Os Food Trucks estão se tornando cada vez mais populares entre consumidores de todos os locais. É comum andar pelas ruas e ver espaços inteiramente destinados aos pequenos restaurantes móveis, como grandes pátios e praças. O modelo de serviço caiu rapidamente no gosto do público brasileiro e se tornou uma tendência urbana e pensar com cuidado em um bom design para food truck pode ser o diferencial para seu sucesso.
Geralmente, esse tipo de comércio é colocado em grupos de dez ou quinze veículos. Isso pode ser um desafio para quem está começando, pois a concorrência é alta e está localizada na mesma área de seu estabelecimento.
Para que seu negócio seja atrativo, não existe segredo. É preciso investir em alimentos diferenciados, de acordo com as demandas locais, e em um acabamento sofisticado. Para te ajudar, aqui estão 10 dicas de design que vão garantir o sucesso de seu negócio.
1. Seja um destaque entre outros veículos
Uma boa ideia é analisar os demais Food Trucks em sua área, para não correr o risco de produzir um acabamento muito parecido.
Estude a pintura, as cores, os desenhos e a apresentação de seus concorrentes. Criar algo totalmente novo pode ser arriscado, mas é a chave para chamar a atenção do público.
2. Dê importância ao menu
Os pátios destinados a esse modelo de estabelecimentos são muito diversos e permitem que o cliente ande pelo local para fazer sua escolha. Por isso, você deve localizar muito bem seu menu e mostrar diretamente o produto que está sendo comercializado. Ninguém vai parar em cada uma das lojas para fazer perguntas.
Coloque placas de tamanho grande na frente do veículo, enfeite as laterais, escreva com letras chamativas e fáceis de entender e indique as promoções oferecidas pelo restaurante.
3. Esteja protegido das mudanças climáticas
Ter um Food Truck é estar constantemente a céu aberto. Esse pode ser um problema caso sua cidade enfrente muitas chuvas, por exemplo. O ideal é optar por lonas e coberturas, principalmente nos locais onde os clientes sentam.
Outro desafio pode ser condições extremas, como o frio. Já existem no mercado os aquecedores portáteis, que você pode colocar ao lado das mesas.
Pensar em design para food truck vai muito além da pintura.
4. Crie um ambiente descontraído
A seriedade pode combinar com outros estabelecimentos, mas não é o caso desses pequenos veículos. As pessoas procuram pelos chamados Food Parks em momentos mais descontraídos. Uma pintura mais colorida, desenhos mais chamativos e até uma música ambiente são fatores ideais para estabelecer um ótimo clima.
5. Modifique a estrutura do veículo
Os Food Trucks são parecidos: todos são pequenos caminhões desenhados com uma abertura por onde você poderá receber e entregar os pedidos aos clientes.
Ao pensar no design para food truck, se você procura por um destaque, pode modificar elementos como o formato, de acordo com o produto vendido. Se você vende comida japonesa, por que não produzir um caminhão em forma de peixe, por exemplo?
Ou então até mais simples, você pode pensar em colocar um único elemento que lembre aquela comida que está vendendo. Seguindo a ideia da comida japonesa, você pode fazer a janela lateral em forma de peixe, ou de uma barbatana, colocar um rabo de peixe na parte de trás do caminhão, e por aí vai.
6. Seja acessível
Para atrair clientes, seu veículo deve parecer acessível. Algumas dicas podem ser essenciais nessa tarefa. Primeiramente, garanta que sua abertura para pedidos diretos é grande o suficiente e está na altura do cliente. Você também deve manter janelas abertas e luzes interiores, indicando uma disponibilidade de contato.
As mesas devem estar em uma área próxima do veículo, para que o público tenha facilidade em se deslocar para pegar o pedido. Não se esqueça de colocar uma quantidade razoável de assentos.
7. Coloque elementos digitais
Uma pequena televisão, um anúncio ou banners digitais são muito atrativos. O consumidor atual está acostumado e se sente bem em ver elementos digitais no restaurante. Essa ainda é uma forma mais fácil de chamar o público, se comparada aos menus físicos.
Anúncios digitais podem ser utilizados para diversos fins. Você pode colocar opções de pratos, ofertas exclusivas, combos, descontos do dia, entre outras coisas em uma televisão. Com certeza, esse será um gasto muito bem recompensado.
8. Tome cuidado com as luzes
As escolhas de luzes podem modificar o ambiente de maneira radical. Basta uma luz mais escura e fraca, por exemplo, para o local perder seu clima de agitação e festa. Não é isso que os donos de Food Trucks buscam quanto ao design.
A tarefa não é complexa. Você pode iluminar o ambiente pendurando luzes de acordo com as necessidades do veículo. Não se esqueça de iluminar locais como a placa do menu, o lugar de atendimento, o caixa e as mesas.
9. Atenção às cores, quando se refere a design para food truck
Uma tarefa básica no momento de escolha das cores é a combinação com o seu negócio e com o produto vendido. Se sua mercadoria é, por exemplo, hambúrgueres, cores claras não são ideais. Você deve optar por tons mais vivos.
Lembre-se que as cores despertam sentimentos no público. O vermelho e o amarelo são cores mais virtuosas e dinâmicas. O laranja coloca um ar extrovertido ao estabelecimento. Já cores claras e mais fracas demonstram uma tranquilidade e um clima mais reservado.
10. Dê um destaque à marca
Quando pensamos em design para food truck, não podemos esquecer que seu logo e o nome do seu Food Truck são dois elementos que devem aparecer na frente do veículo, em uma posição que seja de fácil visualização pelo cliente.
É por meio desse logo que você será lembrado e poderá fidelizar o público. Por isso, dê muita importância a essa colocação.
Dica extra: saiba gerir seu estabelecimento
Não adiante criar o design para food truck perfeito sem saber gerir seu negócio. Fique atento aos preços, à competitividade dos produtos e às plataformas escolhidas para administrar o restaurante.
Aproveite para ver estas 5 dicas para montar seu Food Truck.
Se você não quer correr riscos, no Delivery Direto temos opções de aplicativos para Food Trucks, que te ajudarão a melhorar a receita e a impulsionar as vendas. Agora é só começar!
Boa ideia, espero receber novas idéias de gestão desse tipo de negócio.
Que bom que você gostou, Homero! Continue acompanhando o nosso blog e dê sugestão sobre temas que seriam interessantes para você. Abs.