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Métricas e indicadores para uma operação de delivery

por Juliana Cicereli | ago 23, 2016 | Economia e finanças para restaurantes, Geral | 0 Comentários

Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas vêm surgindo para facilitar os serviços de pedido, entrega e gerenciamento de delivery e, ao mesmo tempo, se adaptar ao consumidor que está cada vez mais no mundo digital.Com esse avanço da tecnologia e surgimento de novas ferramentas, é necessária uma análise que apresente as principais métricas e indicadores do seu delivery para te auxiliar nas tomadas de decisões do seu restaurante. Com estes dados, você poderá visualizar de forma lógica onde estão as maiores falhas, pontos a serem melhorados para o melhor desempenho das ferramentas e serviços do seu delivery.

Mas você sabe quais são os pontos mais importantes a serem analisados? Quais realmente farão a diferença no seu negócio, seja em performance ou custos?

Hoje viemos te mostrar as que farão a maior diferença para seu negócio:

6 principais métricas e indicadores para seu delivery

1 – Custo de entrega

Neste item você vai analisar métricas e indicadores relacionados ao custo de entrega:

  • Quanto custa a contratação de serviços de um motoboy?
  • Qual o tempo ocioso que você está pagando pelo motoboy? Ou seja, o tempo em que ele fica sem nenhuma demanda enquanto é pago da mesma forma como se estivesse em atividade.
Dicas para melhorias

A partir da análise dos dados, se você constatar que o custo x tempo ocioso do motoboy está gerando prejuízos a seu restaurante, considere em vez de ter uma frota própria, terceirizar o serviço.

Caso você opte por terceirizar, você pode usar uma ferramenta chamada Loggi para contratar motoboys. O Delivery Direto tem integração com a Loggi, dessa forma você não vai precisar se preocupar com a integração entre o serviço de pedido e o serviço de entrega, por estarem sincronizados.

Procure também enviar para a entrega um número maior de pedidos, fazendo com que em uma única saída, o motoboy possa fazer um grande número de entrega de uma vez. Com o Delivery Direto você pode sincronizar as entregas de uma forma muito rápida e prática.

Você pode ainda agilizar o tempo de parada do motoboy em cada casa, direcionando o seu cliente para fazer todo o processo de pedido e pagamento de forma digital. Assim, além do motoboy ficar menos tempo parado, já que não será necessário fazer o serviço de cobrança, você diminuirá o número de maquininhas de cartão de crédito para levar até o ponto de entrega. Consequentemente, seu custo de mensalidade pelas maquininhas irá reduzir.

Com o Delivery Direto é possível que o cliente faça o pagamento diretamente pelo aplicativo no celular ou pelo Facebook. Conheça nossos serviços e otimize o delivery do seu restaurante.

2 – Custo da forma de pagamento

Você provavelmente deve saber e sentir bastante no caixa esse custo, mas vale relembrar. A famosa taxa do cartão de crédito varia de operadora para operadora, mas geralmente fica em torno de 4%. Analise se a taxa de cartão de crédito tem sido muito alta.

Dica para melhorias

Negociando com a empresa fornecedora da maquininha (Cielo, Rede, etc), você pode chegar a taxas mais baixas dependendo da sua negociação e do seu volume de operações. Para um volume alto, sua taxa de operação pode diminuir até chegar aos 0,8%. Uma bela economia, não é mesmo?

3 – Fluxo de caixa dado aos pagamentos com cartão

É importante analisar o fluxo de caixa proveniente de pagamentos feitos com cartões de crédito, que levam até 30 dias para cair na conta.

É necessário levar este número em relação para considerar pagamentos e rendimentos de seu restaurante.

Dica para melhorias

Equilibre suas contas a receber com as suas contas a pagar, para que não haja atrasos ou falte dinheiro na hora de dar aquele pulo no banco. É importante manter um fluxo de caixa sempre com lucratividade.

4 – Custo de insumos e produtos

É necessário acompanhar como vai o andamento dos custos de insumos e produtos para produção dos pratos, a fim de otimizar o tempo e diminuir custos e desperdícios. Estes valores podem variar de acordo com a demanda e sazonalidade, então é muito importante analisar constantemente.

Alguns números a serem acompanhados:

  • Custo dos ingredientes e para fazer o prato.
  • Custo de insumos como equipamento de cozinha, guardanapos e caixas de entrega.
  • Taxa de desperdício.
  • Manutenção de equipamentos.

5 – Custo fixo

Os custos fixos também devem ser levados em consideração para identificar onde é que estão os pontos a serem melhorados. Avalie o preço das suas contas fixas como aluguel, internet, água, eletricidade e gás para identificar onde é possível economizar.

Analise também os custos de mão de obra como garçom, cozinheiro e faxineiro. Será que você não precisa de mais gente para trabalhar em seu restaurante para oferecer um serviço mais rápido?

6 – Custo de aquisição do usuário

Não tem jeito. Para conseguir mais clientes para seu restaurante é necessário investir em propaganda e em formas de divulgação. Alguns dados a serem levados em consideração pelo restaurante são:

  • Custo da aquisição de clientes por programas de marketplace, que podem chegar a até 12%;
  • Custo de produção e de impressão de flyers para divulgação de produtos e promoções;
  • Custo de propaganda feita pela internet via Facebook, Google ou alguma outra ferramenta online.
Dicas para melhorias

Analise a taxa de conversão e métricas desses canais. O quanto você investe tem trazido clientes suficientes a ponto de justificar tal investimento?

Talvez seja apenas uma questão de adequação de comunicação no caso de flyers, redes sociais ou anúncios no Google e blogs de culinária.

No caso dos marketplaces, avalie se essa é a melhor solução para seu restaurante, porque a comissão é realmente alta e dependendo do número de pedidos realizados por esse canal a cada mês, pode ser um custo elevado para o seu restaurante. Conheça o Delivery Direto e dê adeus às comissões!

Viu só como acompanhar as métricas e analisá-las a fundo é importante para o seu delivery?

Avaliar o desempenho de seu restaurante é crucial para as tomadas de decisões que farão com que seu negócio lucre mais e tenha maior desempenho.

Acompanhe sempre as métricas e indicadores de seu delivery e busque o melhor desempenho.

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