Já falamos diversas vezes aqui sobre boas práticas depois que o restaurante já começou a fazer delivery. Mas talvez você esteja ainda se perguntando por que deveria ter um serviço de delivery no seu restaurante. Se você já está pensando na possibilidade de expandir seu negócio para além do salão, não precisa ter medo.
Vamos te mostrar alguns motivos pelos quais fazer delivery será ótimo para o crescimento do seu negócio. Às vezes pode parecer que apenas para os restaurantes maiores vale a pena investir na entrega de comida. Mas a verdade é que atualmente o relacionamento com o cliente está muito ligado com a forma que o restaurante tem de atender às necessidades dele.
O novo perfil dos clientes
Nos últimos anos, a demanda por serviços de delivery aumentou expressivamente. Segundo um levantamento realizado pela Abrasel no início deste ano, o mercado de delivery de comida faturou cerca de R$ 10 bi em 2016. Isso quando apenas metade dos negócios ofereciam esse tipo de atendimento.
Isso está relacionado ao tipo de consumo dos cliente de hoje. Eles contam cada vez mais com o serviço de entrega dos restaurantes. Se querem comer algum prato específico em casa, vão apenas comprar de quem fizer delivery. Os consumidores têm optado por ofertas que lhes dão mais liberdade de compra e controle. A necessidade de serviços rápidos e a preferência por não ter o trabalho de se deslocar para consumir fazem o cliente atual exigir o serviço de delivery.
Por outro lado, eles se preocupam muito com a qualidade da comida que estão consumido. Por isso também é legal ter uma atenção especial com os seus serviços. Mas pela mudança do relacionamento do cliente com o restaurantes de que compra, a recorrência deles tende a aumentar quando seu atendimento por delivery é cuidadoso.
Adaptação ao perfil dos novos clientes
É apenas uma questão de tempo até que uma parcela majoritária significativa dos restaurantes comece a fazer delivery. Muitos clientes querem receber a comida em casa pela praticidade e pela economia de tempo. Assim, se não podem pedir de um determinado restaurante, vão para outra opção que possa atendê-lo.
Por isso é importante que você entenda o que os clientes esperam do seu negócio. A tendência é que cada vez mais gente queira fazer pedidos diariamente, de modo que a demanda cresça de acordo com a adequação dos restaurantes ao mercado. Ele muda e é muito natural que você também tenha que mudar algo no seu sistema para acompanhá-lo.
Como o delivery é bom também para o restaurante?
Você já deve ter percebido como os clientes gostam de fazer pedidos no delivery, mas essa possibilidade não é boa somente para eles. O seu restaurante também vai ganhar muito ao conseguir atender os clientes da forma que eles esperam. Isso significa maior recorrência e mais lucro para o restaurante, por estar sempre perto dos clientes.
Quando você consegue estabelecer uma comunicação que entende o cliente, ele vai reconhecer o seu interesse em entender o que ele quer. Lembre-se que o cliente de hoje está muito mais preocupado em dar valor ao negócio que se preocupa em entendê-lo. Isso está relacionado tanto ao tipo de serviço prestado quanto à atenção e ao cuidado do restaurante.
Investir no serviço de delivery está longe de significar a inatividade do seu salão. Dar aos clientes a possibilidade de pedir comida é essencial atualmente e vai expandir as oportunidades do seu negócio. Ter serviço de delivery já não é mais apenas um serviço extra do seu restaurante.
Você pode estar perdendo diversas vendas por não oferecer delivery aos clientes. Se você tem espaços de tempo ociosos no seu restaurante, certamente o delivery será uma boa opção para otimizar seu trabalho e melhorar seus lucros. Até mesmo se você consegue vender o tanto quanto quer no salão, entregar pedidos aos clientes pode ser uma excelente forma de crescer seu negócio de modo mais natural e acelerado.