A melhor maneira de garantir um bom serviço é mantendo funcionários motivados e constantemente treinados. Muitas vezes, isso pode ser um desafio, principalmente se os gerentes não forem especializados na gestão de pessoas.
Entretanto, não há motivos para se preocupar. Aqui, nós te damos as melhores dicas para manter funcionários empenhados, que buscam desenvolver uma atividade de qualidade.
Seu restaurante alcançará ótimos lucros, além de uma imagem promissora entre os clientes.
Divida a responsabilidade do estabelecimento
É frequente o sentimento de desconexão entre os funcionários e os gerentes ou donos. A hierarquia de cargos e a falta de diálogo são fatores que agravam esse quadro. Para evitar complicações, você e o resto de sua equipe devem assumir uma postura de responsabilidade mútua.
Isso vai prevenir atitudes como: “esse não é meu trabalho, então não preciso fazê-lo”. Quando existe um zelo unânime pelo bem-estar no restaurante, os funcionários sentem que seus esforços são mais valorizados e melhor direcionados. Com o tempo e a necessidade, alguns trabalhadores podem até fazer sacrifícios e tomar tarefas dos demais.
Em tempos de crise ou de dificuldades, essa é uma das maneiras mais eficazes de não passar apertos e não perder as estruturas de seu negócio.
Envolva seus funcionários
É difícil trabalhar isolado dos demais empregados de um local. Esse pode ser um sentimento frequente, mais encontrado em cargos baixos. É comum que seu funcionário se sinta como uma peça do processo, sem se ver tendo um papel importante nas decisões do local.
Isso é algo que deve ser evitado ao máximo, uma vez que a atitude dá lugar a sentimentos ruins. Para evitar problemas, você deve procurar garantir que seus funcionários compareçam a reuniões, participem de decisões importantes ou ao menos sejam comunicados em tempo integral sobre quaisquer modificações.
Você ainda pode abrir espaço para novas ideias de seus empregados, independentemente dos cargos deles. Isso fará com que eles sintam que são uma parte importante e de valor no restaurante. Se você, por exemplo, tem uma lanchonete, por que não encorajar a criação de novos tipos de hambúrgueres, assinados pelos chefs? É uma ótima técnica para encorajar o envolvimento do trabalhador com a marca.
Seja justo com a equipe
Favoritismos, benefícios desiguais e inconsistência são fatores que desmotivam os funcionários no momento do trabalho. Saiba gerir sua equipe para que todos se sintam uma parte essencial do processo e para que não haja reclamações.
Um funcionário infeliz pode desestruturar todo o ambiente. Entretanto, funcionários motivados podem garantir uma dinâmica de trabalho mais produtiva.
Ouça reclamações
Por mais que você tenha conquistado muitos funcionários motivados, sempre existirão eventuais reclamações. Você não deve assumir uma postura defensiva e agressiva nas respostas a sua equipe. Em vez disso, procure ouvir com atenção e resolver o problema rapidamente.
Uma ideia interessante é reservar um espaço para reclamações, seja ele virtual ou físico. Encoraje seus funcionários a ir ao espaço e deixar sugestões para melhorar o ambiente de trabalho. Isso deixará seu restaurante com uma excelente imagem.
Ofereça benefícios
Para garantir funcionários motivados, você pode oferecer alguns benefícios exclusivos. Cursos de língua estrangeira, cursos de culinária, descontos e cupons podem ser boas opções que, geralmente, são bem aceitas pela equipe.
Além disso, essas alternativas não representam gastos significativos para o estabelecimento. Um jantar, por exemplo, não representa uma perda. Da mesma maneira, você pode negociar com instituições que oferecem cursos para negociar valores mais viáveis no ingresso de seus funcionários.
Não caia na rotina
É claro que a rotina é um elemento essencial em um ambiente de trabalho. Porém, uma atitude saudável é quebrar essa rotina de tempos em tempos. Você pode fazer isso produzindo eventos no estabelecimento. Uma boa opção é utilizar as datas comemorativas populares para criar esses eventos.
Um jogo com a equipe, que também pode envolver os clientes de seu restaurante, é outro excelente modo de manter funcionários motivados. Você pode desenvolvê-lo no momento de trabalho ou como algo extra.
Pense nos funcionários temporários
Se o ramo de restaurantes está crescendo, isso significa que muitas pessoas são contratadas para trabalhar nos restaurantes em geral. O motivo é simples: existe uma rotatividade muito alta de funcionários nesses locais.
