Os restaurantes nunca tiveram tantos desafios para fidelizar clientes. Isso acontece por diversos motivos e a interatividade tecnológica tem grande papel nessa dificuldade. O ponto, na verdade, é a grande exigência causada pelas possibilidades da tecnologia.
Mas você não pode se deixar desanimar pelas complicações no meio do caminho. Saber como fidelizar clientes é um ponto essencial para o sucesso do seu restaurante. Por isso vamos dar dicas que facilitarão esse processo e ajudarão o seu negócio.
Muitas opções de restaurantes
Não há como negar que a concorrência grande é um fator que aumenta os desafios para fidelizar clientes. Hoje eles têm uma vontade muito maior de conhecer lugares novos com mais frequência. Cada fim de semana um restaurante novo, e o delivery ajuda a tornar as comidas inéditas mais acessíveis.
Ao mesmo tempo em que isso é algo bom, por mostrar mais interesse dos clientes pela comida, pode ter um lado negativo. Para os restaurantes, não basta uma boa comida, já que os clientes têm cada vez mais opções. Mas isso não precisa ser uma notícia péssima para você!
Ainda que haja uma variedade de negócios atraindo clientes, nem todos eles sabem como retê-los de forma eficiente. Os clientes hoje querem se ligar a negócios nos quais acreditam e sabem que a fidelidade deve ser recompensada. No final o negócio buscado com maior recorrência será o que mostra reconhecer o valor deles.
Falta de incentivos para voltar
O que os clientes veem como vantagem para a fidelidade são as recompensas. Pense, por exemplo, que você tenha um restaurante favorito, que não oferece nenhuma recompensa aos clientes. Provavelmente você não compraria lá com tanta frequência quanto gostaria, certo?
O oferecimento de benefícios para o cliente recorrente faz com que ele tenha mais motivos para voltar. Já há uma cultura entre os brasileiros de se perguntar onde está o programa de fidelidade, e não se ele existe. Nem que seja um cupom distribuído através de panfletos.
Não há como negar que, numa realidade repleta de concorrências, o esforço para se conectar com os clientes é fundamental para o sucesso. Nenhum negócio sobrevive sem clientes recorrentes, afinal é muito mais eficiente ganhar com os clientes que compram de você o tempo todo, do que correr atrás de clientes novos constantemente.
Necessidade de soluções rápidas online
Os consumidores de hoje estão mais ligados aos serviços online do que jamais se imaginou. Se antes as pessoas tinham medo de que as máquinas substituíssem os humanos, hoje a tecnologia revolucionou a forma como as pessoas vivem.
Uma parcela esmagadora dos consumidores de hoje faz compras online. Isso, contudo, não diminui a exigência deles em relação à qualidade do atendimento. Eles querem saber que podem confiar na plataforma usada para comprar e que em caso de qualquer problema serão bem atendidos.
Por isso os canais de comunicação rápida ajudam no trabalho com o seu cliente. Você consegue informar de forma rápida caso algum imprevisto aconteça e pode mostrar um cuidado constante aos clientes. Isso contribui para a fidelização deles e aumenta a recorrência das compras.
Além de oferecer uma solução eficiente e confiável para o seu público, é importante ter em mente a pessoalidade do contato. Customizar mensagens e cadastros com o nome do cliente já faz uma grande diferença para a recepção dele. Não basta um bom produto; tudo o que está ligado a ele deve agradar o consumidor.
Conclusão
O modo de consumo mudou, os clientes mudaram e, consequentemente, as exigências deles são outras. O negócios, mesmo que online, precisam acompanhar essa mudança para manter os clientes por perto. Um bom produto já não é mais o único fator responsável por fidelizar clientes.
Essa relação é algo que merece sua atenção para garantir o sucesso do seu restaurante. A fidelização de clientes é um dos principais pontos para a sustentabilidade econômica de um negócio. Manter os clientes fidelizados acaba sendo mais interessante economicamente também no longo prazo.
Por isso seu negócio e a plataforma envolvida com ele precisam ter os recursos capazes de receber e atender esses clientes da melhor maneira possível.