Os prejuízos financeiros decorrentes da crise na pandemia, aliados à alta da inflação neste ano, têm trazido dor de cabeça para donos de delivery que estão vendo sua margem de lucro despencar. Uma das soluções buscadas para reduzir custos e aumentar o lucro é um canal próprio de delivery, composto por site e aplicativo próprio. Mas como ele pode ajudar? Confira no artigo.
Cenário atual
Esse último ano foi marcado pela alta da inflação, o que causou um grande acréscimo no valor dos alimentos e refletiu nos preços da alimentação “fora do lar”, afetando diretamente restaurantes e deliverys em todo o país. Segundo pesquisa realizada pela Galunion e o Instituto Foodservice Brasil, para 83% dos estabelecimentos, a inflação é o maior desafio, já que ela reflete no CMV (custo de mercadoria vendida); aluguel; mão de obra, entre outros, e pode acabar com margem de lucro do negócio. E ainda segundo a pesquisa, 41% dos restaurantes estão com dívidas em aberto.
Diante desse cenário, empreendedores têm buscado soluções para diminuir custos e apostado na experiência do cliente e na fidelização para manter as compras recorrentes e impulsionar o faturamento. Uma das soluções mais buscadas para reduzir os custos de deliverys, como comentamos, é uma plataforma própria. Veja por que é importante investir nesta tecnologia:
1-Redução de custos com a automatização
Não ter uma operação de delivery automatizada pode trazer prejuízos como:
- Erros de anotação manual;
- Perda de pedidos;
- Gastos com funcionário só para atender telefone e responder mensagens.
Automatizando seu delivery com um site e aplicativo próprio você reduz custos operacionais, já que não vai precisar contratar um funcionário para ficar no telefone e WhatsApp e não vai estar sujeito a prejuízos financeiros por conta de erro nos pedidos ou perda de vendas por deixar o cliente esperando sem resposta. Além disso, com a automatização você ganha eficiência e possibilita uma operação em larga escala, podendo aumentar o volume de vendas e seu lucro.
2-Economia com comissões de marketplaces
Em um mundo cada vez mais digitalizado, usar a tecnologia é uma excelente alternativa para diminuir custos do seu delivery. Todavia, aplicativos de terceiros como os marketplaces tiram até 30% do seu faturamento devido às altas comissões cobradas por pedido. Essas taxas além de reduzirem a sua margem de lucro, podem interferir na precificação dos seus produtos. Por isso, em meio a alta da inflação, contar com um site e aplicativo próprio de delivery vai fazer seu negócio economizar e lucrar mais, já que não é cobrado comissão!
3-Fidelização de clientes e meio de contato direto
Conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter clientes fiéis, por isso, investir na fidelização é uma saída para reduzir seus custos e ainda aumentar a recorrência de pedidos e consequentemente, seu lucro.
Com um canal próprio de delivery você conta com ferramentas de fidelização para te ajudar, como o Programa de Fidelidade, além de ter um meio de contato direto com o cliente, o que faz com que qualquer problema seja resolvido de forma rápida, o que facilita a comunicação e fortalece a relação.
Outra ferramenta de fidelização de um canal próprio de delivery é a Pesquisa de Satisfação, já que ouvir as sugestões e críticas de seu cliente é uma ótima maneira de mostrar que você se importa com a opinião dele e que está disposto a melhorar sua operação ou produtos para agradá-lo ainda mais.
4-Aumento nas vendas
Com ferramentas de marketing e promoções de uma plataforma própria de delivery você aumenta suas vendas e sua margem de lucro frente aos prejuízos causados pela alta da inflação.
É possível enviar:
- Cupons de desconto personalizáveis;
- Notificações push (em caso de app)
- Email marketing;
- SMS.
São excelentes formas de fazer seu cliente realizar pedidos em seu delivery e dar um up no faturamento.
O Delivery Direto
Quando se trata de plataforma própria de delivery, o Delivery Direto é a melhor opção! Somos líder de mercado no desenvolvimento de site e app próprio de delivery desde 2016, com mais de 5 mil clientes como a Cacau Show, Pop Vegan Food, Grupo Rão, Kitchin. Além de todas as funcionalidades acima, você ainda conta com:
- Integração com WhatsApp e Redes Sociais;
- Robô de atendimento de WhatsApp;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Programa de fidelidade tradicional, progressivo ou por pontos;
- Gestão completa da área de entrega;
- Gestão de Redes Sociais;
- Divulgação automática;
- Relatórios Estratégicos de vendas;
- Melhor experiência de compra do mercado;
- Site e App otimizados para sua loja aparecer nas buscas do Google;
- Design customizável;
- Integração com Pixel do Facebook
- E muito mais!
Conclusão
As crises não duram para sempre, mas podem ser decisivas para um negócio. Por isso, com a alta da inflação é importante que você busque soluções para diminuir seus custos, melhorar a margem de lucro do seu delivery e te auxiliar neste processo.
Nós do Delivery Direto estamos aqui para ajudar! Temos 3 planos , quer saber qual se encaixa melhor no seu negócio? Entre em contato com os especialistas e saiba mais.
Muito bom
Agradecemos o feedback 🙂