Os manuais para funcionários são parte importante da rotina de um restaurante. É por meio deles que você estabelece uma política de trabalho mais transparente e saudável.
Sua equipe saberá o que o local espera de cada um. Regras de funcionamento e práticas comuns também são tópicos abordados no material.
É certo que todo estabelecimento que opera com seriedade deveria possuir algo nesse sentido. Mas essa não é a realidade. Por quê?
A resposta é simples: muitos empreendedores ainda não aprenderam a criar bons manuais para funcionários. Pode até ser que eles existam, mas frequentemente não orientam de maneira clara.
Sabemos que você não quer passar por isso, certo? Para te ajudar, separamos 10 dicas essenciais na hora da criação do seu modelo de manual.
Comece com um modelo
Para que você tenha uma base de escrita, nossa sugestão é investir no modelo inicial.
Ele deve ter o que todos os manuais para funcionários contêm: dizeres legais, a rotina de trabalho e orientações básicas.
Para que você não cometa erros, o melhor é entrar em contato com profissionais. Você pode optar por advogados trabalhistas e gestores de recursos humanos.
Lembre-se de colocar questões frequentes. Um bom exemplo é a política de pagamentos, algo que pode gerar dúvidas na equipe.
Conte a sua história
Quando novos candidatos são admitidos, é comum que eles saibam pouco sobre a empresa. Sua marca deve ser a maior fonte da história do estabelecimento.
Nesse processo, é importante que você já tenha uma marca bem estabelecida. Depois, é só colocar essas informações nos manuais para funcionários.
Não se esqueça de que você deve seguir o modelo inicial, mas ajustar os dados ao seu restaurante é essencial.
Em termos práticos, não deixe que o seu modelo se torne muito genérico. Isso fará com que o seu estabelecimento perca toda sua história pessoal.
Na hora de falar sobre o local, inclua elementos primordiais: a sua missão, os seus valores e os seus objetivos são excelentes exemplos.
Recolha assinaturas
Você deve tratar os manuais para funcionários com seriedade. Evite que eles pareçam ilustrativos, ou a equipe não se sentirá disposta a ler.
O melhor, nesse caso, é recolher assinaturas de todos que receberam o material. O documento assinado deve declarar o recebimento.
Você ainda pode atualizar o conteúdo dos manuais. Essa é uma das medidas mais saudáveis para manter a boa relação com o seu time.
Quando houver um ajuste, tenha certeza de que a nova edição será entregue aos funcionários e faça com que eles assinem uma confirmação novamente.
Inclua uma observação
Você deve esclarecer que o manual não deve ser visto como um contrato. Esse tipo de coisa pode ocorrer, e você deve estar pronto para esclarecer os membros do estabelecimento.
Mostre flexibilidade
É difícil prever o uso de todas as normas. Por isso, você deve manter as regras de funcionamento mais flexíveis.
Escreva os dizerem legais, mas não se esqueça de se mostrar disponível para resolver pessoalmente qualquer problema.
Torne o conteúdo acessível
Os manuais para funcionários devem ser de leitura simples e rápida. Ninguém quer passar horas examinando o material.
Se você escrever em uma linguagem difícil, é provável que a equipe se canse antes de chegar ao final dos textos. Invista em frases curtas e imagens para ajudar a manter a atenção.
Estabeleça processos claros
Quando há um problema em seu restaurante, é sempre bom ter um processo de resolução rápido e prático.
Para que você não precise esclarecer esses termos todas as vezes que algo ocorrer, coloque diretrizes em seu manual.
Ali, você pode contar ao contratado como proceder em caso de problemas. Dessa maneira, tudo se torna mais leve.
Facilite consultas
Você pode falar dos manuais para funcionários durante treinamentos e orientações. Mas como fazer com que todos entendam a mensagem?
Para isso, os textos devem ser fáceis de consultar. Colocar seu manual em uma página na internet é uma excelente ideia. Dessa maneira, todos podem consultar o material em caso de dúvidas.
Revise e reescreva
Fazer manuais para funcionários pode levar tempo. Uma vez prontos, eles devem passar por revisões periódicas.
Pense que no período de um ano tudo pode mudar: as leis, as regras sociais e a política interna de funcionamento não são fatores muito duráveis.
Nesse sentido, é importante que o seu material seja modificado pelo menos uma vez ao ano. Esse processo parece longo, mas pode ser simplificado contratando uma assessoria jurídica ou uma equipe especializada em recursos humanos.
Contrate um advogado para facilitar a revisão
É realmente complicado entender todos os pormenores da lei. Eles podem ter se modificado drasticamente no período de um ano. Além disso, as pesquisas independentes podem conter erros.
Como proceder nesses casos?
A melhor alternativa é contratar um advogado especializado para fazer a revisão das partes legais do manual. Desse modo, nada ficará incerto.
Você ainda pode utilizar os serviços dos advogados para atualizar políticas internas. Um profissional de qualidade servirá como um guia para elaboração desses dizeres.
Não tenha receios em investir nessas informações. Elas podem ser de extrema utilidade para toda a equipe! Já sabe como melhorar o seu material? Deixe seu comentário abaixo.