Divulgar o seu restaurante é essencial para garantir que os clientes sempre chegarão até você. Para que essa divulgação seja realmente efetiva, tanto os clientes novos quanto os clientes antigos precisam ser atingidos por sua estratégias de marketing. Por isso, é muito importante que seu marketing esteja funcionando diariamente e chegando até as pessoas certas.
Algo que pode dificultar esse trabalho é a quantidade de tempo exigido para que essas estratégias tenham real eficácia, além do grande conhecimento necessário para que o marketing do restaurante seja feito da forma certa.
Contudo, isso é algo que pode ser contornado com algumas automatizações, que vão otimizar os esforços e dar resultados muito bons. E o melhor é que você consegue ter controle de tudo, mesmo sem tantos conhecimentos específicos!
Veja agora 4 motivos para investir na automatização do marketing do seu restaurante.
1. Mais tempo para cuidar do seu delivery
Você, como um dono de restaurante, deve saber melhor do que ninguém como é um grande desafio ter que cuidar de tantas coisas ao mesmo tempo. São os pedidos, a cozinha, os funcionários. Muitas vezes, algo como o marketing pode ficar um pouco de lado e isso pode ter efeitos negativos no seu negócio.
O ideal é ter uma forma de fazer o seu marketing, sem afetar o resto do seu negócio. Mas pagar alguém para ficar responsável só por isso nem sempre é viável. É assim que a automatizar seu marketing vai te ajudar a manter esse controle sem sacrifícios.
São ações simples – como mensagens automáticas de aniversário, avisos de promoções ou lembretes para seu cliente – e muito importantes. Elas vão fazer toda a diferença na hora em que ele for decidir onde vai pedir o jantar de hoje. E quando você tem recursos automatizados que te ajudam, sua atenção fica 100% no que afeta o atendimento do seu cliente!
2. Usar técnicas novas
A proximidade com meios digitais é uma forma de conseguir apostar em recursos mais modernos para fazer o marketing do seu restaurante.
Quando você está preso aos meios tradicionais de divulgação, suas estratégias ficam muito limitadas. Você depende de que as pessoas certas as percebam e deem atenção a elas. Além disso, são necessárias renovações constantes, para que seu marketing não seja repetitivo e a sua efetividade não diminua ainda mais.
Você já deve saber como os meios tecnológicos mudaram a forma de consumo e, consequentemente, de divulgação. Seus cliente ficarão mais próximos de marcas que conversem com eles com uma linguagem mais direta e chamativa. Só assim você vai conseguir fazer com que o cliente veja o valor que seu marketing pode ter para ele.
3. Tornar o contato mais pessoal
Usar apenas as técnicas mais tradicionais de marketing, como panfletos genéricos, por exemplo, pode deixar a comunicação com seu cliente muito impessoal. É importante apostar em alternativas que deem a sensação de mais proximidade para ele.
Aspectos como nome ou informações de últimos pedidos personalizadas ajudam a fazer o seu cliente ver a atenção que está sendo dedicada a ele. Fatores como esse vão contribuir para a fidelidade, que vai além de uma promoção pontual e resultam num aumento da recorrência dos seus clientes.
Além disso, quando você consegue ter controle sobre as promoções feitas para cada cliente, elas vão conversar com o perfil de cada um, melhorando a adesão. Eles vão saber que você oferece algo a mais e vão querer procurar o seu restaurante antes de buscar outro.
O mais legal é que esse mesmo fator que vai aproximar seu cliente de você é também o que vai te ajudar a fazer a divulgação mais rapidamente. Quando ele se interessa pelo seu restaurante uma vez, estará na sua lista. Assim, ele passará a receber seu material de marketing junto com todos os outros clientes que já fizeram o mesmo.
4. Alcançar mais pessoas, mais rápido
Marketing é sobre atingir pessoas, e as pessoas certas. Para o sucesso do seu negócio, o seu cliente de hoje precisa continuar sendo seu cliente amanhã. Não basta divulgar seu produto apenas para pessoas novas.
A plataforma desenvolvida pelo Delivery Direto faz justamente isso. As informações do seu cliente ficam registradas no seu sistema, o que garante que as mensagens serão enviadas no momento desejado para quem você quiser. Isso é totalmente customizável e atende às suas demandas de marketing.
Se o seu cliente está satisfeito com seu trabalho, ele vai acabar te indicando para algum conhecido dele. E essa é apenas uma forma – extremamente efetiva – de chegar até novos clientes. Além disso, meios como uma página do Facebook, por exemplo, podem ajudar muito quando seus clientes querem te indicar para alguém, bem como na sua divulgação para novos públicos.
É sempre uma boa ideia balancear a divulgação para clientes novos e antigos. Seu restaurante precisa de cada vez mais clientes, mas também é essencial que os antigos continuem presentes.
Você já automatiza o marketing do seu restaurante? Conte nos comentários o que você acha mais interessante a respeito das novas estratégias de marketing para o seu negócio.