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Porque marketing de rua é importante para seu delivery

por Juliana Cicereli | ago 7, 2017 | Geral, Marketing para Restaurantes | 6 Comentários

À primeira vista, você pode pensar que o marketing de rua é apenas uma forma de propaganda na rua. Embora isso seja certamente parte disso, o marketing de rua promove seu restaurante de forma não convencional em locais públicos, ao ar livre.

A principal função do marketing de rua inclui atividades realizadas nas ruas, mas pode incluir o marketing feito em outros locais públicos.

Seu objetivo é estabelecer contato direto com seus clientes e ajudá-los a se lembrar do seu restaurante quando estão com fome.

Neste artigo, analisamos o porquê do marketing de rua ser uma obrigação para empresas de restaurantes e como você pode alavancá-lo para o sucesso.

Benefícios do marketing de rua

De uma maneira bem simplificada, o marketing de rua ajuda você a cortar uma possível desordem de marketing e se encontrar diretamente com potenciais clientes.

É uma ótima maneira de dirigir o negócio diretamente para a sua porta da frente.

Camisetas e chapéus

A roupa é uma ótima maneira de anunciar seu restaurante.

Encomende camisetas personalizadas com o logotipo do seu restaurante e uma imagem que seja memorável. Adicione seu site em letras grandes na parte de trás, para que seja facilmente visto com uma simples batida de olho.

Incentive seus empregados a usar as camisas enquanto estiverem trabalhando e, se identificar uma aceitação e interesse, dê camisetas para seus melhores clientes. Estas não podem ser iguais às dos funcionários, pois provavelmente os clientes vão sentir-se estranhos usando-as, mas um modelo especial e mais discreto, pode fazer sucesso.

O objetivo é fazer com que a sua marca circule pelas ruas através de diferentes pessoas. Isso pode trazer visibilidade e engajamento para seu restaurante.

Propaganda no automóvel

Use seu carro como uma ferramenta de marketing. Procure um designer de qualidade e encomende um envoltório de veículo para anunciar seu restaurante.

Se você já estiver oferecendo o serviço de delivery, certifique-se de que os seus entregadores tenham um veículo personalizado com sua marca. Isso pode ser feito com adesivos pelo menos no baú/caixa e na camiseta, por exemplo.

Você também pode incluir publicidade em veículos comerciais, scooters e até bicicletas. Faça uso da propaganda itinerante.

Panfletos e cartazes

Obtenha a ajuda de seus funcionários, voluntários e embaixadores da marca para distribuir panfletos e cupons para pessoas na rua.

Você verá que esse uso tradicional da propaganda de rua é uma ótima maneira de divulgar sua mensagem.

Talvez você pense que os panfletos já não trazem retorno em tempos digitais, porém como mostramos aqui, eles ainda têm sim sua taxa de retorno e podem ser úteis.

Sua melhor opção é contratar um designer para criar e imprimir folhetos atraentes e cartazes para você. Inclua seu logotipo, endereço, telefone e site, bem como um cupom estimulando a pessoa a usar o seu aplicativo delivery. Mantenha-o simples e limpo, pois isso é atraente.

É importante se lembrar que é necessário respeitar as leis de propaganda da sua cidade e ter consciência ambiental, tomando cuidado ao realizar essa distribuição.

Leve sua comida para “passear” e distribua amostras grátis

Várias vezes por ano, divulgue sua comida por aí e caia na estrada. Embale seus itens mais vendidos em caixas impressas profissionalmente e distribua-os em grandes empresas da região em que estiver para que mais pessoas possam experimentar a sua comida.

Quando puder, invista também na distribuição de amostras grátis dos seus pratos/produtos em algum ponto movimentado.

Considere que as embalagens sejam sustentáveis e que as pessoas possam reutilizar, pois dessa maneira elas tendem a se lembrar com mais facilidade do nome da sua empresa.

Códigos QR

Use códigos QR para alavancar marketing de rua e marketing digital. Distribua adesivos com códigos QR e também inclua-os em seus panfletos de divulgação, para levar novos clientes a fazer o download e uso do seu aplicativo de delivery.

Você também pode colocá-los em lugares estratégicos para obter mais atenção. No final, você terá mais downloads de seu aplicativo e, consequentemente, um possível aumento de vendas, principalmente se você oferecer um desconto pelo primeiro pedido.

Tenha um food truck

Todo mundo sabe que comida de rua existe há tempos. Mas recentemente esse cenário ganhou bastante força.

De acordo com o SEBRAE, os trabalhadores deste ramo já representam 2% da população brasileira. Mas embora seja uma profissão antiga, a comida de rua passa por uma repaginada com os food trucks.

O lançamento de um negócio em quatro rodas, sem a necessidade de um local de tijolo e argamassa, pode ser um caminho muito mais barato e mais viável. Além de ser, com certeza, uma excelente maneira de fortalecer o seu marketing de rua.

Recentemente demos 5 dicas para te ajudar a montar um food truck. Se ainda não viu, aproveita para dar uma olhada neste artigo e depois confira também 10 dicas para design de food truck.

Eventos

Outra ótima oportunidade para trabalhar o marketing de rua é em eventos em sua cidade.

Espalhe seus cartazes em grandes pontos, distribua panfletos e até coloque um estande no evento. Você pode servir amostras de sua comida em eventos para atrair clientes também.

Vídeos e fotos

Usar telas de projeção ou vídeos é outra forma interessante de se aplicar o marketing de rua.  

Você sempre pode seguir a rota de comprar espaço publicitário para hospedar seus vídeos. Mas, se você quiser sair da caixa, você pode usar equipamentos de projeção nas paredes dos edifícios depois de escurecer.

Destaque seu restaurante e seu menu e inclua seu número de telefone, endereço, site e também a informação sobre a possibilidade de fazer o download do seu aplicativo de delivery.

Você também pode postar imagens diretamente dentro do seu app feito junto com o Delivery Direto, mostrando dessa forma que é um restaurante independente, atento às tecnologias e necessidades dos seus clientes.  

Mascote

Quem não ama uma mascote? Além disso, as crianças estão entre as primeiras a se lembrar de um mascote. Então se você tiver uma mascote, a próxima vez que os pais perguntarem às crianças o que querem comer, eles poderão se lembrar do seu restaurante.

Você usava alguma técnica que está neste artigo? Qual você acha que é possível aplicar em seu restaurante a partir de agora? Deixe seu comentário.

6 Comentários

  1. Alan
    Alan no 02/09/2017 a partir do 12:09 am

    Interessante.

    Responder
    • Juliana Cicereli
      Juliana Cicereli no 28/09/2017 a partir do 3:20 pm

      Que bom que você gostou, Alan! Continue acompanhando 😉

      Responder
  2. Carlos
    Carlos no 14/09/2017 a partir do 11:06 pm

    Interessante.

    Responder
    • Juliana Cicereli
      Juliana Cicereli no 28/09/2017 a partir do 3:21 pm

      Oi, Carlos, fico feliz que você tenha gostado!

      Responder
  3. JOYCE K DA SILVA
    JOYCE K DA SILVA no 18/07/2019 a partir do 11:16 am

    Todo o conteúdo que você mencionou no post é muito bom e pode ser muito útil. Vou manter isso em mente, obrigado por compartilhar essas informações sobre marketing

    Responder
    • Caroline Yamamoto
      Caroline Yamamoto no 22/07/2019 a partir do 3:16 pm

      Olá, Joyce!
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo! Continue acompanhando nosso blog para ver mais dicas!

      Responder

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