Com o mercado cada vez mais disputado e o consumidor mais exigente, para se manter competitivo e atender todas as necessidades dos clientes, é fundamental buscar novas estratégias que agregam mais valor ao seu restaurante e trazem conforto para o seu público. Uma delas é ter uma plataforma própria de delivery, ela traz diversas vantagens para seu negócio. Confira no artigo!
O Delivery Hoje
A pandemia do coronavírus alterou o comportamento dos brasileiros. Um deles foi o hábito de pedir delivery. A modalidade de consumo se tornou sinônimo de conforto e praticidade. Uma pesquisa realizada pela Globo, utilizando a plataforma da MindMiners apontou que 80% das pessoas pretendem continuar utilizando o serviço de entrega de comida mesmo com o fim da pandemia e 72% disseram ter adotado esse serviço devido à comodidade. Isso mostra que continuar investindo no delivery é fundamental para o sucesso do seu negócio!
E a forma mais eficiente de realizar entregas é através de uma plataforma própria de delivery. Mas o que é uma plataforma própria e quais suas vantagens?
O que é uma plataforma própria de delivery
Uma plataforma própria de delivery é uma ferramenta para recebimento de pedidos, composta por site e aplicativo próprio, totalmente personalizados com a marca do seu restaurante e que te dá total autonomia para gerenciamento do processo de ponta a ponta. O cliente baixa seu aplicativo próprio para fazer o pedido ou acessa pelo web site.
Diferente dos Marketplaces, que são modelos de negócio que atuam como um “shopping virtual”. Ou seja, você “aluga” um espaço para colocar sua loja e fazer suas vendas, em meio a uma vasta concorrência.
Quais são as vantagens de uma plataforma própria de delivery?
1-Automatização e organização da operação
A plataforma própria permite receber uma grande quantidade de pedidos de uma vez, já que ela automatiza todo o processo de recebimento, assim você não tem problema com linhas ocupadas e inúmeras mensagens no WhatsApp esperando por resposta. Isso vai organizar sua operação e aumentar a capacidade de vendas do seu restaurante.
2-Redução de custos
Com a automatização da sua operação, você reduz custos em duas vertentes:
- Custos operacionais: você não precisa contratar funcionários só para atender telefone e responder mensagens de WhatsApp;
- Evita prejuízos financeiros com erros de anotação manual e perda de vendas em horário de pico por não conseguir atender ou responder o cliente.
3-Independência e autonomia
É provável que você trabalhe ou já tenha trabalhado com algum marketplace. Afinal eles dão grande visibilidade ao seu negócio, já que são populares. Mas é muito difícil se destacar nessas plataformas, a concorrência com outros estabelecimentos é grande, como já mencionamos. Além disso, os marketplaces tornam você dependente deles para tudo. As alterações dependem de aprovações e muitas vezes não são atualizadas com toda a agilidade necessária. Porém, se seu restaurante possui uma plataforma própria, você está no controle de todas as realizações e pode mudar tudo sozinho: Cardápio; Área de entrega; Preço; Promoções; Horário de funcionamento. Você tem mais controle sobre seu próprio negócio
4-Economia com comissões
Os marketplaces costumam cobrar até 30% de comissão sobre cada pedido do seu delivery. Sendo assim, essa prática faz com que a margem de lucro se torne menor. Além disso, faz com que você tenha que aumentar os preços dos seus produtos para não ter prejuízos. Por outro lado, o cenário muda com a plataforma própria, já que, com ela, o restaurante não paga nenhuma taxa sobre as vendas e pode ter um lucro maior. Dessa maneira, também é possível oferecer preços mais competitivos para os seus clientes.
5-Fidelização
Uma das maiores vantagens de uma plataforma própria de delivery são suas ferramentas de fidelização. Não é novidade que fidelizar clientes é uma estratégia fundamental em todo negócio. Já que, clientes fiéis compram com frequência, estão mais satisfeitos, não trocam sua marca e ainda fazem marketing boca a boca.
Nesse sentido, uma plataforma própria é mais do que uma ferramenta de pedidos. É um meio de fidelizar seus clientes. Afinal, com ela é possível fazer a divulgação de promoções do restaurante, dar descontos exclusivos, criar programas de fidelidade e enviar notificações push (em caso de app) direto no smartphone do cliente. Tudo para fazer com que ele tenha uma experiência positiva e que os pedidos sejam recorrentes.
