas também use algumas mais específicas, para segmentar mais ao seu público direto, como #sushimooca #2PizzasPor1 e afins.

As hashtags funcionam como espécie de agregador de assuntos, logo todas as pessoas que usam uma determinada hashtag como #foodlovers aparecerão em uma lista de imagens, junto com outras postagens que usaram a mesma hashtag.

É uma chance de você ser encontrado por quem usa as mesmas, afinal estão interessadas no assunto.

Impulsione seus posts em momentos oportunos

Em algumas redes sociais como Facebook, é possível pagar para que o seu post chegue a um maior número de pessoas.

Apesar das postagens na fanpage serem gratuitas, o Facebook faz com que de forma natural elas alcancem apenas um pequeno percentual das pessoas que curtiram a sua página – aproximadamente 6% na data desta postagem –, isso significa que sua mensagem não vai aparecer para todos os usuários da sua página. Para que isso não aconteça, você deve impulsionar a sua publicação.

Em outras palavras, será necessário pagar para que o Facebook mostre seu post para mais pessoas, que curtiram ou não a sua página.

Quanto mais você investir, mais pessoas irá alcançar, então procure momentos oportunos para fazer esse investimento, como promoções, lançamentos e divulgação dos alimentos em dias em de maior pico de pedidos.

Mostre que você também está nas Redes Sociais

Mostre para as pessoas que você está onde elas estão: nas redes sociais!

Aproveite os panfletos, imãs de geladeira, a própria embalagem da sua entrega, o baú do motoboy e todos outros meios possíveis para divulgar seu delivery nas redes sociais. Com isso você tende a conseguir mais seguidores.

Analise Resultados do seu delivery nas redes sociais

Aproveite as páginas do seu delivery nas redes sociais e faça testes de posts com formatos e temas diferentes. Veja como seu público reage a cada comunicação, a partir daí você vai passar a lapidar uma linha de comunicação em sua página.

Analise a quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários dos seus posts. Verifique os resultados dos seus posts impulsionados e se você conseguiu mais seguidores e conversões com essas estratégias.

Estratégias

Apesar de parecer simples, trabalhar uma boa estratégia para seu delivery nas redes sociais demanda tempo e frequente análise quantitativa e comportamental.

De nada vale você simplesmente estar nas redes sociais, é necessário interagir postando bom conteúdo, que chame a atenção do público em meio a tantas outras postagens, que são geradas constantemente.

Sabendo alinhar esses pontos é possível criar uma estratégia eficiente, conseguir novos clientes e apresentar novidades para os que já são.

Sobre o Delivery Direto

Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016, com mais de 5 mil clientes. Só em 2021, geramos mais de R$180 milhões de economia para os restaurantes! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma e nossos planos.