Pense, por exemplo, na época do Natal. O número de clientes aumenta e você tem que contratar algumas pessoas por pouco tempo, como ocorre nos empregos de férias. Mas isso pode ser difícil.
Como fazer para motivar funcionários temporários, que não têm perspectiva de crescer de cargo? Aqui, nós te mostramos todos os passos para não errar na hora de dar um incentivo para essa equipe.
Demonstre estar interessado e agradecido pelo trabalho
É comum que a equipe não se sinta valorizada, especialmente quando é contratada por períodos determinados. Você não pode deixar que isso aconteça.
Nunca se esqueça de motivar funcionários temporários com sua atenção sempre que necessário. Mostre-se agradecido sempre que um deles se destacar, pois é dessa maneira que um trabalhador se sentirá valorizado.
Tenha certeza de que você está ouvindo as sugestões e possíveis reclamações desse tipo de funcionário também. Ele deve se sentir valorizado como parte do estabelecimento.
Não separe sua equipe
Lembre-se: sua equipe é uma só, e ela pode incluir os funcionários de longo e de curto prazo. Separar as categorias pode até parecer mais prático em alguns casos, mas essa é uma maneira de estabelecer hierarquia e deve ser evitada.
Uma boa ideia é criar uma dupla que ajude a motivar funcionários temporários: coloque cada um deles para trabalhar em conjunto com algum membro permanente do restaurante.
Além de ser uma boa maneira de igualar os cargos, um trabalhador mais antigo pode guiar e treinar alguém que acabou de chegar. Assim, você também estará evitando problemas com o atendimento e com as entregas em geral.
Não esqueça de incluir os funcionários temporários nas suas ações nas redes sociais, afinal, ele também é parte do time.
Crie uma atmosfera mais social
Uma ótima maneira de motivar funcionários temporários é criar um clima de sociabilidade para que a equipe se conheça melhor. É claro que não precisa ser nada muito extravagante.
Você pode combinar uma saída depois do expediente ou um encontro de funcionários ali mesmo, no estabelecimento. Isso irá melhorar a relação de todos com o ambiente.
Sempre podemos sugerir, também, que a equipe faça algum tipo de curso relacionado ao ramo. Dar incentivos ajuda muito nesses casos, como veremos a seguir.
Lembre-se dos incentivos
Para essa dinâmica funcionar, você não precisa gastar muito, ao contrário do que se pensa. Oferecer algum tipo de recompensa pode ser uma ótima alternativa para motivar seus funcionários temporários e, via de regra, costuma dar muito certo.
Por exemplo: você pode optar por uma refeição grátis no seu restaurante, descontos no delivery ou até premiações mais elaboradas para os funcionários que se saírem bem no trabalho.
A decisão do incentivo, no final, vai depender de quanta verba você está disposto a usar, mas independentemente de qual seja, certamente será visto com bons olhos.
Utilize a comunicação da melhor maneira possível
É necessário que você sempre mantenha um contato próximo com toda a equipe para motivar funcionários temporários e permanentes. Mas é nesse tipo de contrato de curto período que você deve dar mais atenção a isso.
Pense que muitos poderão buscar em seu restaurante uma maneira de ganhar um pouco de dinheiro e sair. É sua tarefa evitar que eles pensem assim.
Para isso, mostre a toda a equipe como o trabalho de cada um pode contribuir para melhorar o estabelecimento como um todo. Esclareça que todos têm a responsabilidade de providenciar um atendimento excelente e que esse é o padrão do local.
Você ainda pode apresentar os valores e ideais de seu negócio antes de efetivar funcionários de curto prazo.
Agora que você já sabe como motivar funcionários temporários, basta aplicar as regras e conseguir o maior sucesso possível nas vendas.
Não se esqueça de alguns detalhes, como dar um treinamento igualitário para todos e contratar apenas quem realmente estará disponível até a totalidade do período. Estudantes são um público muito comum.
Conclusões para manter funcionários motivados
O segredo para manter seus funcionários motivados não é difícil ou trabalhoso. Seguir as dicas acima é essencial, mas isso deve ser feito da maneira mais natural possível.
Atitudes como a tranquilidade no tratamento de trabalhadores e o carisma são imprescindíveis. Treine essa postura, principalmente com os demais donos e gestores do estabelecimento.
Como a sua equipe está hoje? Quais dificuldades tem enfrentado ao buscar motivar a equipe?