Criar a embalagem para delivery perfeita é um requisito para melhorar a qualidade do serviço de entregas. Muitas pessoas desconsideram esse detalhe e acabam por promover uma imagem ruim do negócio.
Sim, esse pode até ser um detalhe do processo. Porém, é um daqueles detalhes que podem colocar tudo a perder se não forem considerados com sabedoria. Que dono de restaurante quer isso?
Se você ainda não avaliou a sua embalagem para delivery, não se preocupe. Vamos te ajudar a entender melhor sobre essa questão aqui! Confira a seguir tudo que você precisa considerar para oferecer um serviço de sucesso.
Considere o tipo do restaurante
O tipo do restaurante diz muito sobre como deve ser a sua embalagem para delivery. Antes de começar, você deve entender mais sobre a comida que você oferece. Para entender melhor, vamos fazer um bom exercício de imaginação.
Vamos fingir que você possui um restaurante de comida japonesa e um colega possui uma pizzaria. As embalagens precisam ser radicalmente diferentes ou você está fazendo algo errado!
As peças de um prato de comida japonesa não podem se misturar ou se deformar. Elas devem estar bem presas ao recipiente, evitando acidentes que podem acabar com a cara da comida.
A pizza é algo mais individual. Você precisará de um recipiente sem divisórias, mas com o formato redondo para sustentar o pedido. Em um prato de comida japonesa, é provável que você use muitas divisórias.
Proteção em primeiro lugar
A proteção deve estar em primeiro lugar. Antes de pensar em um formato bonito ou em um design que combine com a sua marca, você deve pensar se a estrutura pode proteger o pedido.
Os clientes não gostarão de receber a comida amassada e revirada. Imagine então abrir a embalagem e ver que ela está toda suja de comida. Isso é uma péssima visão para qualquer restaurante, de qualquer ramo.
Em caso de dúvidas, você deve escolher uma embalagem para delivery que não dê espaço para a comida se mexer. Não se esqueça de ver se o recipiente cabe na mala da moto.
Evite amassar a comida
Agora, vamos falar sobre o material da sua embalagem para delivery. Cada tipo de prato precisa de um material, que vai depender da fragilidade da comida. Como já falamos, um prato de comida japonesa é muito frágil, por exemplo.
Apesar dessas distinções, você deve considerar um material resistente, para fazer várias entregas de uma vez sem amassar a comida. Imagine se você colocasse uma pilha de pizza na moto, com uma embalagem pouco resistente.
Na dúvida, escolha algo de papelão ou de plástico. O plástico é uma opção certeira na maioria dos restaurantes, pois ele não permite vazamentos e não se deteriora com o contato da comida. A superfície nunca vai derreter se cair um pouco de molho ali.
Observe o tamanho da embalagem
O tamanho da sua embalagem para delivery deve ser considerado na hora de tomar uma decisão. Para isso, é interessante que você observe a quantidade de comida que você disponibiliza para entregas.
Imagine o que pode acontecer se você colocar um prato menor em uma embalagem grande. É muito provável que a comida se mexa no momento da entrega, resultando em uma aparência um pouco desagradável.
Para não errar, você só precisa ter certeza de que o conteúdo da sua embalagem não está se movendo. Para facilitar, é só ver se há um espaço entre a comida e a embalagem. Se ele existir, você deve optar por algo menor.
Cheque o recipiente da moto
Tudo está indo bem com a embalagem do seu delivery, mas você ainda não viu a mala da moto? Corra para resolver essa questão! Você não pode decidir sobre o tamanho do recipiente sem conferir se a sua entrega vai caber.
Existe uma grande variedade de malas para motos, principalmente no ramo das entregas. Você só precisa saber quantos pedidos vai carregar de uma vez, e já pode fazer o cálculo do tamanho.
Não se esqueça de tomar cuidado com os acidentes. Se a mala ficar muito pesada, o motoboy pode cair e se machucar. Você deve tentar fazer o máximo de entregas de uma vez, mas não precisa arriscar a saúde de ninguém.
Atenção ao design
Agora que as orientações mais importantes já passaram, você pode se focar no design da sua embalagem para delivery. Esse é um elemento importante para promover a sua marca.
Escolha a melhor opção para deixar a embalagem com a sua cara. Você pode colar um adesivo do seu logo ou encomendar um desenho na tampa do recipiente. Não se esqueça de deixar os dados do seu contato nessa superfície para mais informações.
O design é uma questão mais livre. Você pode usar toda a sua criatividade para adaptar o logo. Divirta-se!
Já avaliou a sua embalagem para delivery? Nos conte nos comentários!
Siim!!! Amei a matéria e principalmente essa parte ”Antes de pensar em um formato bonito ou em um design que combine com a sua marca, você deve pensar se a estrutura pode proteger o pedido.”
Realmente, nós de restaurante temos que tomar muito cuidado com a segurança no delivery! Já tive cliente reclamando que o pedido chegou violado!!!
Enfim, achei uma solução para o meu restaurante, são embalagens seladas e antivazamento! Depois disso, só elogios
Que maravilha Elisabetta! As embalagens são fundamentais mesmo para um delivery eficiente 🙂
Ótimo post!
Essa dica “Cheque o recipiente da moto” realmente faz sentido, já tive uma experiência desagradável com isso como um cliente.
Comprei uma pizza e o recipiente da moto era mais para lanches, quando chegou eu já vi que tinha q ficar aberto o recipiente para caber…
Pizza já chegou fria.
Gostei muito das dicas.
Oi Fabio! Agradecemos o feedback 🙂