Saiba como funciona um sistema PDV integrado ao seu delivery e as vantagens de contar com essa tecnologia.
O que é um sistema PDV?
O conceito de sistema PDV é simples.
Para isso, é necessário estar claro o significado da sigla PDV, que é destinada a resumir Ponto de Venda, ou seja, o local onde ocorrem as operações comerciais do seu negócio – seja ele físico ou digital.
Sendo assim, é um programa que gerencia todas as movimentações do seu estabelecimento, registrando a compra e venda dos produtos, além de processar o pagamento recebido.
Além disso, auxilia em funções, como: gestão de estoque – controlando em tempo real a entrada e saída de produtos – e a emissão de notas fiscais para as compras efetuadas. Tudo isso em um só lugar, prático e adaptável para sua equipe realizar mais vendas.
Agora que você foi apresentado ao conceito, confira agora como ele funciona no dia a dia de um negócio e saiba quais os pontos levar em conta para escolher o ideal para integrar em seu delivery:
Como funciona o sistema PDV?
Quando falamos em tecnologia, principalmente em softwares, é comum relacioná-los a um computador. Porém, nem sempre esses programas resumem seus funcionamentos nestes únicos equipamentos.
No caso do sistema PDV, ele é interligado diretamente a outras máquinas, como: maquininha de cartão, impressora de notas fiscais, leitor de código de barras.
O processamento das vendas é realizado a partir da conexão do computador e de outros equipamentos a depender da escolha e da necessidade de cada negócio.
E para os negócios com delivery, como funciona o sistema PDV?
Funcionamento sistema PDV para delivery
O sistema PDV para delivery funciona basicamente pela integração com o aplicativo de pedidos, como aplicativo de terceiros, ou o app próprio do restaurante.
Outra possibilidade que os empreendedores encontram é o recebimento de pedidos pelo WhatsApp ou pelo telefone. Porém, neste caso, o pedido é inserido manualmente um a um no sistema.
Com o sistema PDV para delivery integrados ao aplicativo do restaurante, o cliente pode selecionar o produto que deseja comprar, verificar o preço, selecionar a forma de pagamento e inserir o endereço para a entrega.
Após a solicitação realizada, a venda é processada e o sistema PDV pode ajudar com:
- O encaminhamento do pedido à cozinha;
- Na baixa do estoque da loja;
- Na emissão de notas fiscais;
- Na comunicação do pagamento;
- Na atualização de vendas e faturamento.
Dentre outras funcionalidades que auxiliam gestores a acompanharem em tempo real as movimentações do negócio, independentemente do canal de venda utilizado (balcão, app ou telefone).
Viu só que interessante?
Vantagens de ter um sistema PDV integrado ao delivery
Existem várias vantagens de contar com um sistema PDV integrado ao delivery do seu negócio. Podemos considerar como sendo os principais deles:
1.Maior eficiência
Pedidos rápidos e acertados não são considerados diferenciais, mas sim exigências mínimas de um estabelecimento.
Com clientes e demandas mais exigentes, é essencial contar com um sistema que garanta eficiência em suas entregas, neste sentido o PDV atende de maneira ideal.
2.Equipe entrosada
Com o sistema PDV integrado ao delivery fica fácil cada integrante da equipe entender qual é seu papel no negócio. Seja ele: atender e elencar as demandas do aplicativo, atuar na linha de produção ou repassar o pedido aos entregadores, por exemplo. Isso auxilia a criação de um clima positivo entre os colaboradores, gerando maior entrosamento e fluidez na operação.
3.Satisfação do cliente
Outro ponto essencial no momento de considerar ter um sistema PDV integrado ao delivery é como o atendimento ao cliente será impactado. E este, afinal, é o resultado final dos seus esforços operacionais, seja com o investimento em pessoal ou em inovações.
Com um sistema PDV prático, o atendimento é feito adequadamente, sem deixar espaços para dúvidas ou possíveis falhas de comunicação.
Além disso, o cliente fica ciente de tudo que a empresa oferece e até mesmo possíveis produtos em falta. O que gera menos falhas e insatisfações.
4.Melhores resultados financeiros
Além do maior controle que um sistema de PDV gera, graças ao registro e gerenciamento das entradas e saídas, que faz com que existam menos riscos de perdas de informações e recursos, o PDV integrado ao delivery tem como resultado final o maior lucro para a empresa.
Isso porque: empresa com processos mais otimizados, equipe focada em executar sua função específica, maior eficiência para a satisfação do cliente, gera uma imagem positiva do negócio. Tornando-o melhor avaliado pelo público, beneficiando o negócio e o resultado como um todo.
Agora, você pode estar pensando – no meio de tanta informação – como escolher o sistema PDV ideal para o seu negócio.
Pensando nisso, listamos alguns itens essenciais que você deve levar em conta nessa escolha:
Qual o sistema PDV ideal para delivery?
Tudo que envolva o dia a dia do seu negócio necessita de estudo e pesquisa. Afinal de contas, cada negócio é um universo à parte.
Na escolha de sistemas de gerenciamento não é diferente. Os empreendedores devem entender o que buscam com um programa como esse, os resultados esperados com a inserção desta tecnologia e suas funcionalidades.
Alguns itens auxiliam na sua escolha, como:
- Custo-benefício para sua empresa;
- Praticidade da ferramenta no dia a dia da sua equipe;
- Atendimento e suporte da empresa escolhida.
Busque analisar cada um deles com atenção, afinal de contas, o sistema PDV serve para ajudar e não para atrapalhar seu dia a dia.
Invista na capacitação e treinamento da sua equipe para que todos entendam e se beneficiem. Isso irá gerar processos mais otimizados!
Para isso, conte com a ConnectPlug, empresa especializada em softwares de gerenciamento de informações para seu negócios.
E se você ainda não possui um aplicativo próprio de delivery do seu restaurante, entre em contato com o Delivery Direto, empresa líder de mercado desde 2016 e saiba mais.