Os seus clientes online precisam de estímulos para entrar em seu portal. Entender isso torna o planejamento de suas vendas em delivery mais simples e prático.
Mas o que realmente eles esperam quando estão procurando por entregas virtualmente? É isso que veremos a seguir.
Apenas em 2015, os serviços de delivery faturaram 9 bilhões de reais. Agora, dois anos depois, a perspectiva é de crescimento absoluto. Cada vez mais clientes online estão procurando por plataformas, principalmente as relacionadas à alimentação.
De fato, isso pode ser bom para o seu restaurante. Porém, com esse aumento, a concorrência se torna mais presente. Sua saída é fazer com que o consumidor opte pelo seu site em vez do site do concorrente.
São diversos os modos de fazer isso. Separamos para você um guia prático de como atrair clientes online para sua plataforma sem grandes problemas.
Elementos visuais
Esse é o primeiro ponto de nossas dicas, pois é o de maior importância para influenciar o seu consumidor. Em uma pesquisa feita pela companhia The Marketing Donut, a tendência visual dos clientes pode ser comprovada.
Segundo esses dados, mais de 90% dos clientes afirmam que elementos visuais influenciam na decisão de uma compra. É por isso que você deve investir neles.
Comece por criar um layout agradável e atrativo para o consumidor. Você deverá optar por informações mais espaçadas, em um quadro limpo. Isso significa que você não deve abusar de imagens, figuras ou animações.
Coloque apenas o essencial em uma boa estrutura. O cliente online moderno não gosta do excesso de informações, e pode se sentir perdido ao entrar em seu portal. Você deve evitar esse tipo de sentimento, ou o consumidor deixará rapidamente o seu serviço.
Nosso segundo ponto em relação aos elementos visuais diz respeito a fotografias. Isso vale principalmente para o ramo de alimentação, em que o estado dos pratos é determinante para a boa experiência do cliente e até para sua saúde.
Quando se trata da relação com clientes online, você deve deixar claro que está garantindo esses dois fatores citados acima. Nada melhor para essa tarefa do que boas fotos de comida.
Você pode optar por colocar a fotografia de diferentes ângulos e perspectivas. Dessa vez, não precisa ser econômico: abuse das diferentes fotografias como quiser e capture todos os detalhes de um prato.
Pronto! O cliente online já se sentirá mais seguro para efetuar a sua compra final. Adicionar boas fotos não é um gasto alto, e você receberá um retorno significativo.
Velocidade do site
Você deve fazer com que a sua plataforma não demore muito para carregar, ou o cliente online desistirá. Existem dados que comprovam essa tendência, e você pode conferir a seguir.
Depois de aguardar por três segundos, 57% dos clientes que acessaram seu site vão sair. Desses consumidores, 80% nunca mais voltarão a acessar o seu serviço de delivery. Sim, as coisas são rápidas na internet, e você não pode perder nenhuma oportunidade.
Se o site não oferecer o esperado em 10 ou 20 segundos, os clientes online vão sair. Concluímos, assim, que você deve ter uma plataforma que carregue rápido e que dê ao consumidor o que ele quer sem hesitar.
Se o seu serviço é de delivery de hambúrgueres, por exemplo, você deve ir direto ao ponto. Para isso, disponibilize o cardápio em um local acessível e fácil de ser encontrado.
Já coloque as promoções do dia e demais informações que possam interessar o cliente na primeira página. Assim, ele não terá que fazer esforços.
Dica extra: faça pesquisa de mercado
Vale pontuar, nesse tópico, que uma pesquisa sobre os hábitos de seus clientes online é sempre bem-vinda. Você pode fazer isso para entender melhor o que o seu consumidor gostaria de ver na primeira página.
Digamos que, no serviço de entrega de hambúrgueres, foi constatado que os clientes online preferem pedir um x-salada. Você deve, desse modo, estruturar as suas promoções em torno desse prato.
Colocar um anúncio das promoções ou do prato em si é essencial. A grande massa de consumidores interessados no x-salada acharão o conteúdo com facilidade.
Finalização da compra
Sim, essa etapa do processo é uma das mais complicadas para o seu restaurante, pois você deve cumprir com o esperado para não perder o cliente online. É nessa etapa que o consumidor pensa em desistir com mais facilidade.
Mais de 65% dos consumidores abandonarão o processo de compra na etapa da finalização. As taxas, não calculadas anteriormente, compõem a principal razão para essa tendência: 41% desses clientes afirmar que deixam o site após uma taxa ser computada.
O melhor nesses casos é ser transparente. Existe uma taxa de entrega adicional? Não tem problema, basta avisar o seu consumidor antes da etapa de finalização. Assim, ele poderá decidir levando em conta todas as cobranças.
Agora você já tem todas as peças para influenciar clientes online de maneira contínua e efetiva. Qual a sua dica favorita? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de acessar nossas redes sociais.