Se você possui um restaurante, já deve ter notado alguns padrões de comportamento de seus consumidores ou do público alvo de seu tipo de serviço. Provavelmente, algumas pesquisas já foram realizadas nessa área para tomar importantes decisões e modificar produtos oferecidos, de acordo com os hábitos do delivery online.
Porém, são poucos os estabelecimentos que aplicam esses mesmos estudos para os serviços de delivery. Seu restaurante pode até possuir uma atividade exclusiva de entregas, mas apenas isso não basta. Você deve pesquisar a fundo os hábitos de seus consumidores em relação aos pedidos online.
Para isso, aqui estão listados alguns dados e informações referente aos mais atualizados hábitos do delivery online no país e no mundo.
Os Millennials compõem o grupo mais interessado nos pedidos online
A população mais jovem, denominada de Millennials ou geração Y, é a que mais consome na internet atualmente. São uma boa referência para entender os hábitos do delivery, pois inclusive já foi estimado que uma dessas pessoas passa mais tempo em seu smartphone do que gasta seu tempo assistindo televisão. Essa é uma grande mudança dos últimos tempos, que coloca muitos produtos em crescente desuso.
Além disso, uma das características mais fortes desse grupo é a flexibilidade em relação ao consumo. Isso significa que se um jovem não encontrar uma maneira facilitada de fazer seu pedido na plataforma de um estabelecimento, ele pode tranquilamente migrar para outro.
A concorrência, desse modo, aumenta. Você deve investir principalmente em conteúdos de qualidade e em uma plataforma intuitiva para realizar pedidos de delivery. Isso garantirá uma atenção extra dos jovens.
Os pedidos online ultrapassaram os pedidos por telefone
A comodidade conferida pelos aplicativos de entrega fez com que os pedidos de comida online ultrapassassem, em questões de popularidade e demanda, os pedidos por telefone. Essa última é uma maneira mais rudimentar de solicitar serviços, que está fora do alcance do contexto mais atualizado.
De acordo com os novos hábitos do delivery, nota-se que a contratação de atividades online ainda coloca grandes vantagens para o cliente, que pode escolher seu prato mais rapidamente, modificar seu pedido de maneira menos trabalhosa e oferecer informações com mais simplicidade, além de reduzir a possibilidade de erros por uma possível falhar de comunicação pelo telefone.
Mais da metade do público procura serviços de entrega semanalmente
Ao contrário do que muitos pensam, o hábito de solicitar deliveries não é algo eventual ou espaçado. A maioria dos consumidores se interessa pelos serviços de entrega com regularidade.
Aqui, você pode entender quais são os momentos que mais arrecadam para seu delivery, além do comportamento detalhado do consumidor.
- Uma grande parcela de consumidores se interessa por pedir comida mais de uma vez a cada sete dias. Desses, 15% realizam os pedidos mais de duas vezes por semana. Esse é um número de confiança, ou seja, que representa um cliente regular e fidelizado.
- A classe B é a que mais solicita entregas. Esse é outro dado que pode ser levado em consideração no momento de produzir serviços de descontos, por exemplo. Saber o poder econômico do consumidor de delivery pode auxiliar também na negociação de taxas.
- A maioria dos clientes mora com familiares. Essa é uma excelente oportunidade para conceder descontos e diversificar as opções de pedidos. Lembre-se que a família é um componente que abre portas para entregas maiores.
- Na região sudeste se encontra o maior número de clientes. Se seu restaurante está situado nessa região, você pode investir seguramente em um serviço de delivery, pois haverá uma demanda muito grande. Fique atento no posicionamento de seu estabelecimento e no mercado local.
O delivery cresce consideravelmente nos finais de semana
É final de semana e toda a família está em casa. Provavelmente, haverá um jantar maior e ninguém quer sair de casa para comer. É desse modo que o cliente pensará na hora de solicitar seu serviço de delivery.
É, também, por esses motivos que a procura por entregas cresce nos finais de semana. Para atestar isso, basta notar que 67% de todos os pedidos online realizados no Brasil são divididos entre a sexta-feira, o sábado e o domingo.
Não perca oportunidades: você pode realizar promoções exclusivas nesse período, assim como descontos para pedidos maiores. Isso incentivará o consumidor, que provavelmente já está considerando utilizar o delivery de seu restaurante. Com essas ações, você ainda pode ultrapassar eventuais estabelecimentos concorrentes, que ainda não pensaram nessa estratégia.
Considerações finais: seu serviço adequado aos atuais hábitos do delivery online?
Não se esqueça de checar cada um dos tópicos e ter certeza de que você está produzindo as estratégias corretamente integradas com esses hábitos de consumo. Muitas oportunidades de aumento de ganhos podem surgir apenas da análise desses aspectos.
Além disso, você deve garantir que exista um cardápio online com as mesmas opções de pratos oferecidas no estabelecimento físico. Uma boa opção é colocar os preços atualizados, para que o consumidor possa decidir pelo seu pedido com mais rapidez. Inclua as taxas de entrega e demais adicionais em tempo real.
Esses detalhes podem passar despercebidos, mas compõem o modo mais efetivo de encorajar os pedidos pelas plataformas online. Por isso, conte sempre com o Delivery Direto para ter um aplicativo desenvolvido com todos os detalhes levados em consideração para o cliente ter a melhor experiência possível.