Em pesquisas recentes com 8 agências que atendem restaurantes em São Paulo, a taxa de conversão de flyers entregues “frios” fica entre 1% e 2%, ou seja, a cada 50 ou 100 flyers entregues você consegue um cliente.
Para públicos mais segmentados como, por exemplo, entregar flyers de Delivery para clientes que já frequentam o restaurante e com algum incentivo, esse número pode passar dos 5%.
Isso resulta em um custo viável para a maioria dos restaurantes e eficiente.
Como medir retorno sobre investimento?
O mais importante na hora de medir retorno sobre investimento de panfletagem é saber:
- Custo total = Custo de distribuição + Custo de impressão
- Quantos clientes foram adquiridos através deste canal. Medir não é tão trivial, mas você pode:
- Criar um número de telefone especial “temporário” (existem serviços que fazem o tracking de ligações e até gravam).
- Criar um cupom de desconto on-line.
Depois, basta dividir o custo total pela quantidade de clientes.
O custo de distribuição pode variar muito. Você pode considerar um custo “zero” caso seja distribuído pelos garçons nas mesas ou motoboys no delivery, e até extrapolar para R$ 1 por flyer entregue, utilizando empresas especializadas que entregam em empresas e edifícios.
Olá, muito boa sua matéria mas, R$ 1,00 por flyer distribuído foi muito além dos preços de distribuição praticados. Garanto que fica bem menos porque tenho uma agência de panfletagem e ações promo em Recife-PE e a distribuição sai aproximadamente entre R$ 0,30 e R$ 0,50 centavos por flyer incluindo supervisão e etc.
Oi, Alexandre, tudo bem?
Obrigada pelo seu feedback, realmente os preços variam muito dependendo do formato de distribuição e da região atendida. Deixe aqui o seu contato, assim o pessoal de Recife poderá solicitar os seus serviços! 😉
Abs.