O verão é a melhor época do ano para investir em melhorias que atraiam o público. As mesas ao ar livre, por exemplo, são excelentes ideias para essa estação.
O calor e o clima de festa farão com que seus clientes queiram se sentar do lado de fora do seu estabelecimento. Sua tarefa é proporcionar essa experiência da melhor maneira possível para o consumidor.
Não sabe como fazer isso? Não se preocupe. Selecionamos algumas das mais recentes ideias sobre mesas ao ar livre para você implantar em seu restaurante. Entenda melhor a seguir.
Mesas na calçada
Muitos restaurantes possuem uma larga calçada ao lado da entrada principal. Se esse é seu caso, já notou que ela fica inutilizada? Na maioria das vezes, o foco fica dentro do restaurante e perde-se uma excelente oportunidade porquê ninguém presta muita atenção ao lado de fora.
Essa pode ser a sua primeira opção de investimento. Você pode simplesmente adicionar ao local algumas cadeiras e mesas ao ar livre. Você deve se lembrar de que colocar uma cobertura pode ser importante, assim que estiver com orçamento disponível, para evitar estragos com chuvas repentinas.
Você ainda deve tomar cuidado para deixar o local mais descontraído e casual. Para isso, pode fazer uma boa e simples decoração no local. Mesas ao ar livre devem receber o mesmo tanto de atenção de mesas internas quanto à decoração.
Em termos decorativos, as ideias de trabalho com as mesas ao ar livre são inúmeras. Você pode decorar o local com tons mais naturais e com plantas. É interessante usar mesas de madeira, que combinam com o clima exterior.
Para finalizar o seu clima de verão, você pode contratar uma banda local para fazer shows. Essa é uma ideia que promete resultados, principalmente se implementada no período noturno.
É interessante prestar atenção à localização exata das mesas. Afinal, você não quer atrapalhar os pedestres e atrair reclamações. Para evitar esse tipo de problema, deixe uma porção da calçada livre.
Você ainda deve se lembrar de que os funcionários precisam circular pelo local. Essa precisa ser uma circulação rápida, para que o atendimento seja satisfatório. Por isso, não acumule mesas ao ar livre, tampando a passagem para a área interna.
Você pode posicionar uma faixa para dividir a calçada. O lado mais próximo do estabelecimento é seu, enquanto o outro é para pedestres. Desse modo, você poderá operar tranquilamente.
Mesas na cobertura
Você com certeza já viu mesas ao ar livre no topo de construções. Elas estão ficando cada vez mais famosas, e são sinônimos de sofisticação e modernidade. Esses são valores que você deve procurar para a imagem de seu negócio.
As mesas posicionadas sobre a cobertura do local são excelentes para uso no final da tarde ou pela noite. Ali, os clientes podem se encontrar com amigos ou familiares para um jantar agradável.
Você deve investir no ponto forte dessa localização: a vista das mesas ao ar livre posicionadas na cobertura costuma ser a melhor possível. Garanta que os consumidores estão posicionados em áreas estratégicas para apreciar a cidade.
Você também pode investir em pequenos sofás e poltronas, como alternativas para as cadeiras normais. Esse é o ambiente ideal para fazer o consumidor se sentir mais à vontade.
Tenha em mente que uma cobertura é como uma sala. Isso significa que você deve dividir o espaço como faria com qualquer ambiente interno: deixe espaço para a circulação de funcionários e para a movimentação de clientes.
Algumas pessoas pensam que não há problemas em fazer uma cobertura com mesas ao ar livre muito próximas. Na verdade, isso incomodará o público. Não se preocupe em colocar menos mesas, pois a qualidade da experiência será melhor.
Como havíamos dito, essa área é melhor trabalhada pela noite. Mas e no resto do dia? Se o investimento estiver dando frutos, você pode começar a abrir o local para demais horários.
A possibilidade de um happy hour é enorme com a presença de mesas ao ar livre na cobertura. Você não pode perder essa oportunidade de investir em bebidas e comidas típicas, atraindo mais consumidores.
Mesas no jardim
Os jardins sempre atraem clientes, seja para um lanche da tarde, ou para um almoço mais tranquilo. É interessante investir nesse tipo de decoração como uma válvula de escape do caos das cidades.
É exatamente dessa maneira que o público enxerga a presença de um jardim nos restaurantes: uma possibilidade de relaxar em meio a uma rotina corrida. Se essa é uma demanda, você deve fornecer a solução.
As mesas ao ar livre podem ser colocadas em um local com grama e plantas de diversos portes. Se essa área já estiver construída em seu estabelecimento, você não deve perder tempo.
Se não há a presença do verde próximo ao restaurante, você pode estudar a possibilidade de criação de um jardim. Muitas vezes, esse pode parecer um investimento caro.
Na verdade, mesas ao ar livre com jardins são boas opções para aumentar a receita. Não se esqueça de apostar em pequenas fontes com água. Desse modo, o clima natural se intensificará ainda mais.
Dica extra: não tenho jardim, e não posso construir um. O que fazer?
Se o seu restaurante está localizado em uma área extremamente urbana, fique atento às nossas dicas a seguir. Você ainda pode ter mesas ao ar livre com a presença da natureza, sem um jardim.
O primeiro passo é colocar um deck de madeira no local. A madeira é a melhor opção para quem não possui grama, e você deve investir nela. Se quiser, pode colocar também grama sintética para cobrir a área.
Depois, basta adicionar alguns vasos de plantas. Você ainda pode colocar alguns vegetais servidos no restaurante em sua plantação. O cliente saberá que seu prato é natural e terá uma experiência única.
Com esses passos simples, a atmosfera natural estará criada. E você não precisou gastar muito tempo ou dinheiro!
Agora que você já sabe a melhor maneira de posicionar mesas ao ar livre, basta começar. Qual das técnicas você mais gostou? Comente abaixo.