6-Acesso a base de clientes e melhor relacionamento
Diferentemente dos marketplaces, com uma plataforma própria você tem acesso aos dados dos seus clientes e um canal de comunicação direta com ele, e por isso:
- Tem mais controle sobre o alcance das suas ações e pode traçar estratégias eficazes de marketing, já que com acesso a base de clientes, você consegue conhecer melhor o perfil do seu público;
- Consegue resolver problemas de uma forma muito mais rápida, já que você por ter os dados do cliente, pode conversar diretamente com eles.
- Tem uma maior conexão com o cliente: já que um canal direto facilita a comunicação e fortalece a relação.
7-Fortalecimento de marca
Se você se associa a um marketplace, seu negócio não terá garantia de exclusividade porque outros estabelecimentos que oferecem o mesmo produto também estarão à disposição dos clientes. No entanto, caso opte por uma plataforma própria, a sua marca terá destaque e credibilidade em meio aos usuários.
Isso porque ao envolver-se com novas tecnologias de modo exclusivo, o seu estabelecimento passará uma imagem de confiança aos seus clientes, uma vez que está investindo nos melhores recursos e estratégias para proporcionar satisfação dos mesmos.
Como escolher uma plataforma própria de delivery
Agora que você já sabe as vantagens de uma plataforma própria de delivery, deve estar se perguntando “mas como escolher a melhor?” Aqui vão algumas dicas:
1-Empresa que desenvolve o software
Qual a reputação da empresa que desenvolve a plataforma própria? Há quanto tempo estão no mercado? Quem são seus clientes? O que eles dizem sobre o produto?
2-Estabilidade e Suporte
A plataforma é estável e segura? Como funciona o suporte? Quantos dias por semana?
3-Experiência do usuário final
De acordo com um estudo realizado pela Dynatrace, 75% dos usuários de smartphones/tablets abandonam um aplicativo se ele apresentar algum defeito ou for lento. Portanto, como será a experiência de uso para seu cliente com o app e site em questão?
4-IOS e Android
Para reforçar sua marca, é importante que seu app esteja presente nestes dois sistemas. A empresa em questão, desenvolve o aplicativo para IOS e Android?
5-Ferramentas e sistema de gestão
Quais as ferramentas e funcionalidades a plataforma oferece? Possui uma gestão completa da área de entrega e de pedidos? Como é o Dashboard? Conta com ferramentas de divulgação e fidelização? Tem opção de pagamento online, agendamento de pedido e retirada no local?
Por que escolher o Delivery Direto
✔️O Delivery Direto está no mercado de delivery próprio desde 2016. Somos líder no desenvolvimento de site e app para restaurantes. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso trabalho, como a Cacau Show, Kitchin, Grupo Rão, Bobs, Pop Vegan Food.
✔️Nós garantimos a melhor experiência para o usuário final, com um app leve, intuitivo e fácil de usar, focado em fazer você vender mais. Além de funcionar em qualquer tela de dispositivos e ser visualmente mais harmônico e confiável.
✔️Nossa plataforma é a mais estável do mercado, estamos hospedados na Google Cloud, o que quer dizer que a hospedagem de todos os aplicativos desenvolvidos pelo Delivery Direto é externa. Nosso suporte funciona 7 dias por semana.
✔️Temos um sistema de gestão completo, com diversas funcionalidades para você acompanhar o desempenho de seu delivery, com relatórios para te auxiliarem na tomada de decisões estratégicas. Além de ferramentas de divulgação e fidelização automáticas.
✔️Desenvolvemos app para Android e IOS.
✔️Temos 3 planos para atender todo tipo e tamanho de restaurante, para quem só deseja site próprio, ou com a dupla site + app.
Fale com nossos especialistas para conhecer todos os planos e entender qual se encaixa melhor no seu negócio!
Obrigada
Estamos abrindo um delivery de comidas na caixa box
Gostaria de entender melhor sua proposta, valores e suporte
Ola Flavio! Para saber mais e solicitar contato com nossos especialistas é só clicar em https://bit.ly/39re8gl