O mundo de hoje é marcado por campanhas de alimentação saudável. Basta acessar a internet para comprovar o fato. É por isso que as pequenas porções são a aposta dos restaurantes atuais. Vamos entender isso melhor.
Se está acontecendo, você deve ficar atento. Por ser algo relacionado com alimentação, esse fenômeno pode afetar diretamente o seu estabelecimento. Como se livrar de possíveis problemas?
Primeiramente, você deve entender que as porções oferecidas não podem ser de um tamanho muito grande.
Vamos te mostrar a razão pela qual você deveria estar investindo em pequenas porções.
Vamos te ensinar, também, a fazer essa transição sem problemas. Sabemos que isso pode ser complicado e que há uma insegurança. Não se preocupe e nos acompanhe!
Entendendo a questão
A população brasileira está ganhando peso. Isso é o que diz o Ministério da Saúde, que provou que mais da metade dos nascidos aqui estão acima do peso normal.
A causa disso é nada menos que a crescente ingestão desmedida de calorias. As pessoas estão se esquecendo de tomar cuidados com a dieta. Esse é um assunto que precisa de constante atenção.
Criando soluções
Como consequência do ganho de peso, as pessoas se tornam infelizes com a aparência. Na maioria das vezes, procuram por um nutricionista. O profissional receitará uma dieta balanceada e com ingestão controlada de calorias.
É nesse contexto que está o seu restaurante. Você deve observar que uma das piores coisas para quem quer perder peso é comer em grandes quantidades de uma vez.
O correto seria comer várias vezes ao dia em pequenas porções. É o que se aprende indo ao nutricionista e é o que todos falarão para quem quer entrar em uma dieta saudável. E se seu restaurante ajudasse os clientes nesta fase?
Vamos, então, pensar em soluções para não afastar os clientes que querem entrar em uma dieta balanceada. Aqui, nós te ensinamos a optar por pequenas porções sem perder a qualidade.
Pense em novos pratos
Todo mundo gosta de novidades. Uma época que parece ruim pode ser a oportunidade ideal para criá-las.
Pequenas porções podem surgir de novas ideias. Por que não investir em uma extensão dos pratos de entrada? Essa é uma ótima maneira de manter clientes.
Você ainda pode incrementar as saladas que costumavam ser servidas como acompanhamentos. Dessa maneira, elas se tornarão pequenas porções independentes.
Use recipientes menores
Se o seu restaurante possuir a opção de self-service, uma boa ideia pode ser diminuir o tamanho dos pratos.
Geralmente, o cliente não percebe essa diminuição. Porém, esse é um fator que faz diferença no momento de escolher sua comida.
Para entender isso, basta observar que, quase inconscientemente, ajeitamos nossos pratos de acordo como tamanho.
Quando usamos um prato grande, pode parecer que pegamos menos comida que o necessário. Na verdade, a porção está ideal, mas você se engana.
Outra excelente opção é usar copos mais altos. Eles dão a impressão de manter o tamanho. Na verdade, comportam menos líquido.
Ofereça pratos para dois
Restaurantes com pratos duplos podem fazer com que o cliente coma pequenas porções.
Isso ocorre, pois é comum que o público queira pagar menos. Por isso, a decisão de dividir um prato é frequente.
Além dessa questão, o cliente que opta por pratos individuais pode não querer desperdiçar comida. Por isso, acaba por consumir o prato inteiro mesmo quando não está com fome.
Não se preocupe com os pratos para dois. Geralmente, a porção satisfaz o consumidor. Para evitar problemas, coloque medidas precisas em seus pratos duplos.
Essa tarefa deve ser feita de modo que duas pessoas consigam comer bem, mas sem exagerar. Você pode juntar duas pequenas porções individuais para não ter erro.
Monitore sua cozinha
Para que as pequenas porções sejam inauguradas com sucesso, você deve estar sempre atento ao tamanho. É comum que os funcionários façam medidas aproximadas dos pratos.
Se esse for o caso do seu restaurante, modifique a conduta imediatamente. Para que essa mudança dê certo, você deve servir pratos com quantidades precisas .Pense em soluções práticas para seus funcionários: potes ou copos com medidas para sere utilizados no momento da montagem do prato ajudam bastante.
Fale com a sua equipe sobre isso, e oriente seus chefs para que a quantidade correta de ingredientes seja utilizada. Desse modo, você evitará o desperdício e possíveis reclamações do público.
Lembre-se de que, quando há o desperdício, você está jogando dinheiro fora. Investir em pratos grandes, que as pessoas não vão consumir, tem o mesmo efeito.
Você nunca deve deixar que algo assim ocorra. Pode parecer insignificante agora, mas atitudes de desperdício afetarão o lucro mensal do estabelecimento.
Já sabe como garantir a felicidade do público com pequenas porções? Conte-nos o que você achou. Novas ideias também são bem-vindas, é só comentar abaixo!