Veja neste artigo como um canal próprio de delivery vai te ajudar a fidelizar clientes, aumentar a recorrência de pedidos e sua rentabilidade!
Por que a fidelização é importante
O desafio de manter o cliente satisfeito deve ser um dos objetivos principais dos restaurantes, já que segundo o especialista em Marketing e Administração Philip Kotler, o custo de aquisição de um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes maior do que manter clientes atuais. E ainda, segundo um estudo da Bain and Co., um aumento de 5% no indicador de retenção de clientes fidelizados, pode aumentar em 75% a rentabilidade do negócio!
Nos marketplaces, diversos estabelecimentos compartilham a mesma plataforma e os clientes podem navegar pelo cardápio de dezenas de restaurantes muito facilmente. Isso é bom na hora de obter um novo cliente, mas não para fidelizá-los.
Porém, com um canal próprio de delivery você conta com diversas ferramentas para fidelizar clientes e vender mais! Em média, 70% dos pedidos de delivery são de clientes recorrentes. Comece a fidelizá-los já! Confira a lista de ferramentas.
1-Programa de fidelidade
Essa estratégia é uma das mais simples e efetivas do mercado. Você deve oferecer um programa de fidelidade com um mecanismo que compute os pedidos realizados por seu cliente e que o reconheça por sua frequência de compra. O diferencial está nas ofertas e descontos que você pode oferecer no programa: percentual na próxima compra, pratos gratuitos ou sobremesa.
E com um canal próprio de delivery você não vai ter que usar cartões de papel com carimbos como forma de fidelização, o próprio sistema já conta com um programa de fidelidade automático!
2-Cupons de desconto personalizáveis
Os cupons de desconto estão entre as estratégias mais conhecidas para atrair novos clientes. Entretanto, eles também são capazes de atuar na fidelização, aumentando a recorrência e impactando diretamente no volume de vendas.
Com um canal próprio, você tem à disposição cupons de desconto personalizáveis, que podem ser porcentagem de desconto, frete grátis, aniversário e outros tipos. Os marketplaces, apesar de oferecerem cupons de desconto, são eles que decidem quando disponibilizar, você não tem total controle da ação como em um canal próprio.
3-Base de dados: CRM
O CRM, sigla em inglês para Customer Relationship Management, em português CRM quer dizer Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Trata-se de um software que auxilia os restaurantes a terem um completo cadastro de seus clientes, bem como opções de se relacionar com eles e assim aumentar as vendas. Através do CRM, você pode identificar quais clientes compram mais e são mais recorrentes, os que compram pouco, mas regularmente e os que compraram apenas uma vez. Com essas informações é possível planejar ações diferenciadas para cada público a fim de atraí-los e torná-los clientes fiéis.
Diferentemente dos marketplaces que não compartilham as informações dos seus clientes, com um canal próprio você tem acesso a tudo!
4-E-mail marketing
O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais poderosas utilizadas pelos restaurantes para fidelizar clientes. O envio de e-mails constitui um meio de comunicação direto e coerente com sua base de clientes. Esta vantagem lhe permite criar mais afinidade, oferecer motivos para que continuem a gostar do seu estabelecimento e a pedir no seu delivery. Graças a esta ferramenta, é possível segmentar muito bem o seu público e criar a mensagem e conteúdo adaptados. Um cliente mantém-se fidelizado desde que lhe dê exatamente aquilo que ele deseja!
Se você vende somente por marketplaces, não tem acesso aos e-mails dos clientes e não pode usar esta eficiente estratégia na fidelização. Diferentemente de um canal próprio.
5-SMS Marketing
O SMS marketing pode ser uma boa estratégia para fidelizar clientes de seu delivery e aumentar a lucratividade. Segundo dados da Sebrae, 98% dos SMS enviados costumam ser abertos, sendo que, em média, 65% destes a abertura é quase que instantânea. Os restaurantes podem aproveitar SMS´s para informar sobre novos pratos adicionados ao cardápio, avisar sobre promoções, praticar estratégias de marketing de relacionamento, enviar cupons de desconto e muito mais.
Com um canal próprio de delivery, você tem acesso ao número do celular do seu cliente e pode enviar mensagens diretamente para ele!
6-Pesquisa de Satisfação automática
Ouvir as sugestões e críticas de seu cliente é uma ótima maneira de mostrar que você se importa com a opinião dele e que está disposto a melhorar sua operação ou produtos para agradá-lo ainda mais. É uma importante estratégia de fidelização e impacta diretamente nas suas vendas.
E diferente da forma como os marketplaces medem a satisfação dos clientes dos restaurantes, com espaço para comentários públicos, com um canal próprio, o cliente recebe um e-mail com algumas perguntas chave para avaliar seu delivery. As respostas são armazenadas no painel administrativo para a sua análise de maneira privada, possibilitando coleta de feedbacks e pontos de melhoria, sem prejuízos à sua imagem.
Conclusão
Fidelizar clientes é a melhor forma de aumentar a rentabilidade do seu delivery. E para isso, é importante contar com um canal próprio com ferramentas de fidelização. O Delivery Direto, líder de mercado desde 2016 no desenvolvimento de site e app próprio de delivery, conta com 2 planos com funcionalidades voltadas para a retenção de clientes:
a- Plano Profissional
- Site próprio de delivery, otimizado para sua loja aparecer no topo das pesquisas Google;
- Programa de Fidelidade;
- Cupons personalizáveis;
- Campanhas de e-mail e sms marketing.
b- Plano Vip
- Site e app próprio, para Android e IOS;
- Programa de Fidelidade;
- Cupons personalizáveis;
- Campanhas de e-mail e sms marketing;
- CRM completo;
- Notificações Push;
- Pesquisa de Satisfação.
Entenda qual plano se encaixa melhor no seu negócio e comece a fidelizar clientes agora mesmo através do seu canal próprio de delivery! Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.
Bom dia ! Gostaria de saber mais informações sobre o cardápio digital
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