Uma das grandes dificuldades e maiores desejos das empresas é reduzir gastos diários sem deixar a qualidade de lado. Você sabia que uma forma de atingir esse objetivo é pela aderência a um modelo de assinatura na plataforma própria de delivery? Além disso, esse modelo pode apresentar diversas vantagens, oferecendo mais possibilidades para o seu negócio.
Mas para avaliar melhor os benefícios desse modelo para os ganhos da sua empresa, que tal ver algumas formas como ele pode te ajudar nas sua ações? Vamos mostrar aqui formas através das quais o modelo de assinatura vai impactar nas suas oportunidades com os clientes e nos seus gastos. Esses dois aspectos são muito relevantes no longo prazo, sendo peça chave para reduzir gastos e otimizar o seu bom trabalho.
Aproveitamento do orçamento
Você certamente tem um orçamento para os gastos do seu negócio, certo? Ele avalia o quanto você espera gastar e ganhar dentro de um mês. Seus gastos incluem não apenas os ingredientes da cozinha, o pagamento dos funcionários e a estrutura como um todo. Também é necessário levar em conta o que você gasta com motoboys, embalagens e plataforma de delivery.
No longo prazo, contudo, o gasto com a plataforma de delivery pode ir ficando cada vez maior. Isso acontece pelo acúmulo dos gastos com comissões. Num curto prazo, elas funcionam muito bem para trazer mais clientes para o seu negócio. Mas também podem apresentar um lado negativo para a saúde do restaurante.
Quando você tem que pagar tanto para ter clientes, seu lucro diminui e seu negócio tem um potencial de crescimento muito menor. E não apenas o crescimento é limitado, mas também o que você consegue oferecer para os seus clientes e funcionários.
Adquirir clientes novos é mais caro do que manter os antigos por perto. Assim, a possibilidade de reduzir gastos relativos à aquisição de clientes deve ser uma prioridade conforme o crescimento do seu negócio.
Novas estratégias de vendas
Uma questão que muitas vezes não surge quando se está pensando sobre o valor de uma assinatura mensal é o quanto ela poderá ser valiosa para os clientes. A ideia é que pagando comissão sobre cada pedido, é impossível se livrar da porcentagem que vai ser retirada do lucro. Consequentemente, o restaurante tem que aumentar o valor dos pratos para ter a margem desejada.
Ainda seguindo esse pensamento, imagine o valor fixo pago por mês. Esse valor vai ser proporcionalmente maior ou menor dependendo da quantidade de pedidos recebidos naquele período. Isso quer dizer que chega um momento em que o valor da comissão acaba sendo menor do que seria pago no total por comissões num mês.
No final, o restaurante consegue aproveitar a economia para oferecer descontos e promoções aos clientes. Sem as comissões, as promoções representam uma redução menor dos lucros. Com elas, os clientes ficam mais satisfeitos e sentem que estão recebendo condições especiais. A consequência é a volta recorrente deles, o que potencializa o poder de expansão do negócio.
Ganhos no longo prazo
Ainda que a economia com as comissões já comece a se mostrar nos primeiros meses, os efeitos dela são vistos no longo prazo também. Com o tempo e o trabalho próximo com a plataforma que cobra menos, o dono de restaurante vai adquirindo uma clientela que já se torna fiel sem as comissões.
Pensar no modelo de assinatura pressupõe entender o valor do trabalho de longo prazo para o restaurante. A ideia é que o negócio tenha o potencial de se consolidar no mercado a ponto de fazer sentido apostar em alternativas que visem a uma relação de longo prazo.
Isso porque reduzir gastos é uma tarefa que exige planejamento e metas de longa distância. Os clientes continuam sendo novos por pouco tempo. O trabalho do restaurante é justamente entender como fidelizá-los, e para que esse trabalho valha a pena, é fundamental que não haja uma cobrança a mais por esse fator.
As possibilidades oferecidas pela redução dos custos com comissões vão aparecendo no longo prazo também, já que são pequenas ações que vão ajudando a criar um relacionamento mais e mais duradouro com o cliente. No final, o efeito de confiança criado com os clientes será muito eficiente.
Conclusão
De forma geral, esses são indicadores potenciais de crescimento para a sua empresa. Com o dinheiro economizado você pode investir na sua infraestrutura, em recursos que melhorem a experiência do cliente, em expansões para o negócio, etc. Abandonar as comissões é uma forma de fazer seu negócio crescer e ter mais autonomia para decidir o que é melhor para si.