Uma tendência atual, principalmente em nosso país, é a elevação dos custos de alimentos e, consequentemente, do preço final para o cliente. É fato que comer fora tem se tornado mais caro. As pessoas, em geral, optam por comer fora em datas mais específicas, fazendo escolhas limitadas.
É por isso que você deve ficar atento aos preços do menu de seu restaurante. No caso do delivery, a história não é diferente. As pessoas estão se tornando mais cuidadosas na pesquisa de preços dos serviços de entrega.
Apesar disso, o delivery tem crescido. Essa demanda faz surgir a necessidade de gerenciar os custos de alimentos para entrega com mais sabedoria, afastando os concorrentes e fidelizando consumidores.
Essa pode parecer uma tarefa complicada, mas não se preocupe. Aqui, nós te mostramos os passos essenciais para gerir preços sem erros.
1) Controle seu estoque
Você sabe para onde seus alimentos vão? Se você é dono de um grande estabelecimento, esses recursos podem ser de difícil controle. Para gerenciar os custos de alimentos com eficiência, uma dica básica é manter um estoque organizado.
Qual a quantidade média de cada ingrediente que você gasta por mês? Quais ingredientes são necessários para cada prato? Esses são detalhes que você pode colocar em uma planilha de atualização mensal.
2) Acompanhe as vendas
Tão importante quanto manter um bom estoque é acompanhar a preparação dos pratos e suas respectivas demandas. Qual o prato mais popular do restaurante? Essa é uma boa pergunta para começar a pensar nos ingredientes que precisam ser mais comprados.
Você ainda deve observar as tendências de cada época do ano em relação aos pedidos. É comum que no inverno, por exemplo, as pessoas optem por pratos mais quentes. Planeje a compra dos ingredientes necessários com antecedência.
No Delivery Direto, essa tarefa se torna ainda mais fácil. Por meio da plataforma, você acompanha em tempo real os pratos que mais saem e os pedidos mais populares de cada mês. Para dar maior visibilidade aos seus produtos, você pode otimizar os carros-chefe do restaurante, deixando-os no topo de sua página.
3) Preveja aumentos em custos de alimentos
Existem categorias de trabalho especializadas em realizar essas previsões. Esses profissionais podem te dizer se, por exemplo, o preço do tomate tenderá a subir nas próximas semanas. É dessa maneira que você se programa para comprar nas melhores épocas do mês.
É importante sempre tentar pegar a melhor época para grandes aquisições. Esse pode parecer um gasto excessivo, mas será compensado no futuro. Uma excelente dica é exatamente essa: gerenciar os custos de alimentos pensando no próximo mês ou no próximo semestre.
4) Busque menores preços
Quem possui um restaurante deve estar sempre atualizado quanto aos melhores lugares para aquisição de ingredientes. Uma boa ideia é entrar em um grupo de vendas ou em uma comunidade do tipo. Você ainda poderá negociar valores e relativizar possíveis aumentos.
5) Prepare seus pratos desde o início
Alguns valores adicionais são cobrados por alimentos que já vêm prontos. Legumes em pedaços ou carnes sem gordura são ingredientes que podem conferir esses aumentos. Esses são passos na preparação do prato que a equipe de seu restaurante pode fazer.
Você ainda pode aproveitar porções dos ingredientes que não foram usadas em outros pratos. Saber reutilizar é um detalhe importante na hora de gerenciar custos de alimentos.
6) Controle a produção de lixo
Da mesma forma que você observa seu estoque, uma atenção especial deve ser dada ao alimento desperdiçado. A maioria da comida que vai para o lixo é de pratos que não foram consumidos até o final, ou de desperdícios no processo de produção da cozinha.
Essa pode ser uma boa maneira de saber se é o momento de avisar aos funcionários sobre cuidados com o lixo, ou se algum prato deve ser melhorado, pois os clientes estão possivelmente insatisfeitos.
7) Coloque os preços corretos no cardápio
O último passo para gerenciar custos de alimentos com facilidade é também um dos mais importantes. Você deve saber detalhadamente como estabelecer os preços que estão no cardápio, para que eles sejam justos e lucrativos. Alguns elementos são básicos:
- Preços dos ingredientes, com as porções corretas utilizadas nos pratos
- Custos indiretos de transporte e adicionais pagos ao fornecedor
- Mão-de-obra de sua equipe
- Apresentação do prato e marketing
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